Qual a nova regra ortográfica para "bem-vindo"?
O correto, segundo a nova ortografia, é escrever “bem-vindo”, com hífen. O hífen é usado porque o “bem” é um prefixo, e assim, a palavra “bem-vindo” se torna um adjetivo, devendo sempre ser escrito com hífen. Veja exemplos e entenda melhor sobre cada um abaixo: “Sejam todos muito bem-vindos ao colégio”Quando usar bem-vindo?
“Bem-vindo” deve ser escrito com hífen, isso porque “bem” é um prefixo. O termo “bem-vindo” tem função adjetiva ou interjetiva e sofre flexão de gênero e número. A palavra “bem-vindo” pode ser usada como adjetivo ou interjeição.É certo falar bem-vindo de volta?
Bem-vindo é uma saudação cordial que expressa alegria ou contentamento em receber alguém. Em português do Brasil, utilizamos bem-vindo em diversas situações, sejam elas formais ou informais. Por exemplo, quando alguém chega de uma viagem, é comum dizer: "Bem-vindo de volta!".Como se escreve bem-vindo no feminino?
bem-vindo (masculino, no singular); bem-vinda (feminino, no singular); bem-vindos (masculino, no plural); bem-vindas (feminino, no plural).BEM VINDO ou BEM-VINDO? Com ou sem HÍFEN? + Dica sobre TRANSLINEAÇÃO - Profeª Ariane Budke
Quando usar o hífen?
Use hífen quando a palavra seguinte começar com h ou com vogal igual à última do prefixo: anti-inflamatório, micro-ondas, auto-observação, anti-herói, anti-higiênico, super-homem, mini-hotel, neo-helênico, sobre-humano, pré-história, sub-hepático, auto-hipnose, neo-humanismo, semi-hospitalar, proto-história, anti- ...Tem vírgula depois de bem-vindo?
Vocativo, função sintática responsável pelo chamamento, deve fazer uso de vírgula, dois-pontos ou exclamação: "Bem-vindo, clientes!".Como dar boas-vindas?
30 Exemplos de Mensagens de Boas-vindas
- "Saudações e bem-vindo à [Nome da Sua Empresa]! Estamos encantados em tê-lo como parte da nossa comunidade. ...
- "Olá, [Nome do Visitante]! ...
- "Saudações! ...
- "Bem-vindo à [Sua Empresa]! ...
- "Bem-vindo ao centro da inovação! ...
- "Bem-vindo! ...
- "Bem-vindo ao nosso oásis virtual! ...
- "Bem-vindo!
Como separar bem-vindo?
Já a palavra “bem-vindo”, com hífen, é usada como adjetivo e não pode ser dividida.Quais palavras perderam o hífen?
Hífen: O uso do hífen não será mais usado nos compostos cujo primeiro elemento (prefixo) termina por vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente. O uso do hífen permanece nos compostos com prefixo em que o segundo elemento começa com “h” e quando o prefixo termina com “r” e o segundo elemento começa com “r”.Qual a nova regra ortográfica?
Resumo sobre o novo acordo ortográficoDentre as principais alterações, estão o acréscimo de letras no alfabeto oficial, a padronização para uso de maiúsculas e minúsculas em início de palavras, a abolição do sinal gráfico de trema, e alterações na acentuação gráfica e no uso do hífen.
Qual a forma correta de escrever "bem vindo"?
Afinal, é bem vindo ou bem-vindo? A palavra correta é "bem-vindo", ou seja, com o uso de hífen. Portanto, toda vez que for saudar uma pessoa é preciso escrever "bem-vindo(a)" e não "bem vindo" separado e sem o hífen.Pode colocar vírgula depois da palavra Deus?
O vocativo não faz parte dos termos essenciais, integrantes ou acessórios. Por isso vem sempre – sempre mesmo – separado por vírgula: Deus, ó Deus, onde estás que não me escutas?Tem crase depois de bem-vindo?
Se você estiver usando uma palavra feminina após o "a", vai crase sim. Por exemplo: bem-vindo à cidade ou bem-vindo à comunidade. Porém, não se usa crase antes de nomes de cidades em casos como esse. Por exemplo: bem-vindo a Salvador ou bem-vindo a São Paulo.Como dizer "bem-vindo" de outra forma?
Sinônimos
- boas-vindas;
- bem-aceite;
- bem-acolhido;
- recebido com prazer;
- recebido com satisfação.
O que usar no lugar de "seja bem-vindo"?
Por exemplo: ao invés de usar “seja bem-vindo”, use “nossas boas-vindas” ou simplesmente “boas vindas”.O salário-família tem hífen?
Ainda se usa hífen:a) Nas palavras salário-mínimo (antes era grafada com ou sem hífen), salário-família, salário-maternidade, salário-base, salário-hora, conta-corrente, conta-correntista.