Pedal de embreagem barulhento Chiado ou estalo ao acionar o pedal da embreagem é um sinal que requer a sua atenção. Geralmente, a causa está no rolamento, que pode estar prestes a falhar. Entretanto, o desgaste do conjunto da embreagem também pode ser responsável.
A culpa geralmente vem do rolamento, que pode estar nas últimas. Porém a causa também pode estar no desgaste do kit da embreagem como um todo. O ideal é levar logo o carro à oficina pois o problema pode atingir a caixa de câmbio.
Quando pisa na embreagem faz barulho, o que pode ser?
O barulho de grilo na embreagem também pode ser causado por uma desregulagem na peça. Se estiver mal ajustada, o processo de desgaste do dispositivo mecânico é acelerado. Por vezes, o dispositivo mecânico não foi regulado com a devida precisão na instalação ou manutenção do carro.
O que acontece quando o rolamento da embreagem está ruim?
Responsável por empurrar o platô do carro, essa peça automotiva ajuda a acionar todo o sistema de embreagem para, em conjunto com outros componentes, coordenar a transferência do movimento que chega até as rodas. Se sofrer algum dano, o rolamento poderá estragar por completo e deixar o motorista na mão.
O que pode causar um estalo ao tirar o pé da embreagem?
Aquele chiado ou estalo ao acionar o pedal também está longe da normalidade. A culpa geralmente vem do rolamento, que pode estar nas últimas. Porém a causa também pode estar no desgaste do kit da embreagem como um todo. O ideal é levar logo o carro à oficina pois o problema pode atingir a caixa de câmbio.
Dirigir com o pé no pedal da embreagem pode prejudicar o seu carro, apesar de parecer ser mais um daqueles mitos sobre a manutenção automotiva. A prática errada abrevia a vida útil das peças de embreagem e pode deixá-lo na rua sem conseguir engatar as marchas ou arrancar o carro.
Qual o barulho que faz quando a embreagem está ruim?
Chiado ou estalo ao acionar o pedal da embreagem é um sinal que requer a sua atenção. Geralmente, a causa está no rolamento, que pode estar prestes a falhar.
O custo do rolamento pode variar de R $50 a R $80. Já o cabo da embreagem pode ter o valor de R $20 a R $50 em média. No entanto, em casos de uso excessivo ou danos, pode ser necessário retificar a face do volante do motor ou substituí-lo completamente. Nesses casos, os custos podem variar de R $600 a R $1.000.
Se o motorista tem o costume de fazer isso, é certeza: a vida útil da peça será comprometida. Recomenda-se que o condutor retire o pé da embreagem lentamente após fazer a troca da marcha e, depois, descanse o pé ao lado do pedal. Manter o pé em cima do pedal, como já dissemos, não é interessante.
Em geral, junto com a dificuldade para engatar marchas, é o principal sinal de que pode estar na hora de fazer a substituição do kit completo. Geralmente, esse chiado pode ser causado pelo desgaste no rolamento, que não funciona mais como deveria.
Esses ruídos não prejudicam o funcionamento ou a vida útil da embreagem. Outras possíveis causas de ruídos na embreagem incluem a instalação de peças erradas ou a instalação do disco de embreagem na posição errada. Os ruídos da embreagem também podem indicar um defeito.
O rolamento pode ser substituído sozinho, mas a tendência é de se trocar todo o conjunto. “Normalmente, quando o problema é só o rolamento, é causado por enchentes. E nelas, outras peças metálicas da embreagem podem oxidar e a tendência de quebra em pouco tempo é grande”, explica.
Esse “grilo” indica a ocorrência da pré-ignição, que é provocada pelo excesso de carbonização na câmara de combustão, resultado de combustível de má qualidade ou do retardo no ponto de ignição do motor.
Normalmente, com a troca de kit de embreagem (disco e platô), rolamentos e cabo flexível, limpeza e engraxamento, custará entre R$ 200 e R$ 400 reais de mão de obra, mais R$ 300 a mil reais em peças.
Quais são os sinais que a embreagem está acabando?
Cheiro de óleo queimado; Marchas que não encaixam suavemente nas trocas; Vazamentos de óleo; Carro que vibra excessivamente na hora de trocar as marchas.
No entanto, em média, a embreagem pode durar entre 80.000 a 150.000 quilômetros. Ainda assim, é essencial prestar atenção aos sinais de desgaste. Dessa forma, se você notar algum desses sinais ou tiver dúvidas sobre o estado desta peça, recomendamos levar o veículo a um profissional para uma avaliação adequada.
Sabe por quê? Porque em algumas caixas de marchas, quando as engrenagens e eixos estão soltos e livres, pode haver uma batidinha entre um e outro. Quando o motorista pisa na embreagem, esse conjunto de componentes é pressionado, muda de posição, deixa de esbarrar um no outro e o tal barulho simplesmente desaparece.
Quanto custa a mão de obra para trocar a embreagem de um carro?
O custo da mão de obra para trocar a embreagem depende de todos os fatores citados anteriormente. Dessa forma, podemos dizer que ele varia bastante de R$ 400 a R$ 800 para carros populares, chegando a mais de R$ 5 mil em carros de luxo e esportivos.
Quando há problemas no rolamento, isso representa um grande risco. Caso esse componente falhe, o condutor pode perder o controle da direção e causar um acidente. Como se trata de um componente interno das rodas, o primeiro indício de problemas é um ruído produzido por uma ou ambas as rodas dianteiras.
Além dos riscos imediatos à segurança, o uso contínuo da embreagem defeituosa coloca uma maior tensão sobre outros componentes como a caixa de câmbio e o motor. Isso resulta em um desgaste acelerado dessas peças e pode levar a reparos caros ou até mesmo à necessidade de substituição completa do sistema.
Ao engatar a marcha ré em um veículo, é comum ouvir um barulho característico. Isso ocorre devido ao mecanismo de sincronização presente na caixa de câmbio.
A troca da embreagem costuma levar entre 3 e 6 horas, mas isso pode variar dependendo de alguns fatores. Já que, um mecânico experiente e bem preparado consegue otimizar esse processo, fazendo com que seu carro volte para as ruas mais rápido.