Quando referimo nos à Liga Hanseática, estamos referindo-nos a?
A Liga Hanseática era uma aliança comercial que existia entre as cidades do norte da Europa. Essa liga estabeleceu-se no século XII e continha dezenas de cidades.
Quando referimos a Liga Hanseática, estamos referindo-nos a?
A LIGA HANSEÁTICA
“Era uma associação de cidades do Sacro Império, que se constituiu visando a manutenção dos privilégios comerciais de seus mercadores e o monopólio da navegação nos mares Báltico e do Norte.
A Liga Hanseática foi uma associação comercial criada na Idade Média e capitaneada pelas cidades de Lübeck e Hamburgo. Englobou dezenas de cidades, dominando o comércio do norte da Europa.
Formada a partir da união estratégica entre Hamburgo e Lübeck, o que viria a ser conhecida como Hansa Teutônica, a Liga Hanseática foi uma união que em seu apogeu teve cerca de 90 cidades associadas praticando uma espécie de livre comércio e aliança militar.
A Liga Hanseática (em Alto alemão, die Hanse, que significa "banda" ou "tropa") foi uma aliança de cidades mercantis do Mar do Norte e do Mar Báltico — alemãs ou de influência alemã — que estabeleceu e manteve um monopólio comercial sobre quase todo norte da Europa e Báltico, em fins da Idade Média e começo da Idade ...
O QUE, linguisticamente, NOSSA DIACRONIA POPULACIONAL DO SÉC. XVI AO XIX DIZ? | Rosa em Câmara 018
Qual era a função da sociedade medieval?
A sociedade medieval era estamental, ou seja, não possibilitava a ascensão social. No topo da pirâmide estava o clero, logo abaixo vinha a nobreza, e na base estavam os servos, os únicos que trabalhavam e sustentavam as classes de cima. A agricultura tornou-se a principal atividade econômica.
O que foi a Liga de Delos e de que forma ela contribui para a hegemonia ateniense entre as cidades gregas?
A Liga de Delos foi uma aliança militar liderada por Atenas, na qual as cidades componentes deveriam enviar dinheiro, armamentos e soldados para um tesouro comum. Os atenienses utilizaram esse dinheiro para construir grandes obras públicas e investir na cultura.
A Liga Espartaquista (Spartakusbund, em alemão), também chamada Liga Spartacus, foi uma organização socialista, marxista, revolucionária, anti-imperialista e antimilitarista atuante na Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.
Corporações de ofício (do latim "corpora" ou "collegia") também chamadas guildas, grémios ou mesteirais, são associações de pessoas qualificadas em um ofício (semelhante aos sindicatos) que surgiram a partir do século XII com as transformações no feudalismo na Idade Média (século V – XV) oriundas das antigas Guildas, ...
As corporações de ofício eram organizações que reuniam pessoas que compartilhavam interesses econômicos ou político-sociais. O surgimento dessas instituições está associado ao processo de reurbanização ocorrido na Europa Medieval e surgimento dos burgos.
Ligas esportivas tradicionais representam uma série organizada de competições entre um conjunto de equipes ou indivíduos, seguindo um cronograma e regras definidos.
A Baixa Idade Média é considerada o período do auge do feudalismo no medievo. Esse ápice deu-se entre os séculos XI e XIII, sendo o período anterior a isso de formação, e o posterior, de decadência e formatação de uma nova organização política, econômica e social na Europa Ocidental.
O feudalismo foi uma organização social e econômica?
O feudalismo foi a forma de organização social e econômica instituída na Europa Ocidental entre os séculos V a XV, durante a Idade Média. Baseava-se em grandes propriedades de terra, chamadas de feudos, que pertenciam aos senhores feudais, e a mão de obra era servil.
Qual era a importância dos cambistas e banqueiros na Idade Média?
Eles exerceram importante papel para o desenvolvimento comercial, pois os bancos e banqueiros surgiram a partir dessa atividade cambista de troca de moedas. Criaram-se novos sistemas de pagamentos, como letras de feira e letras de câmbio.
O Levante Espartaquista (em alemão: Spartakusaufstand), também conhecida como Revolta de Janeiro (em alemão: Januaraufstand), foi um levante armado que ocorreu em Berlim de 5 a 12 de janeiro de 1919. Ocorreu em conexão com a Revolução de Novembro que eclodiu após a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial.
Como ficou conhecida a queda da monarquia alemã no final de 1918?
A Revolução Alemã de 1918-1919, chamada na Alemanha de Revolução de Novembro (em alemão: Novemberrevolution) refere-se a uma série de eventos que marcaram o fim da Primeira Guerra Mundial e que culminaram na derrubada do Kaiser seguida do estabelecimento de uma república parlamentarista.
Esparta criou uma aliança militar com cidades da península do Peloponeso e de outras regiões da Grécia que ficou conhecida como Liga do Peloponeso. O principal objetivo da liga era de enfrentar a expansão do império ateniense na Grécia.
A Liga de Delos foi uma liga militar organizada por Atenas durante as Guerras Médicas. Tinha como principal objetivo a defesa das cidades gregas de um ataque persa. Sua sede era na cidade de Delos. O ateniense Aristides, o Justo, organizou a força marítima da liga em 476 a.C.
Essa liga era chamada pelos espartanos de “lacedemônios e seus aliados” e consistia numa união das cidades do Peloponeso, península onde ficava Esparta. Essa liga era usada pelos espartanos como forma de obter apoio militar caso fosse necessário lutar contra as populações de hilotas e periecos.
O Peloponeso (em grego: Πελοπόννησος; romaniz.: Pelopónissos) é uma extensa península montanhosa no sul da Grécia, com 21 439 quilômetros quadrados, unida ao continente pelo istmo de Corinto.
A filosofia medieval é a produção filosófica que ocorreu na Idade Média, na Europa. Ela é principalmente caracterizada pela predominância de valores religiosos, haja vista a grande influência da Igreja Católica no período, mas havendo a tentativa de conciliá-los com a razão.
Durante o ano 1000 o mundo ocidental foi varrido por um temor bastante vulgarizado ligado às ideias milenaristas que os eclesiásticos divulgavam através da leitura do Apocalipse. Os cometas e o nascimento de crianças com deformidades congénitas foram considerados como sinais de que o fim dos tempos estava próximo.
Nesta aula, o professor Fábio Carvalho apresenta o feudalismo e as três principais ordens que formaram a sociedade europeia durante a Idade Média: o clero, a nobreza e os camponeses.