Entre os elementos mais relevantes está a perda de consciência causada pelas "forças G" extremas que o corpo sofre durante a queda. Quando uma aeronave entra em queda livre, as forças G podem ser tão intensas que diminuem significativamente o fluxo sanguíneo para o cérebro, resultando em uma perda de consciência.
Quando um avião está caindo, as pessoas desmaiam.?
Frente à desaceleração da aeronave, há uma queda da pressão no ambiente, o que diminui a oxigenação e o fluxo sanguíneo no cérebro. Steinman explica ainda que a direção das forças durante uma queda vertical também pode contribuir para um desmaio.
As forças na queda são intensas e podem reduzir o fluxo sanguíneo ao cérebro, levando à perda de consciência. Além disso, podem resultar em queda de pressão e diminuição do oxigênio no cérebro, o que também deixa o indivíduo inconsciente.
Em entrevista no podcast IEL Cast, ele explicou que as pessoas costumam desmaiar durante a queda do avião e não sentem o impacto com o solo. "Quando desce de uma vez, você desmaia, perde a consciência. Então, a chance de ter alguém acordado no final daquela queda, inclusive o próprio piloto, é quase impossível.
Desde 1988, os aviões — e os assentos dentro deles — devem ser projetados para resistir a um impacto de até 16G, ou uma força de gravidade até 16 vezes maior. Isso significa, segundo ele, que na maioria dos incidentes, “é possível sobreviver ao trauma do impacto do acidente.”
URGENTE! Avião de Passageiros cai em Vinhedo, interior de SP - Jovem Pan Prudente
Qual a sensação de uma queda de avião?
Turbulência e sono
Segundo o médico, o avião é seguro e está preparado para o incidente, podendo cair cerca de dois metros, o que não é suficiente para desnivelar a pressão no interior do corpo humano. “A tontura, o vômito ou até mesmo a queda de pressão ocorrem pelo medo que o viajante sente”, explica.
A menor pressão atmosférica reduz o oxigênio disponível no sangue, causando: Hipóxia leve: Sensação de cansaço e tontura. Inchaço: Ocorre principalmente nas extremidades, como pés e tornozelos, devido à circulação reduzida.
O avião é o meio de transporte mais seguro e os números comprovam-no. Tão seguro que a probabilidade de morrer num acidente de um avião comercial está apenas nos 0,000017%.
Abrace a flutuação: Uma vez fora do avião e na água, mantenha-se calmo e abrace a flutuação. Se você estiver usando o colete salva-vidas, isso será mais fácil. Agrupe-se com outros sobreviventes: Tente se agrupar com outros sobreviventes próximos.
As companhias aéreas indemnizam os passageiros se alguém morrer durante o voo? De acordo com a regulamentação da UE, as companhias aéreas só são legalmente obrigadas a indemnizar os passageiros se a perturbação tiver sido causada por algo que esteja sob o seu controlo (Johnson, 2024).
O avião pode perder uma asa, leme ou outra parte vital quando está no ar. Quase sempre, o motivo é manutenção malfeita - a estrutura acumula desgaste até quebrar. Mas isso também pode acontecer com aeronaves em perfeito estado.
Um corpo que cai dessa altura (h), sujeito à aceleração da gravidade (g = 9,8 m/s²), atinge o solo com uma velocidade de aproximadamente 25m/s, algo em torno de 90 km/hora. Isso significa que o impacto da queda é até um pouco menor que o impacto de um carro a 100 km/hora.
Quando o corpo está sob tal estresse, o fluxo sanguíneo para o cérebro pode ser insuficiente, levando à perda de consciência antes do momento crítico do impacto. Além da perda de consciência, o impacto da aeronave com o solo é outro fator que pode ter impedido a percepção da dor.
Colocar a cabeça entre as pernas, como mandam as instruções de segurança, protegeria tanto joelhos quanto o crânio e aumentaria as chances de que a pessoa permaneça consciente e tenha condições de sair da aeronave rapidamente depois da queda ou do pouso de emergência.
Nas viagens longas, é comum sentirmos fadiga e cansaço por causa da mudança no fuso horário. Estudos apontam que a cada fuso, o corpo humano precisa de 12 horas para se recuperar.
Qual é o horário mais seguro para viajar de avião?
Os voos no início do dia tendem a enfrentar menos atrasos e turbulência, pois a atmosfera é geralmente mais estável. Além disso, as condições climáticas adversas, como tempestades, são mais comuns à tarde e à noite.
Qual o meio de transporte mais seguro do mundo? Acertou quem respondeu elevador. Sim, o meio que transporta passageiros de um andar para outro dentro de um edifício é o mais seguro do mundo. O ranking da revista americana Condé Nast Traveler mostra, em seguida, avião e trem.
A sensação de "queda" pode parecer mais intensa para as pessoas. Passageiros nessa situação tentem a experimentar uma sensação de "flutuação" ou "peso reduzido", durante uma descida repentina.
A diminuição da pressão atmosférica pode causar desconforto e inchaço, e a exposição prolongada à posição sentada pode aumentar o risco de trombose venosa. Pacientes com histórico de convulsões ou epilepsia também devem considerar cuidadosamente os riscos associados ao voo.
Qual é a sensação de andar de avião pela primeira vez?
Viajar de avião pela primeira vez é uma experiência emocionante e, às vezes, um pouco intimidadora. Saber o que esperar e como se preparar pode transformar ansiedade em antecipação.
Já uma pessoa que atinge o solo com 72km/h não conta com nenhuma proteção. Uma queda dessas geralmente é fatal. Se você mora em um edifício, pare um pouco e observe suas janelas. Há objetos no parapeito da janela que possam cair?
Qual a velocidade máxima que um ser humano pode suportar?
Em se tratando de velocidade, segundo as leis da física, uma pessoa normal aguenta diretamente sobre ela equivalente ao que enfrentaria em queda livre, entre 200 e 240 km/h.
E com uma velocidade de 800 km/h, qualquer falha estrutural ou colisão pode desfazer uma aeronave em poucos minutos e os passageiros ficam sem ar", aponta.