Para resumirmos, a dor no braço é preocupante quando ela vem acompanhada de outros sintomas, tais como respiração dificultada, dor torácica, dor nas costas, suor frio, dentre outros sintomas. É uma dor que se inicia na região torácica e se estende para o braço esquerdo, acompanhada desses outros sintomas.
A dor no braço direito pode ser causada por diversas razões, desde lesões musculares até problemas cardíacos. A avaliação da gravidade da dor no braço envolve considerar vários fatores, incluindo a intensidade da dor, a presença de outros sintomas, o contexto médico pessoal e outros fatores de risco.
O principal sintoma é dor ou desconforto na região peitoral, podendo irradiar para as costas, rosto, braço esquerdo e, raramente, o braço direito. Esse desconforto costuma ser intenso e prolongado, acompanhado de sensação de peso ou aperto sobre tórax.
Caso a dor no braço esteja acompanhada por outros sintomas, como dor no peito, falta de ar, sudorese, náuseas, vômitos, formigamentos, tontura ou palpitações, é extremamente importante que você procure ajuda médica imediatamente, pois isso pode ser sinal de um infarto.
Esse processo pode levar o músculo afetado à morte e geralmente causa intensa dor no do peito, como um aperto ou uma pontada que pode se alastrar para o pescoço, axila, costas ou braço esquerdo.
Antes de ocorrer um infarto, há a "isquemia", quando o fluxo de sangue chega a 30% de sua capacidade. Nesses casos, são comuns dores no braço direito, pescoço, estômago e nas costas, além de enjoo.
Quais são os sintomas do nervo do braço inflamado?
A dor é o sintoma mais comum, mas pode variar de leve a intensa para quem tem o nervo do braço inflamado. Além dela, a inflamação costuma gerar sensações de dormência ou formigamento não apenas nos braços, mas nas mãos ou nos dedos.
É comum ainda que a dor irradie para o braço esquerdo. Já na crise de ansiedade, a dor no peito costuma vir em ondas de vai e vem. Além do mais, é seguida de uma sensação de ardor (formigamento) que pode atingir não só o braço esquerdo como também o direito, pernas e dedos.
O que fazer: é indicado fazer repouso, aplicar de gelo e fazer sessões de fisioterapia, sendo que o ortopedista também poderá indicar o uso de anti-inflamatórios, como cetoprofeno, para aliviar a dor ou, em casos em que não há melhora, pode ser necessária a realização de um tratamento cirúrgico.
Lesões por Esforço Repetitivo (LER): lesões causadas por movimentos repetitivos, comuns em profissões que exigem atividades manuais intensas; Bursite: inflamação das bursas, pequenas bolsas cheias de líquido que amortecem as articulações, resultando em dor no braço.
Quais são os sintomas de má circulação no braço direito?
Uma má circulação sanguínea, geralmente, pode apresentar dor nos braços. Isso ocorre pelo fato de que o sangue não está percorrendo as partes essenciais do membro. Nesse caso, a dor nos braços pode acompanhar outros sintomas, como dormência, cãibras, úlceras e, até mesmo, perda de força nas mãos.
A dor no braço direito pode surgir por diversas causas, sendo que as mais comuns são pancadas ou lesões nas estruturas do braço, como acontece ao ter uma má postura, fazer esforços repetitivos ou ao dormir por cima do braço, por exemplo.
Outras causas da dormência no braço esquerdo incluem condições mais graves, como acidentes vasculares cerebrais (AVC) ou ataques cardíacos, especialmente se vier acompanhada de outros sintomas como dor no peito, problemas de fala, fraqueza ou confusão mental.
A neurite braquial aguda (síndrome de Parsonage-Turner ou amiotrofia neurálgica) é uma disfunção súbita do plexo braquial devido à inflamação, em vez de lesão ou câncer. É provavelmente causada por uma reação autoimune – quando o corpo produz anticorpos que atacam os próprios tecidos – ou um vírus.
A dor no braço esquerdo é um sintoma comum de quem sofre infarto e surge a partir de uma dor forte no peito, que pode se alastrar não apenas para este local, mas também para outros, como axila, pescoço e costas. “Geralmente, no infarto agudo do miocárdio, dores no braço esquerdo ocorrem por irradiação da dor torácica.
A tendinite no braço consiste na inflamação da estrutura que liga os músculos e os ossos, ou seja, os tendões. A doença caracteriza-se pela lesão ou degeneração de um ou vários desses tendões.
Nervos comprimidos ou acidentes. A dor no antebraço também pode estar relacionada a uma infecção geral, como um resfriado, que causa dores no corpo ou uma doença nos tecidos do antebraço. Em casos raros, a dor no antebraço pode estar relacionada com um crescimento benigno, como um cisto ou mesmo um tumor maligno.
“Muitas vezes quando fico nervoso sinto dor no braço direito. Isso pode ser ansiedade?” Quando a ansiedade é muito intensa pode causar dor no braço direito (e em muitas outras partes do corpo). Isso porque a ansiedade causa tensão e contração muscular, que pode acabar causando dor.
Uma das principais formas de diferenciar dor muscular de dor de infarto é se mover. Porque o desconforto de origem muscular pode melhorar ou passar em repouso, e se intensificar diante de certos movimentos. Também não costuma ser associado a outros sinais, e pode ter causa conhecida.