O vinagre de álcool, apesar de ser uma segunda opção, é um excelente substituto, caso você não tenha o hipoclorito em casa. O processo é simples, fácil e bastam apenas alguns minutos.
Outra maneira de deixar tudo bem higienizado é usando o vinagre, que é um ótimo bactericida e eficiente na limpeza. Sua proporção é de pelo menos 250 ml, ou seja, uma xícara de chá de vinagre de álcool, para cada litro de água. O tempo de descanso é de 15 a 20 minutos também.
Pode usar vinagre de álcool para higienizar verduras?
O vinagre funciona mais para matar bactérias, mas pode ficar mais caro para o consumidor porque é um produto que não deve ser muito diluído. A acidez do vinagre é eficiente para higienizar alimentos, mas o produto precisa estar em quantidade maior. Ele é até mais saudável do que o hipoclorito de sódio.
Como higienizar alface com vinagre? Para usar esse método, você vai precisar de 1 litro de água e 2 colheres de sopa de vinagre de álcool. Separe os materiais e as folhas da alface.
Tem muita gente que coloca os alimentos de molho no vinagre antes de consumi-los, mas a verdade é que ele não serve para higienizar verduras, legumes nem frutas. Resultado: os microorganismos continuam no mesmo lugar. O que funciona mesmo é água sanitária (ou um produto específico para higienizar alimentos).
Dr. Bactéria ensina como eliminar agrotóxicos dos alimentos
Qual o vinagre que desinfeta?
O Vinagre de Álcool CASTELO 6% p/ Limpeza 5L é um produto multifuncional de alta eficácia para limpeza e desinfecção. Com 6% de acidez, ele é capaz de remover sujeiras, gordura e impurezas de diversas superfícies de forma eficiente, além de neutralizar odores e proporcionar uma sensação de frescor.
Itens como bicarbonato de sódio e solução de água com limão também não são recomendados para higienizar alimentos, pois não fazem uma limpeza completa. Um dos melhores produtos para higienizar alimentos é o hipoclorito de sódio, mais conhecido como água sanitária, a uma concentração de 2% a 2,5%.
O vinagre de arroz apresentou efeito antibacteriano tanto para as bactérias Gram-positivas (S. aureus e B. cereus) quanto para as bactérias Gram-negativas (Salmonella e E. coli) testadas, o que pode ter contribuído para a boa qualidade microbiológica da maioria das amostras de sushi.
Já para a limpeza da casa e de superfícies, outro substituto para a água sanitária pode ser o vinagre branco (à base de álcool). Basta misturar uma colher (sopa) de vinagre para cada litro de água morna.
Já para os legumes como cenoura, berinjela, batata e outros, pode optar por lavar com água corrente e fazer leves esfregadas com ajuda de uma escova, ou então, preparar a solução com água e sanitizante e deixar de molho por uns 15 minutos também.
O vinagre de maçã se destaca pelo seu sabor suave e aroma frutado, portanto é ideal para temperar saladas, vinagretes, molhos diversos, e ainda no preparo de conservas e sucos detox.
Pesquisas demonstraram que o produto pode matar uma série de patógenos, incluindo E. coli. O vinagre já foi considerado eficaz para inúmeros usos, desde limpar dentaduras até desinfetar frutas e verduras.
O vinagre de maçã pode matar a bactéria H. pylori?
O vinagre de maçã também pode ajudar a matar a bactéria H. pylori. Devido à sua alta acidez, o vinagre de maçã pode criar um ambiente hostil para o crescimento de bactérias nocivas.
Nesse caso, o açúcar é utilizado para reduzir o efeito da água sanitária, tornando-a menos abrasiva, mas para esse efeito, é preferível usar água potável normalmente.
Se forem folhas, lavar cada uma separadamente. Em seguida, você pode colocar de molho em água clorada. As instruções de preparo são simples: use água sanitária (sem alvejante e perfume) com 1% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 1%. Dilua 2 colheres de sopa para cada litro de água.
“Não é recomendável”, garante Figueiredo. No vinagre, a concentração de ácido acético, que seria importante na higienização, pode variar, portanto não dá para confiar. E, embora o bicarbonato possa ajudar na eliminação de químicos, não é 100% eficaz. Os vegetais têm uma característica conhecida como uptake.
Foi preparada uma solução de 100 mL de água com 3 mL de vinagre. A alface permaneceu nesta solução por 30 minutos. Foi feita uma solução de 1 L de água com 15 mL de água sanitária. A alface foi mantida nesta solução durante 30 minutos.
Dilua uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em 1 litro de água e mergulhe as verduras nessa mistura. Aguarde 15 minutos e enxágue bem as verduras em água corrente.
A salmonelose é uma grave doença de origem alimentar associada à presença de bactérias em ovos ou alimentos contendo ovos crus. No entanto, a utilização de procedimentos apropriados de cozimento e fritura pode eliminar esta contaminação.
Orientamos que os alimentos sejam cozidos completamente (a 70°C), pois este é o único método efetivo para eliminar a E. coli de alimentos contaminados.
Para lavar com vinagre, você pode usar vinagre de malte destilado, de cidra ou de vinho. Use apenas meia xícara de vinagre por xícara de água, deixando os produtos de molho, mexendo ocasionalmente, por dois a três minutos. Em seguida, enxágue em água fria fresca por pelo menos um minuto.