Quando usar NF-e?
Para as empresas destinatárias da NF-e (compradoras):
- eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias;
- planejamento de logística de recepção de mercadorias;
- gerenciamento eletrônico de documentos (GED);
- redução de erros de escrituração devido à eliminação de erros de digitação de notas fiscais.
Para que é utilizada a nota fiscal?
A nota fiscal é um documento que comprova a legalidade das vendas de uma empresa perante ao Fisco, entidade da Secretaria da Fazenda responsável pelo monitoramento do pagamento de impostos. Além disso, a nota fiscal também contribui para manter uma boa reputação da sua empresa.Para que serve NF-e?
Para que serve a NF-e? A NF-e serve para formalizar qualquer transação de venda que envolve o prestador de serviço ou vendedor, o comprador e os órgãos públicos. O foco é prezar pela segurança de todos os envolvidos. Ela também é válida como recibo e pode ser utilizada para recolhimento de impostos.Quais os tipos de finalidade de uma NF-e?
Dado o seu foco, a NF-e está relacionada à cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Este tipo de Nota Fiscal deve ser emitido junto às Secretarias Estaduais da Fazenda.Entenda os impostos da nota fiscal
Qual é o objetivo da NF-e?
A finalidade de emissão é utilizada para informar qual tipo de operação vai ser feita na nota e para o recolhimento de impostos.Para quais tipos de operações a NF-e pode ser utilizada?
A NF-e substitui a Nota Fiscal Modelo 1 e 1-A em todas as hipóteses previstas na legislação em que estes documentos possam ser utilizados. Isso inclui, por exemplo: a Nota Fiscal de entrada, operações de importação, operações de exportação, operações interestaduais ou ainda operações de simples remessa.Qual o objetivo da NF-e?
O conceito adotado trata a Nota Fiscal Eletrônica como um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação serviços, ocorrida entre as partes, e cuja validade jurídica é garantida pela ...Quem emite uma NF-e?
Precisa ter certificado digital da empresa, emitido por autoridade certificadora credenciada ao ICP-Brasil. Atenção: Exceção para o MEI que não precisa de certificado digital conforme LC 123/2006. Novo Emissor de NF-e do Sebrae O Sebrae disponibiliza o Emissor de NF-e gratuitamente para todo o país.Quais são dois benefícios da NF-e para a sociedade?
Redução do consumo de papel, com impacto positivo em termos ecológicos; Incentivo ao comércio eletrônico e ao uso de novas tecnologias; Padronização dos relacionamentos eletrônicos entre empresas; Surgimento de oportunidades de negócios e empregos na prestação de serviços ligados a NF-e.Porque a empresa pede nota fiscal?
A nota fiscal é o documento que comprova a realização de uma venda de produto ou prestação de serviço, formalizando a operação de forma legal. Ao emitir esse documento, a empresa se mantém em conformidade com a legislação tributária, evitando multas e outras sanções que podem comprometer o funcionamento do negócio.O que significa NF no direito?
É preciso emitir nota fiscal, primeiramente, porque é obrigatório e previsto em lei. De acordo com a lei No 8646, todo consumidor tem o direito de receber a Nota Fiscal de qualquer estabelecimento que tenha pago pelo consumo de determinado serviço, e é crime tributário o local se recusar a fornecer o documento.Porque emitir NF?
É uma forma de prevenir a sonegação fiscal e de garantir o cumprimento das leis tributárias. Além disso, os benefícios da emissão da Nota Fiscal são múltiplos. Para as empresas, a emissão da Nota Fiscal é uma forma de demonstrar credibilidade e garantir que todas as transações sejam realizadas sem erros.Quem é obrigado a emitir NF-e?
No caso de importação, a empresa é obrigada a emitir NF-e para todas as operações (importações, vendas, transferências, etc) ou somente para as importações das mercadorias introduzidas na obrigatoriedade pelo Protocolo ICMS 87/2008.Qual a diferença entre as notas fiscais NF-e e NFS-e?
A principal diferença está na função de cada modelo. A NF-e tem a função de registrar a venda de produtos, já a NFS-e tem a função de registrar a prestação de serviços. Vamos a um exemplo: uma loja de informática, quando são vendidas as peças, acessórios e computadores deve ser emitida uma NF-e.Como a obrigatoriedade de uso da NF-e se dá?
Protocolo ICMS 42/09 — De 03 de julho de 2009, estabelece a obrigatoriedade da utilização da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em substituição à Nota Fiscal, modelo 1 ou 1A, pelo critério de CNAE e operações com os destinatários que especifica.Quais serviços não precisam de nota fiscal?
Quais atividades não precisam emitir NF?
- Venda de bens usados entre pessoas físicas;
- Prestação de serviços de transporte de passageiros por motoristas autônomos;
- Atividades de artesãos e pequenos produtores rurais;
- Serviços de transporte de mudanças realizados por pessoa física;
É crime cobrar por nota fiscal?
Caso uma empresa se recuse a fornecer o recibo ou nota fiscal quando solicitado, o cliente pode reportar o ocorrido em uma Delegacia da Receita Federal. Cobrar valores adicionais pela emissão desses documentos também é uma prática ilegal e deve ser denunciada.O que é preciso para emitir a NF-e?
Para emitir NF-e, a empresa deverá:
- Possuir certificado Digital no padrão ICP-Brasil;
- Possuir acesso à internet;
- Possuir programa emissor de NF-e ou utilizar o "Emissor de NF-e" a ser disponibilizado pela SEFAZ/SP;
- Solicitar seu credenciamento junto à SEFAZ/SP, conforme orientações abaixo.
Qual é a finalidade da NF-e?
O Projeto NF-e tem como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico que venha substituir a sistemática atual de emissão do documento fiscal em papel, com validade jurídica garantida pela assinatura digital do remetente, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e ...Para que serve a NF-e?
NF-e ou NFe significa Nota Fiscal Eletrônica. A NFe é o documento oficial que comprova a realização de uma transação comercial entre empresas jurídicas e pessoas físicas e também de uma empresa (pessoa jurídica) com outra. Portanto ela deve ser emitida sempre que uma empresa comercializar algum tipo de produto.O que significa o CFOP?
O que é CFOP? CFOP é a abreviação de Código Fiscal de Operações e Prestações.Como é assinada a NF-e?
A NF-e deverá ser assinada pelo emitente, com assinatura digital, certificada por entidade credenciada pela Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil, contendo o CNPJ de qualquer dos estabelecimentos do contribuinte.O que é a Chave Natural da NF-e?
A Chave Natural da NF-e é composta pelos campos de UF, CNPJ do Emitente, Série e Número da NF-e, além do modelo do documento fiscal eletrônico.Quais os impostos obrigatórios que devem constar na NF-e?
Por isso, são obrigadas a reter os seguintes impostos na NFSe:
- Imposto de Renda Retido na Fonte (IR)
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)
- Programa de Integração Social (PIS)