Quando se aposenta tem que avisar a empresa.?

Empregado não tem obrigação de comunicar proximidade de aposentadoria para fins de estabilidade. Empregado não tem obrigação de comunicar formalmente ao empregador a proximidade da aposentadoria, para ter direito à estabilidade pré-aposentadoria, ainda que o acordo coletivo exija essa obrigatoriedade.
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O que a empresa deve fazer quando o funcionário se aposenta?

Sim, a empresa é obrigada a fazer a rescisão por aposentadoria caso o trabalhador opte por não continuar no emprego após se aposentar. A empresa deve realizar a rescisão contratual, observando todos os direitos previstos pela legislação trabalhista, como saldo de salário, férias vencidas, multa de 40% do FGTS, etc.
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Quem se aposenta agora é obrigado a sair do emprego?

Em geral, não há nenhum impedimento para que o aposentado continue trabalhando, mas existem algumas regras que você precisa conhecer para evitar problemas e garantir que seus direitos sejam respeitados. Algumas pessoas são obrigadas a sair do emprego ao se aposentar, enquanto outras podem continuar normalmente.
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Quem se aposenta tem que pedir demissão?

Quando o trabalhador se aposenta por idade ou tempo de contribuição, ele pode continuar trabalhando normalmente, sem necessidade de afastamento. A empresa só poderá dispensá-lo seguindo as regras normais de rescisão, sem impacto direto na aposentadoria.
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Como informar a empresa sobre aposentadoria?

Para isso:
  1. Acesse a aba Funcionário - Funcionário;
  2. Informe a empresa;
  3. Selecione o funcionário aposentado;
  4. Acesse a aba Dados Contratuais;
  5. Marque a opção Aposentado;
  6. Clique em Gravar.
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QUAIS SÃO OS DIREITOS DO TRABALHADOR AO SE APOSENTAR ?

Quando o aposentado precisa avisar a empresa?

Não e obrigação do empregado e nem do INSS comunicar a empresa que se aposentou, cabe a empresa fazer a simulação e se verificar que o mesmo está proximo a aposentadoria, então convocar o empregado e mencionar se já se aposentou ou não.
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Como faço o desligamento quando o trabalhador se aposenta?

A aposentadoria não resulta automaticamente na rescisão do contrato de trabalho. Na verdade, a decisão de encerrar o contrato cabe ao empregado e empregador, que pode optar por manter o funcionário aposentado em seu quadro de colaboradores.
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Como a empresa fica sabendo se um funcionário se aposentou?

A 1ª forma de consulta:

A portaria DIRBEN/INSS Nº 1.012, de 6 de abril de 2022 regulamenta a consulta. A portaria determina: · As empresas terão acesso às decisões administrativas de benefícios requeridos por seus empregados, resguardadas as informações consideradas sigilosas.
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Quem se aposenta tem direito à multa de 40%?

Com reforma, trabalhador aposentado terá FGTS, mas sem direito à multa de 40%
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Quando se aposenta tem que cumprir aviso prévio.?

O período de aviso prévio (trabalhado, indenizado ou projetado) deve contar como tempo de contribuição na aposentadoria. Para verificar se o período está sendo contado em seu tempo de contribuição, você deve consultar o seu Extrato de Contribuições (CNIS).
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Como devo informar o afastamento de um trabalhador aposentado?

- Passo 1: Acesse menu Arquivos>Afastamento/Retorno, selecione o código do funcionário, configure código do movimento conforme o motivo do afastamento e sobre a tributação INSS habilite ou Não a opção "Houve Afastamento pelo INSS".
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Pode mandar embora quando está para se aposentar?

Pela lei, não há qualquer proteção ao trabalhador (a) nessa condição, ou seja, a empresa pode dispensar. Diante da ausência de proteção por parte da lei, muitas convenções e acordos coletivos de trabalho possuem cláusula visando garantir a “estabilidade” do trabalhador (a) que está prestes a se aposentar.
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O que acontece com o FGTS quando a pessoa se aposenta?

Segurado do INSS que se aposenta recebe comprovante para sacar FGTS, PIS e Pasep. Ao ter a aposentadoria concedida, o segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebe uma certidão para a retirada de valores pendentes de PIS, Pasep e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
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Como fica o contrato de trabalho após aposentadoria?

O texto garante que a aposentadoria voluntária do empregado não implica a rescisão de seu contrato de trabalho. Ou seja: ele terá os direitos preservados se optar por seguir na relação de emprego mesmo depois de se aposentar.
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Um aposentado que pede demissão pode sacar o FGTS?

Aposentado pode sacar FGTS se pedir demissão? Um aposentado que pede demissão ainda tem direito de sacar o FGTS. Isso acontece porque uma das situações previstas em lei para permitir o saque do saldo do FGTS é estar aposentado.
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Quando se aposenta, o que recebe da empresa?

O que o aposentado recebe ao se aposentar? Uma das primeiras vantagens que todo aposentado tem é o direito de sacar o saldo do PIS/PASEP e do FGTS, além de começar a receber o benefício mensal da aposentadoria pelo INSS. Esses valores são essenciais para garantir segurança financeira durante essa nova fase da vida.
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Sou aposentado se eu pedir demissão?

Uma diferença é que, com a dispensa sem justa causa, o empregado aposentado não fará jus ao seguro-desemprego, já que esse benefício não pode ser acumulado com aposentadoria. Se o trabalhador pedir demissão, também tem direito às seguintes verbas rescisórias: saldo de salários.
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Foi aprovado o seguro-desemprego para aposentados?

A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira (17), o Projeto de Lei 341/21, que prevê a concessão de três parcelas de seguro-desemprego aos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) demitidos sem justa causa durante o estado de emergência de saúde pública ...
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Quando me aposento, tenho que avisar a empresa.?

Empregado não tem obrigação de comunicar proximidade de aposentadoria para fins de estabilidade. Empregado não tem obrigação de comunicar formalmente ao empregador a proximidade da aposentadoria, para ter direito à estabilidade pré-aposentadoria, ainda que o acordo coletivo exija essa obrigatoriedade.
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Quem comunica a aposentadoria?

— Instituto Nacional do Seguro Social - INSS.
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Tem como a empresa saber se estou aposentado?

Uma recente portaria publicada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá permitir que as empresas consultem os benefícios aos quais os funcionários têm acesso. Na realidade, a prática já é autorizada, a nova regulamentação apenas amplia o período de acesso a essas informações de quatro para 18 meses.
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Quanto tempo antes de se aposentar não pode demitir?

Período máximo da aquisição do direito à aposentadoria

Outro ponto importante é o período que antecede a aposentadoria, durante o qual o trabalhador tem a estabilidade garantida. Esse prazo costuma variar entre 12 e 36 meses.
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Pode receber seguro desemprego e aposentadoria?

Não, não é possível receber seguro-desemprego e aposentadoria ao mesmo tempo. A legislação determina que o seguro-desemprego é destinado a trabalhadores que perderam sua principal fonte de renda. Como a aposentadoria já garante uma renda mensal, não é permitido acumular esses dois benefícios.
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Como fica o afastamento de empregado aposentado?

Portanto, o aposentado que continua a exercer atividades como empregado, não fará jus ao auxílio-doença, devendo o empregador pagar apenas os primeiros 15 dias de afastamento, e se for o caso, conceder ao empregado o afastamento sem remuneração do 16º dia em diante, até que este recupere a sua capacidade para o ...
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