Corporações de ofício (do latim "corpora" ou "collegia") também chamadas guildas, grémios ou mesteirais, são associações de pessoas qualificadas em um ofício (semelhante aos sindicatos) que surgiram a partir do século XII com as transformações no feudalismo na Idade Média (século V – XV) oriundas das antigas Guildas, ...
Guildas de comerciantes e artesãos foram formadas na Europa medieval para que seus membros pudessem se beneficiar da ajuda mútua, os padrões de produção pudessem ser mantidos e a concorrência fosse reduzida. Além disso, com membros agindo coletivamente eles poderiam alcançar uma certa influência política.
A palavra “guilda” surge durante a Idade Média para identificar associações que agregavam pessoas que possuíam interesses comuns (comerciantes, artistas, artesãos, etc.) com o propósito de oferecer assistência e segurança aos seus membros e serve muito bem também para a estrutura que utilizamos por aqui.
As corporações de ofício eram formas de organização do trabalho que surgiram na Idade Média, especialmente a partir do século XII. Elas eram associações de artesãos de uma mesma profissão, como carpinteiros, tecelões, ferreiros, entre outros.
Como a criação das guildas está relacionada ao crescimento das cidades?
Resposta: A produção artesanal vinha acompanhando de perto o crescimento do comércio, acarretando o aumento gradual da produção. As cidades se enchiam de comerciantes e artesãos, e para defender seus direitos e interesses, essas duas categorias começaram a ser organizar em corporações.
Corporações de ofício (do latim "corpora" ou "collegia") também chamadas guildas, grémios ou mesteirais, são associações de pessoas qualificadas em um ofício (semelhante aos sindicatos) que surgiram a partir do século XII com as transformações no feudalismo na Idade Média (século V – XV) oriundas das antigas Guildas, ...
Dentre as várias funções desempenhadas por organismos pertencentes a uma mesma guilda, uma das mais enfatizadas é a função trófica ou guilda trófica. Segundo Simberloff & Dayan (1991), uma guilda trófica é formada por um grupo de espécies que exploram os mesmos recursos alimentares.
Qual a diferença entre corporações de ofícios e guildas?
As corporações de ofícios são formadas por artesãos que trabalham na mesma profissão, enquanto as guildas incluem tanto artesãos quanto comerciantes. Ambas regulam a produção, distribuição e comercialização de bens e serviços, e estabelecem regras para a prática das profissões.
A sociedade medieval representava a si mesma como dividida em três ordens: os oratores, os bellatores e os laboratores. A razão da divisão trifuncional é motivo de estudo entre os pesquisadores, muitos querem saber o motivo da separação da sociedade em três divisões.
Como ocorreu o desaparecimento das corporações de ofício?
Após as transformações sociais, econômicas e políticas enfrentadas pela Europa na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, principalmente mais ao afinal desta última, as corporações tornaram-se obsoletas, principalmente por conta da expansão do comércio.
1. [ História ] Organização de mercadores, de operários ou artistas ligados entre si por um juramento de entreajuda e de defesa mútua. 2. Associação privada, de interesse cultural.
Por outro lado, as "guildas" eram associações de artesãos e comerciantes que tinham como objetivo regulamentar a produção e venda de determinados produtos ou serviços. Elas controlavam a qualidade, os preços e as condições de trabalho dentro de suas respectivas áreas de atuação.
As corporações de ofício eram organizações que reuniam pessoas que compartilhavam interesses econômicos ou político-sociais. O surgimento dessas instituições está associado ao processo de reurbanização ocorrido na Europa Medieval e surgimento dos burgos.
Recebiam o nome de guildas ou corporações de ofício as associações formadas por artesãos profissionais e independentes, em igualdade de condições, surgidas na Baixa Idade Média (séculos XII ao XV) destinadas a proteger os seus interesses e manter os privilégios conquistados.
A sociedade era dividida em três ordens: clero, nobreza e camponeses. A Igreja Católica era o grupo mais rico e poderoso. A Igreja era dona de muitas terras e seus sacerdotes constituíam um dos poucos grupos que sabiam ler e escrever.
Durante o ano 1000 o mundo ocidental foi varrido por um temor bastante vulgarizado ligado às ideias milenaristas que os eclesiásticos divulgavam através da leitura do Apocalipse. Os cometas e o nascimento de crianças com deformidades congénitas foram considerados como sinais de que o fim dos tempos estava próximo.
O clero é a classe religiosa que faz parte da hierarquia da igreja. O clero é responsável por conduzir os rituais religiosos, ministrar os sacramentos, pregar a palavra de Deus e cuidar espiritualmente dos fiéis. Na hierarquia da Igreja Católica, o clero é dividido em três ordens: bispos, padres e diáconos.
O Mestre da Guilda é a pessoa encarregada da guilda. Com grande autoridade, vem muita responsabilidade! Se você comparar a guilda a uma empresa, o Guild Master é semelhante a um CEO.
Expressão derivada do termo latino ex officio (“por lei”, “em razão do cargo ocupado”, “oficialmente”), usada para se referir a ato que independe de iniciativa ou pedido da parte interessada.
Nível trófico, também conhecido por nível alimentar, representa o conjunto biótico (animais e vegetais) que integra o mesmo ecossistema, e nesse possui semelhantes hábitos alimentares. De acordo com a forma nutricional, os componentes bióticos são classificados em: autotrófico e heterotrófico.
O conceito de guilda alimentar foi proposto originalmente por ROOT (1967), definido como um grupo de espécies, indiferente da afiliação taxonômica, que exploram a mesma classe de recursos alimentares de uma maneira similar.
Nicho ecológico, como já foi dito, é o conjunto de condições que permite a sobrevivência de um indivíduo ou população e seus impactos em um ecossistema, ou seja, é a função de um organismo dada as condições do ambiente em que ele se encontra.