De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o intervalo ideal entre uma gravidez e outra é de 24 meses. Isso dá tempo para o corpo da mulher se recuperar da gravidez e do parto, além de reduzir os riscos de complicações para a mãe e o bebê.
Não deixar para tentar o primeiro filho depois dos 35 anos, porque aí já caiu a fecundidade, que é a taxa de gestação a cada mês. Isso é também um papel do ginecologista. A cada consulta, observando a idade da paciente, a situação emocional, o fato de estar com parceiro, com uma vida afetiva organizada, de alertá-la.
Para aumentar as chances de gravidez, é importante identificar os dias mais férteis, sendo considerado que o melhor período é entre 11 a 16 dias após o primeiro dia da menstruação, que corresponde ao momento que antecede a ovulação, por isso, o melhor momento para ter a relação é entre as 24 e 48 horas antes da ...
Enquanto, antigamente, dizia-se que o ideal era dos 18 aos 25 anos, hoje, do ponto de vista médico, a faixa recomendada é dos 20 aos 32 anos. Antes disso, o aparelho reprodutor não está totalmente desenvolvido e, depois, a mulher se torna menos fértil”, explica.
Qual a diferença de idade ideal para ter o segundo filho?
Dê tempo ao corpo. Vale lembrar que é recomendado que o intervalo entre ter um filho e outro seja de, ao menos, 24 meses e que abaixo de 18 meses há riscos maiores de anemia, abortamento, trabalho de parto prematuro e ruptura uterina.
Do ponto de vista biológico, a idade ideal para engravidar é geralmente considerada entre 20 e 35 anos. Isso porque a fertilidade feminina começa a declinar a partir dos 30 anos e cai mais rapidamente a partir dos 35 anos.
Assim, o melhor momento para conceber pode ser durante os meses de verão, quando o calor e a energia estão em alta, especialmente entre janeiro e fevereiro.
O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.
Qual o melhor horário para ter relações para engravidar?
Estudos mostram que o período de maior chance para engravidar ocorre quando a relação sexual se dá dentro do intervalo de 48 horas antes da ovulação. Este é o período em que o espermatozoide encontra-se mais saudável e ativo.
Sarah Matthews, consultora de ginecologia no Hospital Portland, de Londres, e especialista em fertilidade, considera que, levando em conta apenas a biologia, a idade com menor risco de complicações na gravidez e no pós-parto é entre 25 e 29 anos.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) determina, tendo como base princípios biológicos, o limite de 50 anos para candidatas aos tratamentos de reprodução assistida. Porém, podem haver exceções a esse limite, pois a normativa do CFM não pode ferir o direito constitucional de planejamento familiar.
Do ponto de vista biológico, o ideal seria engravidar a partir dos 20 anos, quando a taxa de fertilidade começa a reduzir lentamente, até os 35 anos, idade em que as possibilidades de concepção reduzem drasticamente. Além do número de óvulos diminuir, a qualidade é prejudicada.
“Além da infertilidade, após os 35 anos existe aumento do risco de coexistir outras condições médicas como câncer, doenças cardiovasculares, renais, endócrinas e autoimunes, além da obesidade, que aumentam o risco de hospitalização, cesariana e outras complicações gestacionais”, reforça Manoela Porto.
O número ideal é dois, de acordo com pesquisadores britânicos e noruegueses. O estudo contou com dados de mais de 1,5 milhão de homens e mulheres noruegueses, nascidos entre 1935 e 1968.
Historicamente, a janela de 37 a 41 semanas era aceita como um bom período para o bebê nascer. No entanto, estudos mais recentes mostraram que bebês que nascem antes das 39 semanas podem enfrentar mais desafios, especialmente relacionados à respiração.
Qual é a idade ideal para se casar? A ciência encontrou uma resposta. Um estudo da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, sugere que pessoas que se casam entre 28 e 32 anos têm poucas chances de se divorciar nos primeiros cinco anos de casamento.
Portanto, cada mulher deverá saber seu padrão de ciclo menstrual para identificar esse dia”, afirma Eduardo Motta, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio-Libanês. Para exemplificar, quem tem um ciclo de 28 dias ovula no 14º dia. Portanto, o período fértil ocorre entre o 12º e o 16º dia.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o intervalo ideal entre uma gravidez e outra é de 24 meses. Isso dá tempo para o corpo da mulher se recuperar da gravidez e do parto, além de reduzir os riscos de complicações para a mãe e o bebê.
Ainda assim, o tempo não para e, fisiologicamente, a mulher grávida com mais de 35 anos fica exposta a mais riscos relacionados à gravidez. A começar pela fertilidade, que decai vertiginosamente após a mulher atingir essa idade.
Em que momento a mulher deve ir para o hospital ou maternidade? A mulher deve ir para o hospital ou maternidade quando um dos eventos a seguir ocorrer: A bolsa d'água se rompe. As contrações duram 30 segundos ou mais e ocorrem com menos de seis minutos de intervalo entre elas.
A dor no primeiro estágio do trabalho de parto localiza-se principalmente na porção inferior do abdômen e irradia para a região lombar e para as coxas4,12.
Contrações regulares, aumento da pressão pélvica e mudanças na consistência do muco cervical são indicativos comuns. Esses sinais, quando compreendidos, ajudam as gestantes a diferenciar entre as sensações normais da gravidez e os primeiros estágios do trabalho de parto.