A fé morta é a fé que não vem acompanhada de atitudes. As nossas atitudes demonstram o tipo de pessoas que somos e se sua fé não tiver atitudes, ela está morta. Obras são realizações, feitos. É impossível mostrar a fé sem obras, mas é possível mostrar suas obras através da fé.
Um corpo físico pode existir sem o espírito, mas não é útil para ninguém, porque lhe falta a energia da vida. Da mesma forma, a fé pode existir sem as obras, mas não é útil a ninguém, porque lhe falta a energia da vida.
“A fé sem obras é morta” (Tg 2, 17), no diz São Tiago na segunda leitura. Portanto, a fé alcança sua credibilidade diante de Deus e diante dos homens quando unida às obras. Esta mensagem está intimamente ligada a mensagem do Evangelho desta liturgia.
7 E o pó voltar à terra, como o era, e o espírito voltar a Deus, que o deu. 8 Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade. 9 E quanto mais o pregador foi sábio, tanto mais sabedoria ao povo ensinou, e atentou, e esquadrinhou, e compôs muitos provérbios.
Porque quem quebra um só mandamento da lei é culpado de quebrar todos. Pois o mesmo que disse: “Não cometa adultério” também disse: “Não mate”. Mesmo que você não cometa adultério, será culpado de quebrar a lei se matar.
Uma pessoa pode perder a fé em Cristo quando “não tem raiz em si mesmo” e “chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se ofende” (Mateus 13:21). As escrituras revelam que o orgulho pode ter como desfecho a incredulidade.
Obras feitas com indiferança [sem ser de todo o coração] são obras mortas. Devemos amar ao Senhor nosso Deus com todo o nosso coração, toda a nossa alma, toda a nossa mente e com toda a nossa força (Marcos 12:30). Nossa adoração e louvor devem ser sinceros [de todo o coração], não sem vida e morto.
Significa acreditar que, mesmo que não entendamos todas as coisas, Ele entende. Por Ele ter sentido todas as nossas dores, aflições e fraquezas, Ele sabe como ajudar-nos a vencer as dificuldades diárias (ver Alma 7:11–12; D&C 122:8).
Qual é o significado da frase "a fé sem obras é morta"?
O que você acha das pessoas que dizem acreditar em Jesus Cristo e no evangelho, mas não agem de acordo? Tiago ensinou que “a fé sem obras é morta”. (Tiago 2:26) Sendo membros da Igreja, devemos demonstrar a nossa fé vivendo de acordo com o evangelho.
Como desenvolvemos fé? “De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Deus.” “Porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” “Assim também a fé, se não tiver as obras, está morta em si mesma.”
Vamos compreender, neste artigo, que tanto a fé quanto as obras procedem de Deus. São Paulo, na sua carta aos Efésios 2,8-9, escreve assim: “É pela graça que fostes salvos, mediante a fé. E isso não vem de vós: é dom de Deus!
44 Vós tendes por pai o diabo, e quereis realizar os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio, e não permaneceu na verdade, porque não há verdade nele; quando fala mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo.
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Onde está escrito que a salvação não é pelas obras?
A salvação não é por obras. A salvação é graça. Ela é um dom de Deus, pois ninguém é salvo pelas obras. A Bíblia diz em Efésios 2.8-9: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isso não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”.
Uma coisa básica que Tiago ensina em sua epístola é que é preciso controlarmos a língua. (Ver Tiago 1:19, 26; 3:10.) Ao ler Tiago 3, tente descobrir por que o que dizemos pode impedir que nos tornemos perfeitos.
Os 5 pilares da fé cristã são os princípios fundamentais que sustentam a crença e prática dos seguidores de Jesus Cristo. Eles incluem a crença em Deus, em Jesus Cristo, no Espírito Santo, na Bíblia como Palavra de Deus e na vida após a morte.
A Bíblia diz que ter fé é crer naquilo que não se vê. Pois bem, se você tem fé, mesmo que tudo esteja dando errado ou não saindo como você esperava, o sorriso no seu rosto precisa ser de quem já alcançou aquilo que deseja.
Cremos que os primeiros princípios e ordenanças do Evangelho são: primeiro, Fé no Senhor Jesus Cristo; segundo, Arrependimento; terceiro, Batismo por imersão para remissão de pecados; quarto, Imposição de mãos para o dom do Espírito Santo.