“Quando a circunstância é boa, devemos desfrutá-la; quando não é favorável devemos transformá-la e quando não pode ser transformada, devemos transformar a nós mesmos. “ Viktor Frankl.
Felicidade e prazer não são motivos para a existência, eles são efeitos colaterais. É preciso dedicar-se a algo maior que si mesmo, a uma causa ou ao amor a outra pessoa. E mesmo diante do sofrimento é possível encontrar sentido.
Quando não somos mais capazes de mudar uma situação?
“Quando não somos mais capazes de mudar uma situação, somos desafiados a mudar nós mesmos.” – Victor Frankl. Esse foi um dos aprendizados mais marcantes do nosso encontro de ontem.
Programa Compartilhando Inteligência - Quando a circunstância é boa
Quando a situação for boa, desfrute.?
Quando a situação for boa, desfrute-a. Quando a situação for ruim, transforme-a. Quando a situação não puder ser transformada, transforme-se. (Viktor Frankl)
Nietzsche nos dá a resposta: 'Quem tem um porquê, suporta qualquer como. ' Essa frase resume o poder do propósito em nossa vida. Imagine uma pessoa que, apesar de todas as dificuldades, consegue persistir porque tem um motivo maior que a impulsiona.
Já dizia Friedrich Nietzsche “Quem tem um porquê, suporta qualquer como.” Ou seja, quando uma pessoa tem um propósito ou um motivo forte o suficiente, ela consegue enfrentar qualquer dificuldade ou desafio.
Friedrich Nietzsche disse que “Quem tem porque viver, suporta quase qualquer como”. A importância dos propósitos em nossas vidas pode ser verificada em situações do nosso dia a dia ou mesmo em ocasiões onde imagina-se que o indivíduo não tenha mais motivos para continuar vivendo.
“Quando a circunstância é boa, devemos desfrutá-la; quando não é favorável devemos transformá-la e quando não pode ser transformada, devemos transformar a nós mesmos.
Pessoas resistentes a mudanças geralmente encontram mais dificuldade para se acostumar com a nova realidade do que aquelas que conseguem administrar bem o fato de que mudar não é apenas necessário, como também faz parte da vida. Entretanto, se a mudança é inescapável, por que muita gente não gosta dela?
Quem ama de verdade, segundo Frankl (2019b), é como se visse através da “roupa” física e psíquica da pessoa espiritual, uma apreciação deste ser humano como incomparável e insubstituível.
Frequentemente o sentido da vida é associado com a busca pela felicidade. Alguns filósofos avaliaram que a felicidade resultava da satisfação dos desejos e de uma vida simples, sem dores e preocupações, uma visão bem distante da realidade. A vida está em constante movimento e mudança é a única permanente deste fluxo.
Descrição. A atualidade do pensamento de Viktor Frankl se manifesta primeiramente na vasta temática do “vazio existencial”, sintoma experimentado como o sentimento da falta de sentido para a vida, mas que se observa também como problema de fundo da cultura e da educação contemporânea.
Quem tem um porque enfrenta qualquer como Viktor Frankl?
“Uma frase de Viktor Frankl nos diz muito: 'Quem tem um porquê enfrenta qualquer como'. Há algo maior que alimenta a nossa esperança. E precisamos buscá- la, diariamente, olhando pra nós mesmos com os olhos do futuro para acalmar nosso presente”, disse Ziza Fernandes.
“Quando não somos mais capazes de mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos.” – Viktor Frankl A Logoterapia, criada por Frankl, nos ensina que encontrar sentido na vida é a chave para superar desafios.
São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de 16 anos; os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos; os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.