Quando usar letra maiúscula depois de dois pontos?
Certo! Dois pontos não encerram frase. As únicas pontuações capazes de encerrar uma frase no português são ponto final, reticências, exclamação e interrogação. Portanto, depois de dois pontos, o correto é usar letra minúscula.
Quando se usa letra maiúscula depois de dois-pontos?
Não há regras que associem as maiúsculas aos dois-pontos. Procurei no Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa (1947) de Rebelo Gonçalves, mas concluí que nada se estipula quanto à possibilidade de as maiúsculas ocorrerem depois de dois-pontos.
Dois-pontos (:) O sinal de dois-pontos é usado para estabelecer relação entre dois enunciados, indicando que há uma citação, uma enumeração ou uma explicação referente à primeira oração. Os dois-pontos indicam uma leve pausa a partir da qual é possível iniciarmos uma citação, uma enumeração ou uma explicação.
Neste caso, utiliza-se o dois-pontos no fechamento do parágrafo imediatamente anterior à enumeração, inicia-se cada enumeração em minúsculas e intercalam-se os itens com ponto e vírgula. A penúltima enumeração será encerrada com a conjunção aditiva e, ou a alternativa ou, conforme o caso.
Depois dos dois pontos, usa-se letra maiúscula ou minúscula?
Quando devemos usar letras maiúsculas?
Sabe-se que as letras maiúsculas são empregadas regularmente para abrir frases ou nomes próprios, isto é, nomes individuais, aplicados a um único ser. Isso nos remete à noção de singularização, particularização ou unicidade.
E em relação aos dois pontos? Obrigado. Entre a última palavra de uma sequência e o sinal de pontuação não há espaço. É imediatamente após o sinal que ele se verifica; assim, «… pão;…» e «… pão:…» é que estão certos.
Pode usar letra maiúscula depois de ponto e vírgula?
Obs.: Como o sinal de ponto e vírgula é utilizado para complementar uma oração, a palavra que o sucede deve começar com letra minúscula, porque não foi iniciada uma nova sentença. Utiliza-se letra maiúscula somente após sinais que encerram uma frase, como ponto final, interrogação ou exclamação.
A Classificação de Dois Pontos apresenta a Time Isolate (Tempo Isolado), que serve para indicar a faceta Tempo, ela é uma tabela para subdivisão de datas. A subdivisão cronológica apresenta duas facetas [T] e [T2]. O extrato da faceta [T2] servem para representar as estações do ano, as condições meteorológicas, etc.
O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação. Observe o uso dos dois-pontos nos enunciados abaixo: (1) Olhou para mim e disse: - Queira entrar, por favor!
Com o ponto final, entende-se que uma oração declarativa ou imperativa foi finalizada. Após o ponto final, a primeira palavra da oração seguinte se inicia em letra maiúscula, podendo ser na mesma linha ou em outra linha, iniciando um novo parágrafo.
Explicação: Se os dois-pontos forem seguidos de uma enumeração em tópicos, você pode pular uma linha ou continuar na mesma. Em todos os outros casos, incluindo enumerações contínuas, se deve permanecer na mesma linha.
As palavras lei, acordo, tratado, como todos os demais substantivos comuns, devem ser escritos com inicial minúscula. No entanto, quando especificadas ou seguidas de número, as normas recebem inicial maiúscula. Exemplo: Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Lei n.
Usa-se maiúscula nas expressões Poder Executivo, Poder Judiciário e Poder Legislativo, assim como nos respectivos termos Executivo, Judiciário e Legislativo.
O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa.
Com isso, as palavras que levam o trema ficam assim: aguentar, ambiguidade, bilíngue, cinquenta, consequência, delinquente, equino, frequência, linguiça, linguística, pinguim, sequestro, tranquilo, etc. A única exceção do uso do trema será para os nomes próprios estrangeiros e seus derivados, como Hübner, Müller, etc.
Certo! Dois pontos não encerram frase. As únicas pontuações capazes de encerrar uma frase no português são ponto final, reticências, exclamação e interrogação. Portanto, depois de dois pontos, o correto é usar letra minúscula.
Com a revogação dessa regra pela entrada em vigor do novo acordo ortográfico, o uso da maiúscula se restringe aos nomes próprios, e devem escrever-se com inicial minúscula os substantivos comuns: “o governo”, “o país”, "o povo", "a nação", “a língua portuguesa”, etc.
Gramaticalmente, não há espaço antes de um ponto de interrogação. Acho que é um capricho de digitação da Geração Z que é meio parecido com digitar tudo em minúsculo - ambos são tecnicamente incorretos, mas são frequentemente usados em espaços casuais online.
Maiúscula inicial, como sabemos, é para depois de ponto (final, de exclamação ou de interrogação). Depois de ponto e vírgula o que cabe é minúscula, mesmo quando há mudança de linha. Há opções, mas é preciso observar essa coerência.
É O trema. Ele indica que duas letras adjacentes que normalmente formam um dígrafo e ser pronunciado como um são, em vez de ser lido como vogais separadas em duas sílabas.