O que são polígonos? São figuras geométricas planas compostas por apenas uma linha fechada e seus lados são segmentados por retas. Um quadro, por exemplo, é um polígono, uma vez que possui quatro lados. Já um círculo não é um polígono porque é arredondado e não possui lados.
Para não ser um polígono, basta não satisfazer uma das características da sua definição, por exemplo: se a figura plana tem curvas ou se os segmentos interceptam-se ou então se a figura não for fechada, ela não será um polígono.
Em outras palavras, para que uma figura seja considerada um polígono, ela não pode conter qualquer lado que faça curva, dois de seus lados não podem se cruzar e a figura não pode ter aberturas.
AGORA, VAMOS FALAR SOBRE AS FIGURAS NÃO POLIGONAIS. ESSAS SÃO FORMAS QUE NÃO TÊM LADOS RETOS. UM EXEMPLO É O CÍRCULO. O CÍRCULO É UMA LINHA CURVA FECHADA.
Polígonos são figuras planas fechadas formadas por lados que, por sua vez, são segmentos de reta e não se cruzam em nenhum ponto. Polígonos são linhas fechadas formadas apenas por segmentos de reta que não se cruzam.
Os poliedros são os sólidos geométricos que possuem faces formadas por polígonos. Estão presentes no cotidiano, como caixas e demais embalagens, pirâmides, construções de casas, entre vários outros objetos. Os principais poliedros são as pirâmides e os prismas.
Funciona assim: se todos os ângulos internos forem menores que 180º então o polígono é convexo, contudo, se pelo menos um ângulo for maior que 180º, ele é não convexo ou também chamado de côncavo.
Polígonos são figuras geométricas planas e fechadas formadas por segmentos de reta. Os polígonos dividem-se em dois grupos, os convexos e os não convexos. Quando um polígono possui todos os seus lados iguais e, consequentemente, todos os ângulos internos iguais, trata-se de um polígono regular.
Possui 6 faces, 12 arestas e 8 vértices. O cubo é um poliedro de 6 lados que possui todas as faces quadradas. Ouça o texto abaixo! O cubo, conhecido também como hexaedro, é um sólido geométrico que possui seis faces, todas elas formadas por quadrados.
Não polígonos são figuras planas que não satisfazem a definição de polígono. Formas espaciais são aquelas que possuem três dimensões, como o cubo e o cone. Poliedros são formas espaciais que possuem faces formadas por polígonos. Não poliedros são formas geométricas que não satisfazem a definição de poliedro.
Quais são as formas geométricas que não são polígonos?
Às formas não planas que não são formadas por polígonos, damos o nome de não poliedros, ou seja, são os sólidos que possuem figuras curvas. Por exemplo: cilindro, cone e esfera.
As abelhas constroem suas colmeias não apenas para guardar seu mel, mas também para o desenvolvimento e reprodução da sua própria espécie. Essas estruturas são formadas por vários alvéolos, construídos com cera, na forma de prisma reto hexagonal regular com um fundo não plano.
A pirâmide é um sólido geométrico que possui base poligonal e faces laterais triangulares que se encontram em um ponto conhecido como vértice. As faces laterais da pirâmide são sempre triangulares. Como todas as faces da pirâmide são polígonos, ela pode ser classificada como um poliedro.
Um quadro, por exemplo, é um polígono, uma vez que possui quatro lados. Já um círculo não é um polígono porque é arredondado e não possui lados. Existem diferentes tipos de polígonos e a sua classificação é feita com base em suas características distintas.
Dado um polígono convexo qualquer, diagonal é o segmento que une dois vértices não consecutivos (ou adjacentes). Exemplos: Um triângulo não possui diagonais, pois, como só possui três vértices, não é possível unir dois vértices não consecutivos.
J. 2 Polígonos. São figuras geométricas fechadas, formadas por segmentos de reta. Estas figuras são caracterizadas pelos seguintes elementos: ângulos, vértices, diagonais e lados.
Triângulos, quadrados, retângulos, trapézios, pentágonos e hexágonos são exemplos de polígonos. Vértices, lados e ângulos internos são os principais elementos dos polígonos. Perímetro de um polígono é a soma dos lados de um polígono.