Quais são as demandas do CREAS?
São atendidos no CREAS, crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, e famílias, que vivenciam situações de ameaça e violações de direitos por ocorrência de maus-tratos, violência física, psíquica e sexual, negligência, exploração sexual, abandono, ameaças, discriminação em ...O que se resolve no CREAS?
Os CREAS, por meio dos serviços que desenvolvem, promovem ou articulam, exercem importante papel de inclusão e proteção social a indivíduos e/ou famílias que se encontram em situações de violação de direitos e de violência expressos em maus-tratos, negligência, abandono, discriminações, dentre outras, resgatando ...Quando devo encaminhar ao CREAS?
Quais situações são passíveis de atendimento no CREAS?
- Abandono;
- Adolescentes que estejam em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC);
- Afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção;
Quais os casos que o CREAS atende?
- Abandono familiar; - Trabalho infantil; - Negligência; - Situação de rua (quando não houver Centro Pop na região).COMPETÊNCIAS DO CREAS NA REDE
Quais são os serviços que o CREAS oferece?
Serviços ofertadosAlém de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no Creas também se oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.
Qual a diferença do CREAS para o CRAS?
Em poucas palavras, o CRAS é responsável pela prevenção de situações de vulnerabilidade social e risco nos territórios. Já o CREAS trata das consequências e acompanha as famílias e indivíduos que já tiveram seus direitos violados.Quem tem direito ao CREAS?
Crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas com deficiência, e suas famílias, que vivenciam situações de ameaça e violações de direitos por ocorrência de abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual comercial, situação de rua, vivência de trabalho infantil e outras formas ...Quem pode aplicar medidas de proteção?
O Conselho Tutelar tem poderes para aplicar 7(sete) medidas específicas de proteção.O que o CREAS oferece de acompanhamento?
O acompanhamento no âmbito do SUAS é destinado a indivíduos e famílias que apresentam situações de vulnerabilidade, risco social ou de violência ou violação de direitos. A oferta da proteção social, por meio do acompanhamento, promove a garantia dos direitos socioassistenciais e o acesso aos direitos sociais.O que não é atribuição do CREAS?
O que não é atribuição das equipes de referência do CREASEle garante que a equipe possa se ater o que é de sua competência, evitando que se assuma ações e atribuições de outros serviços socioassistenciais; de serviços de outras políticas setoriais ou, até mesmo, de outros órgãos do sistema de garantia de direitos.
O que é risco social?
Define-se o risco social como a possibilidade de ocorrência de perdas para a instituição ocasionadas por eventos associados à violação de direitos e garantias fundamentais ou a atos lesivos a interesse comum.O que o advogado do CREAS faz?
O principal papel do Advogado no CREAS é a garantia e defesa da cidadania dos usuários, sendo essencial a atuação naquelas demandas de cunho legal e que necessitam de uma intervenção jurídico-social.Quais são os serviços de alta complexidade?
São considerados serviços de alta complexidade aqueles que garantem proteção integral (moradia, alimentação e higienização) para famílias e indivíduos que se encontram sem referência e ou em situação de ameaça, necessitando ser retirados de seu núcleo familiar e ou comunitário.Quem faz abordagem social no CREAS?
O Serviço de Abordagem Social é realizado por uma equipe de educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas.Quais são os serviços de proteção social especial?
Os Serviços da Proteção Social Especial de Alta Complexidade-Abrigo institucional; -Casa-Lar; -Casa de Passagem; -Residência Inclusiva.
Quais serviços o Conselho Tutelar pode requisitar do Creas?
Esse artigo trata das atribuições do Conselho Tutelar e, lá no inciso III, alínea a, diz que para promover a execução de suas decisões, o Conselho Tutelar pode “requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança”.Quais são os tipos de medidas de proteção?
7 exemplos de medidas preventivas de segurança do trabalho
- Treinamentos de segurança. ...
- Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ...
- Sinalização de segurança. ...
- Manutenção preventiva. ...
- Ergonomia no trabalho. ...
- Programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) ...
- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)
O que é liberdade assistida?
A Liberdade Assistida é a que mais se aparenta às medidas protetivas cabíveis a adolescentes em situação de vulnerabilidade. Isso gera, em muitos operadores do direito, alguns mitos que se tornam lugar comum: 1. “A Liberdade Assistida tem baixo caráter sancionatório”; 2.Qual a diferença entre o CRAS e o CREAS?
Esses dois serviços são fundamentais na assistência social para atender famílias em vulnerabilidade e situações de risco. ➡️ CRAS: atua na prevenção e no apoio às famílias. ➡️ CREAS: focado em casos mais graves que precisam de suporte especializado. Ambos trabalham juntos para garantir que ninguém fique desamparado!Qual é o valor da renda mínima?
Para receber esse benefício, as famílias devem: comprovar renda mensal per capita de até meio salário mínimo (hoje equivale a R$ 660 por pessoa);Quais serviços são oferecidos pelo Creas?
As principais ações/atividades que constituem o trabalho social essencial ao serviço e que devem ser realizadas pelos profissionais do CREAS são: Acolhida; escuta; estudo social; diagnóstico socioeconômico; monitoramento e avaliação do serviço; orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais; construção de ...O que o assistente social não pode fazer?
Aqui estão algumas das atividades que um assistente social não pode fazer:
- Diagnosticar ou prescrever tratamentos médicos;
- Realizar procedimentos clínicos;
- Praticar psicoterapia;
- Representar judicialmente;
- Emitir receitas médicas;
- Realizar atividades que violem a privacidade ou ética profissional;