Quando o Papa Clemente XIV assinou e publicou o breve Dominus ac Redemptor, aos 21 de julho de 1773, abolindo a Companhia de Jesus, a Ordem fundada por Inácio de Loyola encontrava-se em crise desde décadas e a sua primazia cultural e espiritual vinha sendo contestada por vários setores da sociedade civil e eclesiástica ...
Atualmente, a Companhia de Jesus segue como a maior Ordem existente na Igreja Católica e possui missões e evangelizações ao redor de todo o mundo. O atual Papa da Igreja Católica, o argentino Jorge Mario Bergoglio, chamado Papa Francisco, é o primeiro membro da Ordem dos Jesuítas a alcançar a nomeação para o cargo.
Diante da solicitação feita pelos Estados católicos, Clemente XIV extinguiu a Companhia de Jesus em 1773, por meio da bula Dominus ac Redemptor noster.
Em 1773, por meio da breve Dominus ac redemptor, o Papa Clemente XIV , incitado pelo rei espanhol Carlos III , suprimiu a Companhia de Jesus de todos os territórios católicos do mundo.
Obstáculo maior enfrentado pela Companhia foi a avidez dos colonos em escravizar os nativos. Os jesuítas resistiram em toda parte, sobretudo no século XVII, arrancando da Coroa leis proibitivas do cativeiro indígena.
A falta de escravos negros fazia com que muitos colonos quisessem apresar e escravizar as populações indígenas. Os jesuítas se opunham a tal prática, muitas vezes apoiando os índios contra os colonos. Vendo os prejuízos trazidos com essa situação, Pombal expulsou os jesuítas e instituiu o fim da escravidão indígena.
O marquês de Pombal ordenou a expulsão dos jesuítas em 1759, e isso foi uma tentativa da Coroa de centralizar a administração colonial e neutralizar a ação de ordens religiosas que atuavam na colônia de maneira autônoma e sem o controle da metrópole.
Os jesuítas eram contra ou a favor da escravidão negra?
Isso acontecia porque os jesuítas posicionavam-se contra a escravização dos indígenas, pois enxergavam-lhes como grupo a ser catequizado. Assim, os colonos que escravizavam indígenas podiam sofrer problemas jurídicos devido à atuação dos jesuítas.
Irmão leigo e depois padre jesuíta, Diogo Jácome entrou para a Companhia de Jesus em 12-11-1548, sendo coadjutor espiritual quando veio para o Brasil com o padre Manoel de Nóbrega em 1549, na comitiva do governador-geral Tomé de Souza, em companhia de mais quatro religiosos. Estudante, aprendeu a língua tupi.
Os jesuítas chegaram ao Brasil em 1549 liderados por Manoel de Nóbrega e começaram sua catequese erguendo um colégio em Salvador da Bahia, fundando a Província Brasileira da Companhia de Jesus.
A Companhia de Jesus, também conhecida como Ordem dos Jesuítas, é uma ordem religiosa católica fundada em 1540 por Santo Inácio de Loyola, um soldado espanhol convertido ao catolicismo.
Esse império oprimia a população por meio de inúmeras imposições oriundas de diversos impostos, bem como pela cultura da violência, tornando muitos judeus como escravos e cúmplices de sua corrupção. O império era auxiliado por um exército bem formado, o que aterrorizava ainda mais a população.
Cruz e Cravos: A Cruz é o símbolo máximo do Cristianismo e os cravos fazem alusão à 3ª semana dos Exercícios Espirituais, à paixão do Senhor que fortalece a adesão ao chamado à bandeira de Cristo, da Segunda Semana.
Um passado sombrio que a igreja tenta esquecer, mas durante séculos foi um tormento para escravizados. A Igreja Católica condenava o apoio à fuga de escravizados e negava eucaristia a quem facilitava isso desde a Antiguidade Tardia.
Durante muito tempo foi propagado pela historiografia que os índios foram pouco escravizados, pois não se adaptariam ao trabalho sistemático das lavouras, sendo logo substituídos pelos africanos.
Quem eram os jesuítas? Os jesuítas são os padres da Societas Iesu (Companhia de Jesus, em português), religiosos da Igreja Católica cujo objetivo é converter todas as almas para o Cristianismo. A ordem foi fundada por Santo Inácio de Loyola, tendo sido oficialmente aprovada pelo Papa Paulo III em 1540.
Foi uma expulsão religiosa? Entenda: Os problemas de relacionamento com os Jesuítas têm por origem a acusação de Pombal de que a Companhia de Jesus, desde que começaram a se fazer mais presentes, queriam formar um verdadeiro Estado dentro do Estado Português e resistir ao poder do rei, que na época era Dom João I.
Qual era o principal objetivo da Companhia de Jesus enviada ao Brasil em 1549?
A Companhia foi formada por padres que seguiam uma rígida disciplina militar, com a principal missão de combater os infiéis e a Reforma Protestante de Martinho Lutero.
A legislação pombalina foi aplicada em toda a extensão dos territórios da América portuguesa, tal como se configuraram depois do Tratado de Madri, de 1750 2. O tratado, pela primeira vez, levava em consideração o princípio jurídico do usucapião (Uti Possidetis), segundo o qual a terra pertence a quem a ocupa.
Como ficou a educação depois da expulsão dos jesuítas?
A metodologia eclesiástica dos jesuítas foi substituída pelo pensamento pedagógico da escola pública e laica; criação de cargos como de diretor de estudos, visando a orientação e fiscalização do ensino; introdução de aulas régias, isto é, aulas isoladas, visando substituir o curso de humanidades criado pelos jesuítas.
Pombal proibiu a discriminação aos índios e elaborou uma lei favorecendo o casamento entre eles e portugueses. Finalmente, criou o Diretório dos Índios para substituir os jesuítas na administração das missões.
O intuito principal dos jesuítas era de fato catequizar e não preservar a cultura ameríndia, por isso pretendiam substituir a música indígena pela cristã, “o que desde logo transformava a música em um dos instrumentos da colonização.”, como asserta José Ramos Tinhorão em seu célebre texto A deculturação da música ...