Quando é indicado o PICC?
O cateter PICC é recomendado para pessoas que necessitam realizar algum tipo de procedimento que dura muito tempo, de forma que evita que seja necessária a colocação e remoção várias vezes de cateter durante o período de tratamento ou do procedimento, o que pode causar dor e ser bastante desconfortável.Qual a principal vantagem do PICC?
As principais vantagens dos PICCs são: o benefício de inserção do cateter sob anestesia local, associada ou não à sedação; redução do desconforto do paciente, evitando múltiplas punções venosas; possibilidade de ser inserido à beira do leito; obter via segura para administração de antibióticos; nutrição parenteral ...Quem usa PICC?
Geralmente é colocado em pacientes que têm veias difíceis e precisam receber medicamentos injetáveis, estão sujeitos a tratamento prolongado por meio de uma veia ou que necessitam utilizar medicamentos irritantes para veia que podem causar inflamação e dor.Para que serve a PIC?
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são abordagens terapêuticas que têm como objetivo prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação da saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade.Cateter: quando é indicado, quais são e principais cuidados.
Quais as indicações da PIC?
As indicações de monitorização da PIC no paciente com traumatismo craniencefálico, segundo as recomendações da Brain Trauma Foundation (2000), são: pacientes com TCE grave e tomografia computadorizada (TC) de crânio com anormalidades.Qual o objetivo da PIC?
A monitorização da pressão intracraniana (PIC) fornece informações importantes que precedem o aparecimento de sinais e sintomas de descompensação em casos de hipertensão intracraniana aguda.Qual o risco do PICC?
O uso de cateter central de inserção periférica (PICC, sigla do inglês, P eripherally Inserted Central Catheters) em crianças pode aumentar significativamente o risco de tromboembolia venosa, mostra um estudo publicado on-line em 07 de janeiro no periódico Blood.Quais as desvantagens do PICC?
Os PICCs podem ter como principais complicações: infecção, fratura com migração venosa para distal, tromboflebite ou TVP em extremidade superior, síndrome de Horner e até mesmo quilotórax16-18, dentre as quais as mais comumente encontradas são infecções, tromboflebites e TVP5-8.Qual a diferença entre cateter venoso central e PICC?
Em comparação a uma linha CVC, uma linha PICC é inserida em uma veia do braço ou da mão. Como acontece com o CVC, o cateter é deslizado ao longo de veias de calibre maior até atingir a veia cava superior. Tanto as linhas CVC como PICC permitem o acesso venoso de longo prazo sem picadas frequentes de agulha.Quais os cuidados com o PICC?
Não desconectar o sistema desnecessariamente (ex: colocar roupas). Não tracionar e/ou dobrar o cateter. Não garrotear e/ou aferir pressão arterial no membro onde o cateter está inserido. Realizar troca do curativo com técnica asséptica, em caso de sujidades e/ou má aderência do curativo.Qual o valor de uma PICC?
Um comparativo sobre os custos da inserção de PICC por enfermeiros a beira leito e de cateter venoso central (CVC) por médicos em centro cirúrgico mostrou que a inserção do PICC teve um custo 40% menor, apesar do valor do CVC ter sido de R$32,00 e o do PICC, R$610,00.Qual o papel do enfermeiro ao avaliar o paciente para inserção de PICC?
O enfermeiro é o responsável pela inserção do cateter, razão pela qual participa ativamente da decisão médica do melhor acesso venoso de que o paciente necessita para o tratamento intravenoso (IV), o qual representa parte muito importante do trabalho de toda equipe de enfermagem.Quais os sinais e sintomas de trombose relacionada ao PICC?
Manifestações clínicas. Os sintomas de trombose venosa profunda de membros superiores incluem desconforto, dor, parestesias e fraqueza no braço. Edema, descoloração e aparecimento de colaterais venososas visíveis são manifestações clássicas.Quais são os cateteres de longa permanência?
Os cateteres de longa permanência são produzidos em silicone ou poliuretano, constituídos de lúmen único ou múltiplo, podendo ser semi ou totalmente implantáveis.Pode ser administrado contraste em PICC?
Em exames de tomografia computadorizada (TC), o uso de contraste intravenoso é comum, visando melhorar a precisão do diagnóstico. O contraste deve ser administrado preferencialmente em uma veia periférica. No entanto, em alguns pacientes, este acesso pode ser frágil e difícil.Qual indicação para PICC?
Quanto às indicações, foram apontadas pelos autores consultados varias situações em que o PICC pode ser utilizado, destacando como principais indicações: tratamentos prolongados, uso de drogas vesicantes, terapia nutricional, tratamento de recém-nascidos e lactentes; não havendo discordância entre os mesmos.Quais os benefícios do PICC?
Vantagens de um cateter PICCUm cateter PICC reduz a necessidade de picadas de agulha para medicamentos, fluidos, nutrientes, hemoderivados e amostras de sangue. Um cateter PICC pode ser colocado com o paciente recebendo apenas sedação leve ou nenhuma. O dispositivo é de fácil acesso.
Qual a durabilidade do PICC?
Quanto ao tempo de permanência do Picc, a duração média de permanência do dispositivo foi 145,48 dias (máxima de 796 dias e mínima de 15 dias).Quanto tempo o paciente pode ficar com PICC?
Tempo de permanência variou entre 3 a 11 meses. curativo semanalmente ou se necessário, heparinizar o cateter ao utilizar ou a cada 30 a 40 dias e o turbilhonamento com soro fisiológico antes e após as medicações.São exemplos de complicações do PICC e suas causas?
No período pós-inserção do PICC podem ocorrer flebite, que pode ter como causa química, mecânica ou infecciosa, infecções, a fratura do cateter com potencial risco de resultar em embolia, a obstrução do cateter; trombose e a ruptura do cateter.Quanto tempo o paciente pode ficar com acesso central?
O período máximo de tempo em que um cateter venoso central totalmente implantado pode permanecer no local ainda não foi determinado, mas tem sido relatado como sendo usado por até 5 anos.Qual é o valor normal da pressão intracraniana?
A pressão intracraniana pode ser considerada normal quando estiver entre 0 e 15 mmHg; de 15 a 40 mmHg ela está moderadamente elevada e acima de 40 mmHg muito alta. Pequenas flutuações irregulares, variando de 15 a 35 mmHg, po- dem ser consideradas normais 3 - 6 .Quais os cuidados com paciente com pic?
Os principais cuidados de enfermagem para estes pacientes, em virtude do sistema DVE/PIC, são:
- cabeceira do leito elevada entre 30 a 45 graus;
- sistema DVE/PIC em um suporte exclusivo;
- checagem do sistema a cada 6 horas;
- zerar o cateter de DVE no conduto auditivo externo, evitando o tracionamento do mesmo.