“No início do quadro, pode ser difícil diferenciar um terçol de um calázio. O paciente apresenta inchaço nas pálpebras, irritação e sinais de inflamação, como dor e vermelhidão. Quando a inflamação diminui ou se resolve, surge um cisto ou um nódulo, normalmente indolor, debaixo da pálpebra”, cita a médica.
O calázio é provocado pela inflamação da glândula de Meibômio, também localizada na pálpebra. Diferentemente do terçol, o calázio não é produzido por bactérias. O aparecimento frequente de calázios pode ser indicativo de algum defeito de refração* do olho e deve ser avaliado por um médico oftalmologista.
No caso do terçol, geralmente ele drena e desaparece espontaneamente cerca de 2 ou 3 dias depois de instalado o quadro. O calázio geralmente começa com inchaço e vermelhidão muito semelhantes ao terçol, mas geralmente a dor é mais leve. Também em 2 ou 3 dias, o quadro costuma regredir espontaneamente.
Terçol ou Calázio - As Diferenças Entre Terçol e Calázio
Como saber se o terçol vai estourar?
O terçol, geralmente, desinflama ou drena sozinho em cerca de 5 dias, e não costuma durar mais que 1 semana, sendo que os sinais de melhora são a diminuição do inchaço, da dor e da vermelhidão.
Condições que aumentam a produção de secreção das glândulas sebáceas ou que as influenciam com a presença de bactérias no local, como acne, dermatite seborreica, rosácea, blefarite ou conjuntivite, também são grandes causadores do calázio.
Se o terçol não recebe o tratamento adequado, pode causar inflamações mais graves, como a celulite ocular. Além disso, há possibilidade dessa doença formar abcessos que levam à necrose do tecido da região, e até mesmo ao surgimento de cicatrizes. Nos casos de calázio, a pessoa pode apresentar queda de alguns cílios.
Na grande maioria dos casos, o calázio desaparece sozinho e não é necessário tratamento. Nesses casos, há a possibilidade de acelerar o processo de cura com a aplicação de compressas de água morna suavemente na região, que vão ajudar a desobstruir as glândulas sebáceas da pálpebra e a drenar a secreção acumulada.
O profissional também pode indicar um tratamento caseiro e simples, que é a aplicação de compressas com água morna sobre as pálpebras afetadas. A aplicação deve ser feita até seis vezes ao dia, durante 10 minutos, aproximadamente, até que o caroço seque.
Baixas imunológicas causadas por fatores emocionais, tempo frio, má alimentação e sono desregulado também facilitam o aparecimento de infecções e processos inflamatórios no corpo, como o terçol.
As compressas mornas, na verdade, diminuem o inchaço, porque o calor ajuda a drenar a secreção que forma o terçol. No entanto, elas não precisam ser de chá; o ideal, inclusive, é que sejam feitas com uma gaze e água morna. A dica é aplicar a compressa sobre a lesão por 10 a 15 minutos, de 3 a 4 vezes ao dia.
O calázio no olho é uma doença frequente e muitas vezes desaparece espontaneamente (sem qualquer intervenção). Não é uma doença maligna e não é contagiosa.
Ela forma um tipo de caspa que obstrui a glândula lacrimal, deixando a região vulnerável. Essa condição também é uma das provocadoras da síndrome do olho seco. Estresse e baixa imunidade são motivos que abrem espaço para danos nos olhos. Além disso, pessoas com rosácea e alergias têm predisposição ao calázio.
Após 1 ou 2 dias, um calázio é localizado no corpo da pálpebra. Normalmente, um nódulo indolor ou pequeno se desenvolve. Um calázio geralmente drena através da superfície interior da pálpebra ou é absorvido espontaneamente ao longo de 2 a 8 semanas; raramente persiste por mais tempo.
Se o terçol persistir por mais tempo, é necessário buscar acompanhamento médico e, muito provavelmente, entrar com um tratamento à base de antibióticos".
O tratamento mais simples é a aplicação de compressas de água morna no olho afetado por cerca de dez minutos, cerca de seis vezes ao dia, até que o nódulo diminua e suma por completo. O calor e a umidade sobre o calázio fazem com que a secreção presa e endurecida amoleça. Assim, ela facilita a drenagem do calázio.
7- Geralmente, de três a cinco dias são suficientes para o retorno dos pacientes ao trabalho. Inchaço palpebral e hematomas podem aparecer em função do trauma cirúrgico, mas trata-se de um sintoma reversível e temporário.
Um dos fatores que mais causa confusão entre as pessoas que estão infectadas com terçol, é quando ele não desaparece sozinho e ainda persiste, mesmo após todos cuidados. Nesse caso, é possível que tenha ocorrido uma inflamação na glândula, dando origem ao calázio.
O que acontece quando a bolinha do terçol estoura?
É importante ressaltar que tentar espremer ou estourar essas bolinhas pode agravar a inflamação e até mesmo causar infecções. Portanto, evite qualquer tipo de auto tratamento e busque sempre a orientação de um oftalmologista.
A cirurgia de calázio é bem simples. Consiste na aplicação de anestesia local, sedação para que o paciente adormeça levemente e não sinta todo o processo que será feito, e na incisão do calázio pela parte interna da pálpebra.
Sim, é possível ao paciente se ver livre do calázio. Isso porque, além do caroço tender a sumir sozinho no período aproximado de duas a oito semanas, médicos oftalmologistas podem receitar medicamentos e ações que façam com que a lesão diminua e venha a desaparecer.