Após o tratamento ortodôntico, com movimentação macro, colocamos as contenções e o paciente passa pelo protesista, que fará ajustes como trocar restaurações, colocar dentes que estão faltando, fazendo a reabilitação da mordida. Somente após esse tratamento é que indicamos a remoção da contenção.
Mas podemos dizer que o móvel não é utilizado por um longo período, é necessário por até dois anos. Agora, o fixo pode ser por tempo indeterminado. O paciente pode usá-lo a vida toda, isso porque a contenção fixa geralmente é colocada na arcada inferior, e os dentes dessa região podem se movimentar por mais tempo.
Todavia, de forma geral, o período de duração médio do uso da contenção, será de, no mínimo, o tempo equivalente ao uso do aparelho fixo. Assim, se o paciente usou aparelho por 24 meses, deverá usar a contenção por, no mínimo, mais 24 meses.
O tempo de uso do aparelho de contenção vai depender do caso. Desta maneira, após a remoção do aparelho fixo, o paciente utiliza a contenção superior por mais um ano para dormir. Ao mesmo tempo, utiliza também a contenção inferior para sempre na arcada inferior.
O ideal é que a contenção seja utilizada para sempre, durante toda a vida do paciente. Porém, no caso dos aparelhos móveis, os especialistas costumam recomendar o uso por, no mínimo, o mesmo período do tratamento com o aparelho fixo. Na maioria dos casos, esse período costuma variar entre 1 e 5 anos.
Como posso saber se a minha contenção está correta?
O ideal é que a contenção fique bem justa ao céu da boca, mas, ao mesmo tempo precisa ser confortável ao paciente. A parte metálica da frente deve cobrir a metade dos dentes e o ideal é que não encoste na gengiva. Caso contrário, será necessário informar ao seu ortodontista para avaliar sua contenção.
BEIJAR. Sim, à primeira vista os alinhadores e aparelhos de contenção podem não parecer a coisa mais sensual do mundo, mas a verdade é que não têm de estragar os momentos mais românticos. Dependendo do quão confortável se sente com a pessoa, poderá ser mais fácil ser franco sobre a necessidade de tirar o seu aparelho.
Na teoria, a fase de contenção dura o dobro do tempo que levou o tratamento ortodôntico. Sendo assim, se com o aparelho ortodôntico o tratamento durou 24 ou 36 meses, deve-se então utilizar os de contenção por 4 a 6 anos.
Porque os dentes voltam a entortar depois do aparelho?
Isso porque da mesma forma que se levou um determinado tempo para que os dentes ficassem alinhados com o aparelho, levará também outro período para que eles voltem a se posicionar como antes.
Quando o paciente coloca a placa e sente uma pressão diferente, esse já é o sinal de que alguma coisa está fora do normal. Nesse caso será preciso entrar em contato com o ortodontista para identificar o problema. É essa a maneira mais fácil de assegurar o resultado do tratamento ortodôntico.
O ideal é dormir com a contenção ortodôntica para que não haja recidiva pelo movimento indesejado dos dentes! O correto é que use a contenção para dormir.
Em média, as contenções móveis costumam ser usadas por um ano. Já os modelos fixos têm um período de uso indeterminado. Atualmente, é comum que os dentistas recomendem a contenção fixa pelo maior tempo possível, realizando apenas trocas, e não a remoção completa.
Não necessariamente. Grandes movimentações exigem maiores cuidados com as contenções, mas o tempo de uso vai ser determinado pelo Ortodontista. É prudente nunca interromper o uso sem o acompanhamento e liberação do profissional.
Qualquer desconforto inicial que sinta com um novo aparelho de contenção deverá passar no espaço de um dia ou dois de utilização contínua. Se o desconforto não diminuir depois de alguns dias de utilização contínua, contacte o seu dentista. Este é o tipo de dor que não deve sentir.
Não há uma previsibilidade em relação ao não-uso da contenção, com o quanto os seus dentes irão entortar novamente. Mas você deixar de usar por alguns dias, não há problema (por exemplo, se foi viajar e esqueceu o aparelho em casa). Nada de grave acontecerá.
Após a fase inicial de quase nenhum movimento dentário, o osso então sofre alterações significativas, e o dente começa a se mover mais rapidamente. Isso geralmente ocorre nas 2 ou 3 semanas seguintes, e também depende da quantidade de força ainda ativa no dente.
Geralmente não é colocado, mas se o dente estiver em posição errada ou atrapalhando alguma movimentação dentária o ortodontista tende a instalar o aparelho nele também.
Sim , inclusive o removível superior , hawley. Após a remoção do aparelho fixo e instalação do aparelho móvel , os dentes vai se acomodando , e o aparelho ficando largo . A manutenção consiste em ajustar o aparelho para que fique justo . Espero ter esclarecido .
O valor do aparelho de contenção varia de acordo com o tipo, o profissional contratado e a região onde a clínica funciona, no entanto, calcula-se um valor médio de R$750,00 para esse dispositivo.
É normal haver uma irritação na boca nas primeiras semanas pós-contenção. Isso ocorre pois quando há um corpo estranho na boca, ficamos involuntariamente passando a língua sobre o mesmo.
Se você estiver se referindo a contenção ortodôntica após o tratamento com aparelho, é normal que a contenção fique um pouco mais apertada de um lado do que do outro. Isso pode ocorrer devido a vários fatores, como a posição dos dentes, a mordida e a forma como a contenção é ajustada.
A contenção ondulada proporciona maior conforto e permite uma higiene mais eficaz ao paciente, uma vez que possibilita o uso do fio dental entre os dentes. “Já a reta, por ter menos fio em sua confecção, acaba retendo menos placa sobre ela e o dente.
O ideal é sempre colocar a contenção após a retirada do aparelho mas 1 semana aguardando não causaria grandes riscos ,evite alimentos com consistência mais dura .