O time do Flamengo quase foi rebaixado em 2013, ficando na 16ª posição, após a perda de pontos devido a escalação de um jogador irregular. No final da temporada de 2013, Náutico, Ponte Preta, Vasco e Fluminense estavam inicialmente rebaixados.
O maior motivo deste boato é que, supostamente, teriam "virado a mesa" para beneficiar o Flamengo. Porém, como registra a Folha de São Paulo, o regulamento (feito pelo Clube dos 13) determinava que apenas dois clubes seriam rebaixados. Esta regra foi feita 1 mês antes do início do torneio.
Embora Flamengo e São Paulo nunca tenham sido rebaixados, outros clubes tradicionais do futebol brasileiro já passaram pela experiência de disputar a segunda divisão. Abaixo, a relação dos 12 grandes clubes do Brasil e os anos em que foram rebaixados: Santos: Rebaixado em 2023.
A resposta é não: o Flamengo nunca foi rebaixado, e, juntamente com o São Paulo, são os únicos clubes que ostentam essa marca de grandeza no Brasil. O Santos, que também nunca havia sido rebaixado, perdeu essa distinção na última temporada.
Por que a Portuguesa foi rebaixada no lugar do Flamengo em 2013?
A Punição de Héverton
No entanto, na última rodada contra o Grêmio, próximo aos 32 minutos do segundo tempo, o meia Héverton entrou em campo para o time da Portuguesa. Essa substituição seria o motivo do rebaixamento da Lusa, dias depois do jogo.
A partida na qual Felipe Melo se refere ocorreu faltando três rodadas para o fim do Brasileirão, entre Flamengo e Internacional. Ele foi o autor do único gol do confronto, que culminou na saída do clube carioca da zona de rebaixamento.
Foram rebaixados para a Série B do ano seguinte os dois últimos colocados, Remo e Náutico; Juventude-RS e Goiás, respectivamente campeão e vice da Série B de 1994, foram promovidos à Série A.
Ele foi rebaixado? Não, não foi. No ano seguinte, 1934, a relação de times que disputaram a primeira divisão do Campeonato Carioca oficial foi a seguinte: Botafogo (tricampeão), Olaria, Mavílis, Andaraí, Portuguesa, Engenho de Dentro, Confiança, Brasil, Cocotá e River.
foi disponibilizado em julho de noventa e cinco, sendo que o campeonato começou em agosto, um mês depois. Isso significa que, apesar do Mengão ter feito. uma das suas piores campanhas da história, que inclusive rebaixaria o Flamengo. se fosse hoje em dia, a realidade é que não, o Flamengo não foi rebaixado.
O São Paulo abriu mão de disputar a edição de 1979, por questões de calendário e datas. Mesmo assim, não foi rebaixado para a segunda divisão. Na época, o Santos fez o mesmo, mas, em 2024, estará ausente da Série A. Em 2021 (edição de 2020), o Cuiabá subiu para a primeira divisão pela primeira vez em sua história.
No total, o Flamengo conquistou 17 títulos desde 2008, contra 13 do Corinthians. Os times empatam no número de Campeonatos Brasileiros (três cada), mas os corintianos pode ostentar o título do Mundial de Clubes da Fifa, conquistado com vitória contra o Chelsea em 2012.
Portuguesa perde quatro pontos no STJD e é rebaixada no lugar do Fluminense. A Portuguesa foi condenada pelo STJD, em julgamento nesta segunda-feira, a perder quatro pontos no Brasileirão por causa da escalação irregular do meia Héverton, contra o Grêmio.
A reviravolta na classificação final do Campeonato Brasileiro de 2013 começou quando a CBF denunciou a Portuguesa ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por ter escalado o meia Héverton na partida contra o Grêmio, na última rodada da Série A daquele ano.
A Copa João Havelange foi criada em 2000, justamente por problemas que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) enfrentou para determinar os rebaixados do Campeonato Brasileiro do ano anterior, por conta de uma transferência irregular que teve que trazer ao centro da discussão o Superior Tribunal de Justiça ...
A CBF divulgou na sexta-feira (13) o Ranking Nacional de Clubes 2025. Pelo quinto ano consecutivo, o Flamengo aparece na liderança, com 16.996 pontos, uma vantagem de 2.164 pontos sobre o novo vice-líder, o São Paulo, que ultrapassou o Palmeiras, agora em terceiro.