A contagem da gravidez utilizada pelos médicos é a contagem de 40 semanas de gravidez, que inicia no primeiro dia de sua última menstruação (DUM) até o nascimento do bebê, então, em média, a gravidez tem 280 dias ou 40 semanas. Utilize nossa calculadora para saber com quantas semanas de gravidez você está.
A gravidez humana tem uma duração média de cerca de 40 semanas, contadas a partir do primeiro dia do último período menstrual (DUM). Por isso que, quando engravidamos, todos os profissionais de saúde nos perguntam a data da última menstruação.
Ela corresponde ao primeiro dia que começou a menstruação. A partir de então, avaliamos a quantidade de dias que se passaram desde a data da última menstruação para o dia do cálculo da idade gestacional, e dividimos essa quantidade de dias por 7 (número total de dias de uma semana completa).
Como calcular as semanas de gestação | Porque a Gravidez é contada em semanas e não em meses
Quando é considerado o início da gravidez?
Além disso, como dissemos antes, a ovulação (e possivelmente a concepção) ocorrerá aproximadamente 14 dias após o início da menstruação em um ciclo menstrual de 28 dias. Portanto, esta semana e a próxima são consideradas parte da gravidez em termos de cálculo, mesmo que você ainda não tenha concebido.
Quando o ciclo menstrual for irregular, essa diferença pode ser maior ou menor do que duas semanas. A gravidez dura em média 266 dias (38 semanas) a contar da data de fecundação (concepção) ou 280 dias (40 semanas) a contar do primeiro dia da última menstruação se a mulher tiver ciclos menstruais regulares de 28 dias.
Porque se conta a gravidez a partir da última menstruação?
Ela deve ser contada a partir do primeiro dia da data da última menstruação – identificada pela sigla DUM – e não da concepção. Isso porque é um pouco difícil de definir o momento exato da fecundação. Afinal, os espermatozoides, antes de atingirem o óvulo, conseguem viver até sete dias no corpo da mulher.
Por isso, quando temos certeza que o milagre da vida aconteceu, a vontade de anunciar para o mundo a novidade é incontrolável. No entanto, acredite, a recomendação da maioria dos ginecologistas e obstetras é controlar a ansiedade. E esperar chegar, ao menos, nas 12 semanas de gestação.
Quatro semanas são 28 dias e os meses tem entre 30 e 31 dias (com exceção de fevereiro, é claro). Portanto não é possível converter com precisão o número de semanas em meses.
A concepção geralmente acontece de 11 a 21 dias após o primeiro dia da última menstruação. Assim, se a mulher souber qual foi o primeiro dia da última menstruação, consegue estimar um período de 10 dias no qual pode ter acontecido a concepção. Para isso basta somar 11 e 21 dias ao primeiro dia da última menstruação.
Aproximadamente 85% dos abortos espontâneos ocorrem durante as primeiras 12 semanas de gestação. Os restantes 15% dos abortos espontâneos ocorrem durante a 13ª até a 20ª semana.
Há diferentes maneiras de calcular, mas geralmente consideramos que a mulher está grávida de um mês da semana 5 à semana 8 da gravidez – essas são as semanas logo depois do atraso em sua menstruação. Lembre-se, no entanto, que você terá concebido algumas semanas antes do que é considerado o primeiro mês.
Por que a gravidez é contada em semanas e não em meses?
Isso ocorre, pois estipulou-se que essa seria a forma universal de datar o período gestacional. Ao total, a gravidez dura em média 280 dias (cerca de 40 semanas). Outra forma de explicar por que a gravidez é contada em semanas refere-se a irregularidades de dias em um mês.
localize a data da última menstruação no calendário; some o intervalo de dias entre a data da última menstruação e o dia em que estiver fazendo o cálculo; divida o total por 7; o resultado será o tempo de gestação em semanas.
A contagem da gravidez utilizada pelos médicos é a contagem de 40 semanas de gravidez, que inicia no primeiro dia de sua última menstruação (DUM) até o nascimento do bebê, então, em média, a gravidez tem 280 dias ou 40 semanas. Utilize nossa calculadora para saber com quantas semanas de gravidez você está.
Quantos dias depois da última menstruação engravida?
Por exemplo,se a menstruação tiver vindo no dia 10, o período fértil da mulher depois da menstruação será entre os dias 20 e 26, e o dia mais fértil será o dia 23, pois será a data central do período fértil.
Porque não se deve contar a gravidez antes dos 3 meses?
Por que mulheres não deveriam esperar 3 meses para anunciar gravidez, segundo especialistas. Especialistas apontam que sigilo em torno das primeiras semanas de gravidez pode ser contraproducente, principalmente caso a gestação não siga adiante e a mulher precise de apoio durante o período de luto.
Quantos dias de atraso menstrual é considerado gravidez?
Não existe um ciclo menstrual que seja exatamente igual a outro, sendo esperado mudanças leves entre um e outro. Uma menstruação pode ser considerada realmente atrasada quando ultrapassam 7 dias da data esperada da menstruação.
Para que se possa calculá-la, utiliza-se a regra de Naegele. Essa regra é uma forma padronizada de calcular a DPP de uma gestante. Nela, soma-se 7 ao dia correspondente ao da data da última menstruação e retira-se 3 do mês correspondente à data da última menstruação.
Quando começa a contar o primeiro mês de gravidez?
e se já está grávida é legal começar aprendendo sobre como se calcula a idade gestacional. Convenciona-se que a contagem da idade gestacional começa mesmo antes de ter acontecido a concepção (fecundação). Dessa forma, a semana 1 começa com o 1º dia da sua última menstruação – mesmo você não estando grávida.
Porque a gravidez é contada a partir da última menstruação?
A DUM será determinante na gravidez, pois não é comum que as mulheres saibam exatamente qual foi a relação sexual que originou a gestação, muito menos em que dia aconteceu. Dessa forma, estima-se as datas pela última menstruação, considerando que a mulher possua um ciclo menstrual regular.