Abreviatura e abreviação são reduções de uma palavra. Chamamos abreviatura quando o termo é mais comum, estável e conhecido (por exemplo: pág. ao invés de página); enquanto abreviação é algo pontual ou episódico, como as reduções feitas especialmente para determinada publicação.
Recomenda-se que não se usem pontos entre as letras de uma sigla: escreva-se, assim, “ONU”, e não "O.N.U." – à diferença das abreviaturas, em que o ponto é obrigatório: “pág.”, “etc.”. Siglas e acrônimos devem ser usados com parcimônia, apenas quando absolutamente necessário.
A lista de abreviaturas e siglas constitui um elemento opcional apresentado após a lista de tabelas (se houver). Caso não haja lista de tabelas, a lista de abreviaturas e siglas será inserida após a lista de ilustrações.
Para saber abreviar corretamente uma palavra é simples: escreva a primeira sílaba e a primeira letra, seguidas de ponto final abreviativo. Se a primeira letra da segunda sílaba for uma vogal, a abreviação irá até a consoante.
aguarda deferimento = A.D. alqueire(s) = alq. altitude = alt., altit. alvará = alv. anno Christi, no ano de Cristo, na era cristã = A.C. ante meridiem (antes do meio dia) = a.m. antes de Cristo = a.C. ao ano = a/a, a.a. ao mês = a/m ao(s) cuidado(s) de = a/c, A/C apartamento = ap., apart.
TUTORIAL: lista de abreviaturas e siglas automaticamente no Word
Quando usar abreviaturas?
Abreviatura e abreviação são reduções de uma palavra. Chamamos abreviatura quando o termo é mais comum, estável e conhecido (por exemplo: pág. ao invés de página); enquanto abreviação é algo pontual ou episódico, como as reduções feitas especialmente para determinada publicação.
5) No caso específico de Dona, a forma abreviada mais corriqueira é o d. ou D. (o emprego da minúscula ou maiúscula é facultativo, assim como na forma por extenso - dona Maria ou Dona Maria): assim, d. Maria ou D.
A forma mais simples de se fazer a abreviatura de uma palavra é pegar a primeira sílaba dela, acrescentar a primeira letra da segunda sílaba — caso esta seja uma vogal, continue até chegar à próxima consoante — e colocar um ponto final. Gram. Adm. Alg.
A norma específica para abreviaturas era a NBR 10522/1988, e foi cancelada em 2003. Desse modo, para abreviar palavras em seu trabalho acadêmico, deve-se consultar as normas NBR 6023:2018 (Referências), NBR 10520:2002 (Citações em documentos) e NBR 14724:2011 (Trabalhos acadêmicos).
Regra geral, as palavras abreviam-se com um ponto. A seguir a esse ponto, deve haver um espaço, tal como aconteceria se a palavra não tivesse sido abreviada (ex.: Paulo Mendes = P. M.). Esta seria a forma inatacável de abreviar.
Sintetizando: A abreviatura tem como objetivo economizar espaço e tempo ao representar parte da palavra como equivalente a um todo; A abreviação é a redução de uma palavra baseada no conceito de economia linguística; A sigla é formada pelas letras iniciais de uma palavra.
A abreviação é a contração da palavra, que é apresentada em sua forma reduzida, formando uma nova palavra. Por exemplo: foto (para fotografia) ou cine (para cinema). Já a abreviatura consiste em reduzir uma palavra ou expressão a algumas letras.
As mulheres podem escrever a abreviatura Pra., quando se referem à sua actividade pastoral de pastoras protestantes, da mesma maneira que os homens escrevem Pr.? De acordo com o uso de Dr. e Dra., é lógico que Pra. seja a forma feminina de Pr., abreviatura de pastor protestante.
N/A, n/a ou NA é uma abreviação ou sigla utilizada na língua inglesa comum em banco de dados e como resposta a formulários que significa not applicable (não aplicável ou não se aplica), not available (não disponível) ou no answer (sem resposta).
A orientação atual é colocar, depois do nome, a sigla entre parênteses ou usar apenas um travessão, isto é, não precisa fechá-lo como se faz com o parêntese. Exemplos: Especialista do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBI) falará sobre a política de preços do petróleo.
Estas duas palavras, como formas de tratamento, dependem muito das relações entre as pessoas. Se a senhora for da sua idade, tanto a pode tratar por senhora como por tu. Se for de idade bastante superior, poderá tratá-la por Senhora Dona ou apenas por Dona, conforme a região.