Quando o carro começa a vazar água, o que pode ser?
Vazamento no sistema de arrefecimento Este é responsável por regular a temperatura do motor, garantindo que ele não superaqueça durante o seu funcionamento. Porém, questões como mangueira danificada, radiador furado, junta do cabeçote defeituosa ou reservatório de expansão rachado podem causar o vazamento de água.
Como saber se a água está vazando pela junta do cabeçote?
O teste é simples. Basta colocar o testador no radiador quando este estiver fechado. Logo depois, é preciso inserir um líquido azul. Com o carro ligado, verifique a cor do líquido: se ele ficar amarelo, isso é um sintoma de que a junta do cabeçote queimou.
Sim, é perigoso e não recomendado continuar andando com o carro em meio a um vazamento. Um dos perigos possíveis é o risco de incêndio automotivo, por conta do motor quente em ação com um elemento inflamável, que é a gasolina. Além disso, é possível que danos maiores ao motor sejam causados.
Então aquela água que pingou de baixo do carro, bem no meio dele, vem provavelmente do dreno. Uma mangueirinha que traz a água do ar-condicionado que, com o da sua casa, desumidifica o ambiente e drena essa água pro asfalto. Enquanto o automóvel está andando, esse gotejamento do dreno não é percebido por ninguém.
Quando o carro roda pouco em dias com baixa temperatura, é comum a água se formar no interior do escapamento. A massa de ar quente que sai do motor se encontra com uma massa de ar fria do ambiente externo, provocando a condensação dentro do sistema de escape.
Água embaixo do carro? Calma que pode não ser nada
Quando vaza água embaixo do carro, o que pode ser?
Vazamento no sistema de arrefecimento
Este é responsável por regular a temperatura do motor, garantindo que ele não superaqueça durante o seu funcionamento. Porém, questões como mangueira danificada, radiador furado, junta do cabeçote defeituosa ou reservatório de expansão rachado podem causar o vazamento de água.
As causas mais comuns do vazamento geralmente são o excesso de óleo, deterioração da junta do cabeçote e/ou dos retentores e desgaste do cárter. Na maioria dos casos quando o vazamento não vem do motor, é provável que a causa seja por conta da quantidade de óleo que foi aplicada pelo motorista ou frentista.
“A umidade do ar se condensa na superfície de um copo contendo bebida gelada. O mesmo princípio acontece na parte fria do ar-condicionado, conhecida como evaporador”, diz Sumioshi. O componente fica na parte interna do painel. Por esse motivo, vazamentos de água são comuns nessa região.
Quais são os sintomas de vazamento de água no motor?
Os vazamentos podem ocorrer em várias áreas, como a mangueira do radiador, o radiador em si, a bomba d'água ou o reservatório de líquido de arrefecimento. Se você notar manchas ou poças de líquido de arrefecimento sob o veículo estacionado, é um sinal claro de vazamento.
Qual o problema quando o carro começa a baixar água?
Quando o carro está baixando água do radiador, significa que o líquido de arrefecimento está sendo perdido em algum ponto do sistema. Isso pode ocorrer devido a vazamentos, problemas na tampa do radiador, defeitos na bomba d'água ou até mesmo devido ao uso inadequado do tipo de fluido.
Isso ocorre porque o motor fica operando em altas temperaturas por períodos prolongados, levando à evaporação mais rápida do líquido de arrefecimento. Algo que pode ser mais perceptível em sistemas de refrigeração com menor capacidade de reservatório, exigindo que você reabasteça o mesmo com uma frequência maior.
Nível baixo no reservatório de expansão do radiador. Indicador de temperatura do motor aceso no painel. Frequentes episódios de superaquecimento do veículo. Dificuldade de partida do motor.
Para identificar se o vazamento de água no motor está vindo do radiador é preciso primeiramente ter um dia com tempo seco. Após deixar o carro esfriar, passe mão por baixo do radiador. Se for percebido a presença de água na região, é possível que esteja havendo um vazamento.
Para consertar a junta do cabeçote queimada, geralmente investimos cerca de R$150,00 reais. Esse valor, importante salientar, pode variar de acordo com o local onde o motorista está, com a qualidade da peça escolhida e com os valores cobrados pelo especialista.
Quais são os sinais que queimou a junta do cabeçote?
Se você perceber a formação contínua de bolhas, isso pode indicar que a junta de cabeçote está danificada ou queimada. Se você descobrir que a junta está queimada ou danificada, ela precisará ser substituída, caso contrário, poderá causar perda de compressão e danos ao motor.
O que acontece quando o carro começa a vazar água?
Muitos acabam não dando importância para esse vazamento, mas é preciso muita atenção e levar o quanto antes ao mecânico. Quando esse vazamento causa baixos níveis do óleo, o motor trabalha sem a lubrificação ideal e em casos críticos pode fundir e gerar altos custos na manutenção.
Mas andar sem líquido nenhum no sistema é muito perigoso para o motor. Ele fica sem recurso algum para controlar a temperatura, que subirá muito rápido. Os danos, a partir daí, pesarão bastante no seu bolso.
Superaquecimento: Um sinal do vazamento de líquido de arrefecimento pode ser um dos principais riscos desse problema também. Caso detecte superaquecimento no motor, o vazamento no sistema de refrigeração pode ser um dos motivos. Nesse caso, é importante parar e procurar ajuda mecânica o mais rápido possível.
Quanto custa consertar um radiador furado? Geralmente, a revisão do radiador custa uma média de R$120,00, nesta revisão será realizada uma limpeza de todos os componentes, reposição do fluido com os aditivos, também será verificado o estado de conservação das peças.
Um dos fatores mais comuns é o desgaste das borrachas que vedam as portas ou teto-solar. Também pode acontecer de uma peça interna de acabamento plástico interferir na guarnição que veda a porta. Nesses casos, os veículos mais antigos têm maior risco, devido ao desgaste natural.
A primeira providência do motorista deve ser encostar o veículo. Só depois de pelo menos 15 minutos parado verifique se não há vazamento de água antes de tentar seguir viagem. A causa mais comum de superaquecimento é falta de água no radiador.
O que acontece se o veículo continuar com o radiador furado? Além de comprometer a refrigeração do motor, fazendo com que ele trabalhe em altas temperaturas, o radiador furado dilata os componentes do automóvel. Ele também aumenta o desgaste e derrete as peças, como a junta do cabeçote.
Isso acontece porque o interior das portas acumula água normalmente, mas existem drenos para liberar o excesso. Com o tempo, esses drenos acabam entupindo com sujeira e poluição e a água transborda para o interior do carro. Mas é possível resolver o problema sozinho.
O que significa um vazamento de líquido vermelho no carro?
Algumas transmissões mais atuais têm um líquido vermelho, mais fino que o óleo e mais simples de ser reconhecida. O vazamento pode ocorrer de um selo de transmissão falho ou junta. Se você possui um veículo com transmissão automática ou que utiliza algum tipo de eixo cardam, fique atento a esse tipo de vazamento.