Quando a lei perde a validade?
A revogação é um fenômeno jurídico pelo qual uma norma deixa de vigorar em razão da criação de uma nova norma que a substitui ou a contraria. De acordo com a Lei Complementar 95/98, a revogação é expressa, ou seja, ocorre quando a própria nova norma determina, de forma explícita, a revogação da norma anterior.O que significa perda de eficácia?
Evento decorrente do decurso de prazo estabelecido na Constituição para apreciação pelo Congresso Nacional de medida provisória que resulta na perda de sua capacidade de produzir efeitos jurídicos.Quando uma lei se torna eficaz?
Nesse sentido, fala-se em eficácia da norma jurídica quando ela está completamente apta a regular situações e a produzir efeitos práticos junto aos seus destinatários. Em regra, a vigência e a eficácia de uma lei se dão ao mesmo tempo.O que é uma lei ineficaz?
2.1 A INEFICÁCIAUma lei que não é respeitada pelos seus destinatários e que não realiza os objetivos de sua criação é totalmente ineficaz, pois não se aplica à sociedade para a qual foi instituída.
Validade, vigência, eficácia e vigor
O que são atos ineficazes?
Os atos ineficazes não produzem qualquer efeito jurídico perante a massa. Não são atos nulos ou anuláveis, mas ineficazes. A sua validade não é comprometida. Por isso, os atos referidos pela LF são ineficazes diante da massa falida, mas produzem amplamente todos os efeitos perante os demais sujeitos de direito.O que é ineficácia legislativa?
⚠️ caso seja um problema que ainda não há lei para resolvê-lo, você deve falar de LACUNA legislativa, ou seja, falta uma legislação.O que faz uma lei ser eficaz?
Normas de eficácia plena. As normas de eficácia plena são aquelas que, apenas com o texto constitucional, são capazes de produzir todos os seus efeitos, de forma imediata e integral. Assim, normas desse tipo não dependem de outras normas para produzir todos os seus efeitos.Quando uma lei passa a ter eficácia?
Após uma lei existir e ser válida, é necessário, inclusive, que ela tenha eficácia no ordenamento jurídico. Por eficácia, entende-se pela capacidade que a lei tem para produzir efeitos no ordenamento jurídico, ou seja, a lei passará a ter eficácia após o transcurso do período de vacância (vacatio legis).O que viola o princípio da legalidade?
Do princípio da legalidade resultam proibições; dentre elas está a proibição de leis penais indeterminadas ou imprecisas, que seriam a expressão da não limitação do poder punitivo estatal, que poderá causar arbitrariedades.O que significa a eficácia da lei?
Eficácia jurídica é a capacidade de uma norma de gerar efeitos no meio jurídico, revogando as normas anteriores e impedindo que novas normas sejam introduzidas no ordenamento jurídico. Já a eficácia social é o efeito que a norma produz no meio social, podendo ter aderência pela sociedade ou sendo ignorada.O que diz o artigo 62 da Constituição?
Art. 62. Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias, com força de lei, devendo submetê-las de imediato ao Congresso Nacional, que, estando em recesso, será convocado extraordinariamente para se reunir no prazo de cinco dias.Quando uma lei deixa de existir?
Revogação da leiA lei mantém-se em vigor até ser revogada por outra lei. Nisso consiste o princípio da continuidade. REVOGAÇÃO é a supressão da força obrigatória da lei, retirando-lhe a eficácia - o que só pode ser feito por outra lei, da mesma hierarquia ou de hierarquia superior.