Quando o CRAS não resolve, o que fazer?

As pessoas que não regularizarem as informações no CadÚnico terão o pagamento bloqueado. No caso de bloqueio de pagamento do BPC, além do comparecimento ao Cras para regularizar a situação, o beneficiário tem a opção de ligar para a Central 135 do INSS e informar que está atualizando o cadastro.
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Onde reclamar sobre o CRAS?

O atendimento digital funciona 24h, sete dias por semana, por meio do telefone 121. Para registrar ou acompanhar sua manifestação de forma presencial, dirija-se à Ouvidoria-Geral do MDS.
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Qual o órgão que fiscaliza o CRAS?

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. RH/SUAS).
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Como posso processar o CRAS?

A denúncia poderá ser efetivada através do seguinte link: https://mpsc.mp.br/ouvidoria/cadastro-de-manifestacoes. Revisão do Cadastro junto ao CRAS: Além disso, é fundamental que a cliente retorne ao CRAS e formalize uma revisão do seu cadastro, apresentando documentos que comprovem sua real situação financeira.
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Quanto tempo o CRAS demora para atualizar?

Realizando esse procedimento, geralmente, a atualização leva em torno de 45 dias. Este é o prazo para que o nome da pessoa ou a atualização entre no sistema de banco de dados.
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MUDEI DE CASA O CRAS NÃO QUE ATUALIZAR

Pode atualizar o Cadastro Único em qualquer CRAS?

Para realizar essa atualização basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa.
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Por que o Loas é bloqueado?

Caso o beneficiário não tome ciência da notificação para fazer o recadastramento ou a atualização no CadÚnico, o crédito do pagamento será bloqueado em 30 dias, a contar do envio da notificação.
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Como fazer uma denúncia contra o CRAS?

  1. Disque Social 121.
  2. Ouvidoria. Registro de Manifestação. Disque Social 121. Transparência e Acesso à Informação. Composição. Orientações. Capacitações. Plano de Ação. Canal de Denúncias. Fluxogramas. Cartilhas.
  3. Atendimento à Imprensa.
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Tem como falar com o CRAS pelo WhatsApp?

📞 A partir de segunda-feira (14), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) estará atendendo em um número novo no WhatsApp. 🤳 Salve o contato (55) 3744-6131 no seu celular e procure pelo CRAS no WhatsApp.
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Qual órgão é responsável pelo Bolsa Família?

Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
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Quem responde pelo CRAS?

Todas as pessoas podem ser atendidas no CRAS, principalmente famílias em situação de pobreza, ausência de renda, falta de acesso aos serviços públicos e com fragilização dos vínculos familiares e comunitários.
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Quem fiscaliza o Cadastro Único?

Criada em junho de 2023, a Rede Federal de Fiscalização do Bolsa Família (PBF) e do CadÚnico tem como objetivo propor medidas para melhorar a qualidade das informações e a fiscalização do Cadastro e da gestão do PBF, além de prevenir fraudes.
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O que o assistente social não pode fazer?

Aqui estão algumas das atividades que um assistente social não pode fazer:
  • Diagnosticar ou prescrever tratamentos médicos;
  • Realizar procedimentos clínicos;
  • Praticar psicoterapia;
  • Representar judicialmente;
  • Emitir receitas médicas;
  • Realizar atividades que violem a privacidade ou ética profissional;
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Quem pode ser coordenador do CRAS?

REQUISITOS: Formação a nível Superior em Assistência Social, Psicologia, Direito, Administração, Antropologia, Contabilidade, Economia, Pedagogia, Sociologia, Terapia Ocupacional ou Economia Doméstica.
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Como falar com 121 pelo WhatsApp?

Pelo aplicativo de mensagens WhatsApp (de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h e atendimento eletrônico 24h), através do telefone +55 61 4042-1552 ou pelo link https://wa.me/556140421552.
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Como denunciar Prefeitura ao Ministério Público?

Basta entrar em falabr.cgu.gov.br, clicar no ícone de denúncia e preencher os dados. A plataforma Fala.BR é um canal integrado para encaminhamento de manifestações (acesso a informação, denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e simplifique) a órgãos e entidades do poder público.
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O que pode ser denunciado no 156?

Serviços, limpezas e vistorias. Em caso de problemas com o abastecimento de água, com o serviço de esgoto ou falta de energia elétrica, você também pode contatar a ouvidoria.
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Qual o WhatsApp do Ministério do Desenvolvimento Social?

Dúvidas e demais orientações também podem ser sanadas e obtidas pelo canal de WhatsApp (61) 99321-0068.
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Para que serve o 156?

Subprefeitura Ipiranga. Toda a solicitação dos munícipes feitas à Prefeitura deve, obrigatoriamente, ser registrada no canal 156. Através desse portal é possível realizar pedidos para mais de 300 serviços, que vão de Tapa-Buraco e podas à remoção de grandes objetos em vias públicas.
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O que pode ser denunciado ao Ministério Público Federal?

O Ministério Público Federal recebe denúncias ou notícias de irregularidades que demonstram ameaça à ordem jurídica, ao regime democrático, aos interesses sociais e individuais indisponíveis, à proteção do patrimônio público e social, ao meio ambiente e a outros interesses difusos e coletivos, sempre que houver ...
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O que o disque 100 faz?

Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia sobre violações de direitos humanos da qual seja a vítima ou mesmo tenha conhecimento de que acontece com outra pessoa. O Disque Direitos Humanos – Disque 100 está disponível diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.
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O que é violação de direito?

Qualquer ato de violência contra um direito humano de pessoas e/ou grupos. São exemplos de violações de direitos humanos: violência física, psicológica, sexual, patrimonial, trabalho análogo à escravidão, LGBTfobia, tortura, intolerância religiosa, discriminação em relação à raça e gênero, entre outras.
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O que faz uma pessoa perder o LOAS?

Não atualizar o CadÚnico

Esse é o principal motivo que pode causar a suspensão do BPC LOAS: a falta de atualização do CadÚnico. Isso porque, no pedido inicial do BPC LOAS, a inscrição no CadÚnico é obrigatória para a liberação do benefício. Além disso, é preciso atualizar o cadastro a cada 2 anos.
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Quanto tempo o BPC fica bloqueado?

Após a regularização, o benefício será desbloqueado em até 72 horas, desde que a atualização seja feita dentro dos prazos estabelecidos (45 a 90 dias, dependendo da localidade).
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O que suspende o LOAS?

O critério de renda é um dos mais importantes para a concessão do BPC/LOAS. Para se qualificar, a renda per capita da família deve ser inferior a 1/4 do salário mínimo. Se a renda familiar aumentar, seja por um novo emprego de algum membro da família ou por qualquer outra razão, o INSS pode suspender o benefício.
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