Em geral, isso acontece quando os valores identificados nos exames estão abaixo de 200 pg/ml, embora esse patamar de referencia possa variar de acordo com uma série de fatores. Em todo caso, normalmente são prescritos suplementos com quantidades de vitamina B12 que podem variar entre 1.000 e 2.000 mcg por dia.
Níveis de vitamina B12 abaixo de 200 pg/mL são geralmente considerados deficientes e podem exigir intervenção, como suplementação oral ou injetável de vitamina B12.
O Fleury usa os seguintes valores de referência para os níveis de vitamina B12 no sangue: Normal: maior que 300 ng/L; Limítrofe: de 190 até 300 ng/L; Deficiente: menor que 190 ng/L.
O que acontece quando a vitamina B12 está muito baixa?
Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.
Sintomas de Falta de VITAMINA B12, o que deve fazer? | Dr Juliano Teles
Quais as doenças que causam a falta de vitamina B12?
Além disso, distúrbios que afetam a absorção intestinal, como a doença inflamatória intestinal, distúrbios pancreáticos ou biliares, anemia perniciosa, doença celíaca, gastrite autoimune ou a cirurgia bariátrica, podem dificultar a absorção da vitamina B12 pelo corpo.
A banana e o morango são frutas que contém a vitamina B12, porém, trazem quantidades por porções são mais baixas. Para a quantidade ideal, a sugestão é consumir mais vezes ao longo da semana.
O nosso cérebro necessita da produção mielina para o bom funcionamento do sistema nervoso e sua falta causa formigamentos nas mãos e pés. Confusão mental – A mielina também é responsável por cobrir as células nervosas do cérebro. Com a deficiência de B12 essa substância não é produzida, causando confusão mental.
A faixa normal de ferritina varia de acordo com o sexo, sendo de 30 ng/mL a 300 ng/mL para mulheres e de 30 ng/mL a 350 ng/mL para homens, segundo a dra. Cristiane.
Qual é o melhor remédio para repor a vitamina B12?
A melhor vitamina B12 para tomar é a metilcobalamina, devido à sua alta biodisponibilidade e eficácia. Ela é especialmente recomendada para vegetarianos e veganos, ajudando na formação de glóbulos vermelhos e no funcionamento adequado do sistema nervoso.
A dose inicial em adultos com deficiência de vitamina B12 é de 0,2ml em dias alternados por tempo determinado pelo médico. Depois disso, a pessoa passa a aplicar três vezes por semana, durante duas semanas. Por fim, a aplicação deve ser refeita a cada três meses.
Qual é a vitamina boa para fraqueza nas pernas? Na grande maioria dos casos, não é apenas uma vitamina que irá fazer a fraqueza ou cansaço nas pernas sumirem, mas sim um tratamento completo. Existem vitaminas essenciais para o funcionamento do corpo como um todo, como as vitaminas B12, D, E, C, etc.
Como saber se a vitamina B12 está baixa no hemograma?
O exame mais comum para identificar os níveis de vitamina B12 no organismo é o que mede a sua presença no sangue. Considera-se como valores normais a presença de 200 a 900 pg/ml dessa substância no organismo. Valores menores ou maiores indicam desordens fisiológicas.
O intervalo de referência para vitamina D foi arbitrariamente definido por especialistas para estar entre 30 e 100 ng/mL, sendo a faixa ideal de 40 a 60 ng/mL. Níveis entre 21 e 29 ng/mL são considerados insuficientes e os valores abaixo de 20 ng/mL são deficientes.
A elevação dos níveis séricos de vitamina B12 pode ocorrer secundária a diversas condições como reposição de vitamina B12, uso de álcool, hepatopatias, nefropatias, doenças pulmonares, doenças mieloproliferativas, neoplasias sólidas e hematológicas, e doenças autoimunes [1,2,6,7,10,11,12].
Além disso, alguns cereais fortificados podem contribuir para atender às necessidades diárias dessa vitamina (1). Alguns dos sintomas mais comuns associados à deficiência de vitamina B12 incluem (1,2): Fadiga, fraqueza e tonturas. Perda de peso inexplicada.
Quais são os sintomas neurológicos da deficiência de vitamina B12?
A vitamina B12 contribui diretamente com a saúde neurológica, por meio da produção de mielina nas fibras nervosas. A falta de B12 pode resultar em neuropatias e problemas cognitivos, como dificuldades de memória e confusão mental.
Quanto tempo leva para uma vitamina B12 começar a fazer efeito?
A resposta hematológica é rápida, com aumento de reticulócitos em 1 semana e correção das alterações hematológicas em 6 a 8 semanas. A melhora dos sinais e sintomas neurológicos inicia-se em uma semana, mas pode demorar até 6 meses para resolução.
Quais as principais fontes dessa vitamina? Alimentos de origem animal são as principais fontes de vitamina B12. Assim, uma dieta que contenha carne (seja ela bovina, suína, de aves ou de peixes de frutos do mar), ovos, leites e derivados tendem a ser capazes de garantir as quantidades ideais desse nutriente.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma quantidade de consumo diário médio de 2,4 microgramas (mcg) de vitamina B12 para adultos. Por exemplo, 1 ovo cozido contém, em media, 1 mcg de vitamina B12.
Fígado. O bife de fígado é uma opção rica em vitamina B12, contendo 70mcg por porção de 100g[5]. O alimento pode ser recomendado por nutricionistas quando há deficiência do micronutriente no corpo.
Considerando que o processo de absorção dessa vitamina começa no estômago, podem ter déficit de B12 os pacientes com câncer gástrico, linfoma gástrico ou qualquer tipo de câncer que tenha alteração no estômago – como, por exemplo em um caso que necessite de cirurgia, fazer uma gastrectomia.