Quando incide o DSR?

Se você recebe um salário fixo mensal, o cálculo do DSR já está embutido no seu pagamento. O salário mensal considera que o mês possui 4 domingos ou dias de descanso, e o valor do seu salário já inclui a remuneração por esses dias.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.vr.com.br

Quando se aplica o DSR?

Esse período de descanso faz parte da preservação da saúde e segurança do trabalhador, para que ele volte ao trabalho após recuperar suas energias, tendo qualidade de vida e bem-estar. Vale destacar que a regra diz que o DSR deve ser concedido após o período máximo de seis dias trabalhados em sequência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em solides.com.br

Quando a empresa tem que pagar o DSR?

O Descanso Semanal Remunerado (DSR) é um direito fundamental dos trabalhadores brasileiros. Trata-se de um período de descanso semanal obrigatório de, no mínimo, 24 horas consecutivas, concedido aos empregados após seis dias de trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sindeepres.org.br

Quais dias é considerado DSR?

O Descanso Semanal Remunerado - DSR foi instituído pela Lei 605/1949, garantido pela referida lei e pela Constituição Federal em seu art. 7º, inciso XV, ao empregado que não faltar durante a semana sem motivo justificado, ou seja, que tenha cumprido integralmente o seu horário de trabalho na semana.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em guiatrabalhista.com.br

Quais as verbas que incidem no DSR?

Com a alteração do entendimento do TST, a partir de 20 de março de 2023, a majoração do valor do repouso semanal remunerado, decorrente da integração das horas extras, deve incidir no cálculo das férias, 13º salário, aviso prévio e FGTS.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em baptista.com.br

COMO CALCULAR DSR

Quando é que desconta o DSR?

O DSR é descontado quando há faltas sem justificativa ou atrasos. Além disso, saídas durante o expediente, mesmo que por breves períodos, podem resultar na redução da remuneração. É importante destacar que o desconto DSR pode variar de acordo com a natureza da jornada estabelecida entre o funcionário e a empresa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meutudo.com.br

O que diz a súmula 264 do TST?

Súmula 264: Essa súmula trata do cálculo do valor das horas extras. Ela dispõe que essa remuneração é composta do valor da hora normal integrado por parcelas de natureza salarial e do adicional previsto em lei, contrato, acordo, convenção coletiva ou sentença normativa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tst.jus.br

O que diz a CLT sobre a DSR?

Art. 1º Todo empregado tem direito ao repouso semanal remunerado de vinte e quatro horas consecutivas, preferentemente aos domingos e, nos limites das exigências técnicas das empresas, nos feriados civis e religiosos, de acordo com a tradição local. Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

O que diz a súmula 146 do TST?

O repouso semanal remunerado corresponde à folga semanal a que tem direito o empregado e é direito previsto na Constituição Federal (artigo 7º.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais verbas têm reflexos?

Os reflexos no direito do trabalho basicamente ocorrem nos repousos semanais remunerados, gratificação natalina, férias, aviso-prévio indenizado e FGTS, mas podem vir a ocorrer também no cálculo dos adicionais. Por exemplo, um empregado que recebe habitualmente o adicional de horas extras.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Em que situações o empregado não tem direito ao descanso semanal remunerado (DSR)?

No entanto, este direito é assegurado apenas aqueles trabalhadores que têm seu exercício profissional amparado pela CLT. Os trabalhadores contratados pelo regime de prestação de serviço de Pessoa Jurídica (PJ) não têm esse direito assegurado pela lei.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

O que diz a súmula 172 do TST?

Súmula nº 172 do TST

Computam-se no cálculo do repouso remunerado as horas extras habitualmente prestadas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www3.tst.jus.br

O que diz o artigo 67 do CLT?

Art. 67 - Será assegurado a todo empregado um descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

O que acontece se trabalhar 7 dias seguidos?

E SE O EMPREGADO FOLGA APÓS 7 DIAS DE TRABALHO, O QUE ACONTECE? Nesta situação, o funcionário deve receber o pagamento da remuneração em dobro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em secjaragua.com.br

Quando o funcionário falta na segunda-feira desconta quantos dias?

Faltas no trabalho sem justificativa estão entre os fatores que impactam o cálculo da folha de pagamento. Afinal, cada dia de ausência leva a um desconto equivalente a um dia de trabalho na remuneração do trabalhador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em solides.com.br

A intrajornada tem DSR?

Além disso, é importante entender que o intervalo intrajornada é diferente do Descanso Semanal Remunerado (DSR). O DSR consiste em 1 ou mais dias de descanso do trabalho, onde o empregador não pode descontar do salário, como, por exemplo, os fins de semana. A intrajornada, como dito, é o descanso durante o expediente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meutudo.com.br

O que diz a Súmula 444 do STJ?

444, segundo a qual, in verbis: "É vedada a utilização de inquéritos policiais e ações penais em curso para agravar a pena-base." De fato, a mesma ratio decidendi que orientou a edição do entendimento sumular no sentido de que inquéritos e ações penais em curso não podem ser empregados, na primeira fase da dosimetria, ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em processo.stj.jus.br

O que diz o art 386 CLT?

Assim, o art. 386 prevê que, havendo trabalho aos domingos, será organizada escala de revezamento quinzenal que favoreça o repouso dominical. Ou seja, a empregada mulher que trabalhe num domingo, deverá obrigatoriamente folgar no domingo subsequente, independentemente de ter usufruído de folga semanal em outro dia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz a Súmula 333 do TST?

Redação anterior : Súmula 333 - Não ensejam recursos de revista ou de embargos decisões superadas por iterativa, notória e atual jurisprudência da Seção Especializada em Dissídios Individuais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meuvademecumonline.com.br

Quando deve ser pago o DSR?

Afinal, o que é DSR? Em termos simples, o DSR é o direito de todo trabalhador com carteira assinada a, no mínimo, um dia de folga por semana, geralmente aos domingos, sem prejuízo no salário. Isso significa que, mesmo sem trabalhar nesse dia, você recebe o pagamento normalmente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.vr.com.br

Quando perde o direito ao DSR?

Desconto do DSR só cabe quando o empregado falta o dia todo. O art. 6, da Lei 605/49, é taxativo em afirmar que o empregado perde a remuneração do dia de repouso quando não tiver cumprido integralmente a jornada de trabalho da semana.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cremasco.adv.br

O que o artigo 58 da CLT estabelece?

58 da CLT que dispõe: “o tempo despendido pelo empregado até a efetiva ocupação do posto de trabalho e para o seu retorno, caminhando ou por qualquer meio de transporte, inclusive o fornecido pelo empregador, não será computado na jornada de trabalho, por não ser tempo à disposição do empregador”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em enciclopediajuridica.pucsp.br

O que diz o artigo 457 da CLT?

"Art. 457. Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador como contra-prestação do serviço, as gorjetas que receber.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

O que diz a OJ 394 do TST?

A tese jurídica aprovada para o Tema Repetitivo 9, que orientará a nova redação da OJ 394, foi a seguinte: REPOUSO SEMANAL REMUNERADO. INTEGRAÇÃO DAS HORAS EXTRAS. REPERCUSSÃO NO CÁLCULO DAS FÉRIAS, DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO, AVISO PRÉVIO E DEPÓSITOS DO FGTS.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tst.jus.br

O que diz a Súmula 296 do TST?

SÚMULA Nº 296 DO TST 1 - Consoante o entendimento da Súmula nº 296 do TST, somente revelam divergência jurisprudencial os arestos que revelam "existência de teses diversas na intepretação de um mesmo dispositivo legal, embora idênticos os fatos que as ensejaram".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br