Sintomas da artrose cervical Dificuldade em virar o pescoço para os lados ou girar a cabeça para cima ou para baixo; Sensação de ter "areia" dentro da coluna quando movimenta o pescoço; Dormência ou de formigamento no próprio pescoço, nos ombros ou nos braços.
As causas podem incluir: Desgaste da Cartilagem: Quando a cartilagem que recobre a articulação sofre desgaste, os ossos acabam esfregando-se diretamente, provocando a sensação de fricção e o som de estalos. Essa condição é comum em doenças degenerativas, como a osteoartrite.
O que pode causar uma sensação de areia no pescoço?
Quais são os sintomas da artrose cervical? A condição pode causar dores no pescoço, dificuldades para movimentar a região, dores de cabeça, zumbido no ouvido e sensação de “areia” na coluna cervical. Em alguns casos, as dores e o formigamento podem atingir locais próximos ao pescoço, como ombros e braços.
Quem nunca ouviu uns estalos ao virarmos o pescoço ? Estes sons crepitantes, crocantes são produzidos pelo afastamento das estruturas articulares do nosso pescoço, que provocm uma libertação repentina de gases em forma de bolhas produzindo um som audível conhecido por "estalos".
⏳ Vencendo o barulhinho ou sensação de areia no pescoço
Quais são os sinais de desgaste no pescoço?
O desgaste na coluna cervical refere-se a alterações degenerativas que podem ocorrer nas vértebras cervicais ao longo do tempo. Estas mudanças podem ser o resultado de fatores naturais de envelhecimento, postura inadequada ou lesões anteriores.
Casos mais leves apresentam dor no pescoço, limitação de movimentos, dor de cabeça e torcicolo. Em casos mais graves e avançados, pode haver dormência na região cervical e redução da força nos braços e nas pernas.
Dor de cabeça do tipo tensional; Dificuldade em virar o pescoço para os lados ou girar a cabeça para cima ou para baixo; Sensação de ter "areia" dentro da coluna quando movimenta o pescoço; Dormência ou de formigamento no próprio pescoço, nos ombros ou nos braços.
As crepitações cervicais são sons ou sensações de estalos que ocorrem na região do pescoço durante determinados movimentos, como a rotação ou inclinação da cabeça. Esses estalos podem ser audíveis ou não, e são frequentemente descritos pelos pacientes como um som de “estalo”, “estalido” ou “crepitação”.
Na prática, o som advém do estourar das pequenas bolhas de gases presentes na articulação. Os experimentos já feitos mostraram que, quando em estresse, ocorre a formação de uma pressão que modifica o fluido do líquido articular, o que provoca o estourar das bolhas e gera o ruído.
Quais as causas da sensação de areia nos olhos? São diversos os motivos que podem ocasionar nesse sintoma, desde uma doença ocular até condições como a síndrome do olho seco e a conjuntivite, por exemplo. Alguma alergia, terçol e até mesmo a presença real de areia ou poeira nos olhos, pode ocasionar no problema.
Quais são os sintomas da artrite reumatoide no pescoço?
A artrite reumatoide também pode afetar o pescoço, tornando os ossos instáveis e aumentando o risco de os ossos exercerem pressão (compressão) sobre a medula espinhal.
As causas das crepitações cervicais podem variar, sendo as mais comuns relacionadas a alterações na articulação entre as vértebras cervicais, em especial alterações na pressão doa gases dentro da articulação.
Os especialistas chamam “zumbido de origem muscular” ao ruído causado por problemas musculares que normalmente envolvem músculos da cabeça e pescoço. Como é que o zumbido muscular é causado? Em caso de tensão muscular, o corpo reage para aliviar a tensão libertando substâncias que estimulam as células auditivas.
Deitado em decúbito dorsal (de barriga para cima), com as costas apoiadas e os braços alinhados ao lado do corpo, o paciente deve levantar a cabeça, sustentando-a por alguns segundos e aumentando o tempo progressivamente. Isso contribui para o fortalecimento, recuperação do equilíbrio e estabilidade cervical.
A dor na cervical é preocupante quando acompanhada de febre, mal-estar, dormência nas extremidades ou após traumas. Procure atendimento médico. A dor na cervical é comum em muitos indivíduos devido a posturas inadequadas, tensões diárias e outros fatores.
Já a crepitação é o ruído ou sensação relacionada com atrito ou irregularidade das superfícies, tende a ser mais constante no movimento. A crepitação é descrita frequentemente como “rangido”, “sensação de areia”, “sensação de raspar”.
A Descompressão da Coluna é um procedimento cirúrgico que visa aliviar os sintomas causados pela compressão das raízes nervosas devido ao estreitamento do canal espinhal, como dores nas costas; dores irradiadas para os membros e as dores cervicais.
Alguns dos problemas associados à artrose cervical incluem dor crônica no pescoço, rigidez, perda de flexibilidade e, em casos mais graves, comprometimento das funções nervosas devido à compressão de nervos na região cervical.
Também designados por tinnitus ou zumbidos, os acufenos correspondem à perceção de um som, no ouvido ou na cabeça, uni ou bilateralmente, sem a existência de um estímulo externo. Podem ter origem em qualquer parte do sistema auditivo e são um sintoma muito comum que pode afetar pessoas de qualquer idade ou género.
A dor da cervicalgia pode ser aguda ou crônica, leve, moderada ou intensa. Em alguns casos, a cervicalgia pode causar sintomas neurológicos como dor que irradia para os ombros ou braços, formigamento, perda da força ou alteração sensibilidade.
Em decúbito dorsal sobre uma superfície firme, eleve sua cabeça retirando-a totalmente do contato com a superfície e trazendo o queixo em direção ao tórax, e segure por cinco segundos antes de retornar à posição inicial. Repita essa elevação por 8-10 vezes, duas vezes por dia.
A estenose da coluna cervical é o estreitamento do canal medular na região do pescoço. O estreitamento espreme (comprime) os nervos e, às vezes, a medula espinhal, causando dor no pescoço e, às vezes, fraqueza e sensações anormais nos braços ou nas pernas.
A compressão dos nervos na região cervical pode levar a sintomas neurológicos, como fraqueza nos membros superiores, dificuldade para andar, falta de coordenação e, em casos extremos, perda da função motora.