O que é queloide na orelha? Um queloide é uma cicatriz que se forma após uma lesão na pele, como uma incisão cirúrgica, acne, queimadura ou mesmo um piercing nas orelhas. A principal característica do queloide é seu crescimento além dos limites da lesão original, formando uma protuberância elevada e espessa.
Sentir um pouco de dor e inchaço após fazer o furo é esperado e considerado normal. No entanto, lembre-se que o inchaço após a perfuração deve desaparecer em alguns dias. Se a dor aumentar e persistir, você pode estar lidando com uma infecção ou rejeição ao brinco e é hora de consultar um médico.
Em muitos casos, o queloide na orelha só pode ser removido por meio de cirurgia, depois de ter dado início ao tratamento que pode levar até quatros meses. “Este período da terapia é necessário para reduzir a lesão e, assim, evitar que ela possa retornar.
O que fazer quando cria uma bola no furo da orelha?
Compressa de soro fisiológico
Em caso de inchaço ou secreção, o uso de compressa de soro morno gaze ajuda muito, principalmente para “desmanchar" aquelas bolinhas que começam a nascer no furo.
Por mais que não seja a causa mais comum, caroços na orelha podem ser manifestações de algum tumor maligno – ou um tumor que possa se desenvolver como maligno. Mesmo que não estejamos falando do cenário mais comum, este é um ótimo motivo para você não ignorar o tal carocinho na orelha e procurar ajuda médica.
A orelha inflamada pode ser tratada de forma simples, na maioria dos casos, apenas com a limpeza adequada da região. No entanto, caso seja notada secreção e/ ou pus, é importante consultar o médico para que seja orientado o melhor tratamento, que pode envolver o uso de pomadas antibióticas e/ ou de corticoides.
Essas bolinhas, ou granulomas, indicam que algo falhou durante a cicatrização do seu piercing, e para fazer com que esse granuloma vá embora é preciso identificar qual sua causa.” Já o queloide é a cicatriz que cresceu demais e passou da margem da ferida.
Caso você suspeite que esteja desenvolvendo um granuloma após ter colocado um piercing, o ideal é que consulte um dermatologista ou clínico geral. O tratamento depende da sua causa e varia desde a aplicação de compressas mornas no local até a remoção do granuloma por cirurgia.
Existe remédio caseiro para curar queloides na orelha?
Existe tratamento caseiro para queloide na orelha? Não, os tratamentos caseiros não são eficazes e podem inclusive piorar os queloides aumentando a inflamação local. Queloide na orelha deve ser tratado por um médico especialista, em geral utilizando-se de uma combinação de técnicas.
O queloide tem cura e geralmente requer um tratamento com abordagens complementares. Podem ser usados cremes e pomadas que inibem a formação de colágeno para evitar que o queloide continue crescendo. Existem, também, tratamentos com laser, crioterapia e radiação, para ajudar a diminuir o tamanho dos queloides.
Uma das principais diferenças entre granuloma e queloide está na aparência de cada uma. A primeira são nódulos doloridos e inflamados de textura esponjosa, que podem até sangrar. Enquanto o segundo é indolor, porém é maior, mais disforme e escuro.
Uso de pomadas e cremes com corticoides, seguindo prescrição e orientação médica; Crioterapia, muito eficaz para reduzir os tamanhos das queloides; Tratamento a laser, que pode ajudar a reduzir a altura e a pigmentação da cicatriz queloidiana; Curativos à base de silicone, etc.
Isso é normal; Acúmulo de células mortas da pele: Às vezes, células mortas da pele se acumulam ao redor do furo, formando uma casquinha. Isso é uma parte natural do processo de renovação da pele.
💧 Soro Fisiológico Gelado e Gaze Estéril: Umedeça uma gaze estéril com o soro gelado e faça uma compressa na perfuração nova por 10 minutos para hidratar e ajudar na cicatrização. Com esses cuidados simples, você garante saúde e beleza para o seu piercing!
Mais frequentemente, o granuloma anular sara sem nenhum tratamento. Portanto, pessoas que não têm nenhum sintoma geralmente não necessitam de tratamento. No entanto, a cura pode demorar anos. Os cremes com corticosteroides ou corticosteroides injetados na erupção cutânea podem ajudar a eliminá-la.
Para eliminar o granuloma de corpo estranho, o médico precisa removê-lo cirurgicamente. Se o granuloma tiver dado origem a um abscesso, é feita a drenagem cirúrgica, podendo associar a antibioticoterapia.
O granuloma, na maioria dos casos, desaparece sozinho. Em geral, manter o local bem higienizado já é suficiente para a resolução do problema. Deve-se também evitar ficar tocando o local, de modo diminuir o risco de infecções bacterianas.
Lave a região com água e sabonete líquido neutro, e hidrate com soro fisiológico, utilizando gaze ou cotonetes limpos. Faça isso de 2 a 3 vezes ao dia. 4️⃣ Aposte em compressas de camomila: A camomila é uma opção de tratamento pois tem propriedades anti-inflamatórias e calmantes.
Tomar anti-inflamatórios, como ibuprofeno, nimesulida ou cetoprofeno, por exemplo, ajudam a melhorar a dor e o inchaço; Evitar o atrito do piercing com roupas ou acessórios; Ter cuidado com a alimentação, pois existem tipos de comida que podem dificultar a cicatrização, como doces, refrigerantes, frituras e embutidos.
A Contractubex é uma pomada para queloide com textura de gel feita com substâncias altamente cicatrizantes e anti-inflamatórias que impedem não só a formação de saliências acima da cicatriz, mas estimulam a rápida cicatrização e suavizam a aparência da cicatrização.