O ciberespaço é definido como “o espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores” (LÉVY, 1999, pág. 92).
Quando falamos em ciberespaço estamos falando também de a um lugar distante que podemos acessar B acesso a informações?
Resposta: e) Comunicação e interação por meio da Internet. Explicação: O ciberespaço pode ser entendido como um espaço virtual onde a comunicação se dá por meio de redes de computadores.
Ciberespaço é o espaço virtual onde ocorrem transmissão de comunicação. Relação de troca entre sociedade e tecnologias da comunicação, informação e cultura. Espaços com grandes concentrações de tecnologia como internet, e-mail, redes sociais, blogs, etc.
Quais os dois tipos de comunicação no ciberespaço?
Contudo, neste ambiente, onde a comunicação é realizada por meio de aparatos técnicos, o corpo real dá lugar a outros tipos de representação de emoções, uma vez que na comunicação mediada não há contato físico e interação entre corpos reais.
A comunicação digital é feita por meio de canais, como email, redes sociais, podcast, videochamadas, blog, sites, aplicativos de mensagem instantânea, entre outros.
Ou seja, a Cibercultura é a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais. Ela é o que se vive hoje. Home banking, cartões inteligentes, voto eletrônico, pages, palms, imposto de renda via rede, inscrições via internet, etc.
Porém trata-se de um espaço que não existe fisicamente, mas virtualmente: o ciberespaço. Termo que foi idealizado por William Gibson, em 1984, no livro Neuromancer, referindo-se a um espaço virtual composto por cada computador e usuário conectados em uma rede mundial.
Quais são as três principais características da cibercultura?
Lévy ainda aponta três características que seriam essenciais à cibercultura: a interconexão, a criação de comunidades virtuais e a inteligência coletiva.
Quais os meios de comunicação usados nas relações sociais virtuais?
Os principais exemplos dessa categoria de meio de comunicação são o telefone e o rádio. Na última década, tornou-se popular também o podcast, disponibilizado com o auxílio da internet e acessado por meio de aplicativos e sites especializados.
Como conhecimento é visto como uma construção social, o processo educativo via ciberespaço é favorecido pela participação social em um ambiente que propicia a colaboração, a avaliação e o acesso a infinitos saberes universais, não totalizáveis e ricos em possibilidades que propiciam uma visão mais ampla do objeto de ...
Apesar da internet ser o principal ambiente do ciberespaço, devido a sua popularização e sua natureza de hipertexto, o ciberespaço também pode ocorrer na relação do homem com outras tecnologias: celular, pagers, comunicação entre radioamadores e por serviços do tipo “tele-amigos”, por exemplo.
O ciberespaço compreende tudo aquilo que envolve comunicação e redes de conexão, diretamente ligado ao movimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Esse contexto engloba diversos âmbitos como o social, econômico, de desenvolvimento e educacional.
Qual a característica mais importante do ciberespaço?
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Emissão e recepção de informação em tempo real é uma das características mais importantes do ciberespaço” (livro-base, p. 20).
A alternativa correta a respeito da definição de ciberespaço e cibercultura é a letra a. O Ciberespaço define o uso da internet através de dispositivos eletrônicos, o que permite que as pessoas, ainda que distantes entre si geograficamente, possam se comunicar.
Cibercultura é a cultura que surgiu, surge, ou está surgindo, a partir do uso da rede de computadores, e de outros suportes tecnológicos (como, por exemplo, o smartphone) através da comunicação virtual, a indústria do entretenimento e o comércio eletrônico, no qual se configura o presente.
O ciberespaço proporcionou profundas transformações nos campos da atividade humana, sejam sociais, econômicas, políticas, de comunicação, entre outras. Através do advento da rede, a transmissão e produção de conhecimentos se ampliaram massivamente. Dentro do espaço cibernético, o tempo e distância não são impeditivos.
De uma forma muito distintiva, o ciberespaço agrega atributos que potenciam condições ímpares à proliferação da sua utilização, nomeadamente, não apresenta restrições geográficas ou temporais, não tem barreiras à entrada e o custo de acesso é baixo.
Qual é o processo de formação da palavra ciberespaço?
Portanto, “ciberespaço” é uma palavra formada por composição, e não por derivação”. Coo não houve qualquer perda fonética, dizemos que houve uma composição por justaposição.
O ciberespaço também oferece oportunidades aos criminosos, que o utilizam para roubar identidades e ideias, defraudar governos e empresas, e explorar os mais vulneráveis nas nossas sociedades. O custo financeiro da criminalidade informática é substancial, sendo estimado em 1 bilião de dólares por ano a nível global.
O ciberespaço proporciona que a leitura seja interativa pelo fato de ser possível acessar outras dimensões textuais, ou seja, de um link em um site é possível partir para outros textos disponíveis na internet configurando- se, assim, o hipertexto.
Quais são os principais princípios da cibercultura?
A cibercultura caracteriza-se por três “leis” fundadoras: a liberação do pólo da emissão, o princípio de conexão em rede e a reconfiguração de formatos midiáticos e práticas sociais.
Quais são as três principais leis da cibercultura?
Lemos (2003) introduziu as três “Leis da Cibercultura”: a Lei da Re- configuração, a Lei da Liberação do Pólo da Emissão e a Lei da Conec- tividade Generalizada.
A cibercultura democratiza a troca de experiências e de informações, além de contribuir para a expressão, comunicação e aprendizagem de todos que tenham um dispositivo com acesso à internet e saibam como utilizá-lo.