Esse tipo de viga apresenta um comportamento isotrópico (ou seja, as propriedades não variam em função da direção) e possui mais resistência e menos peso que as vigas de concreto.
A Viga W é utilizada principalmente em casas, galpões, quadras, pontes, ferrovias e outros projetos. Possui abas paralelas que permitem melhores ligações, encaixes e acabamentos estruturais. Já a Viga I possui um melhor encaixe entre as peças, com acabamento mais bonito e preciso.
As vigas H possuem uma distância menor entre as abas, o que faz com que a chapa entre as abas sejam mais espessas. Já as vigas W possuem uma distância maior entre cada aba e consequentemente a chapa de ligação é menos espessa.
Teremos como carga máxima o valor de 4,92 ton (1,64ton/m), abaixo do proposto no manual, claro que por uma diferença pequena de cerca de 5%, mas de qualquer forma sempre é indicado a verificação detalhada.
O Perfil W tem como principal característica a alta resistência e o fato de possibilitar uma série de soluções quanto a encaixes e ligações entre as estruturas de uma edificação. Por esse motivo, é muito utilizado como sustentação de estruturas como pontes, colunas, viadutos, dentre outros.
Se chama Perfil W por conta da nomencalatura norte americana “Wide Shape Flange” (Flange de formato largo). Mas existem outras nomenclaturas e apelidos utilizados como viga I em que o a alma do perfil possui uma altura maior que as da flange, se assemelhando a letra I.
Alta Resistência Mecânica: A viga I é fabricada por meio do processo de laminação a quente, conferindo-lhe uma excelente resistência à tração e compressão. Essa característica a torna capaz de suportar grandes cargas e esforços, proporcionando segurança e estabilidade às estruturas.
As vigas I são laminadas a partir de uma única peça de metal, moldada na configuração de um I. As vigas H são feitas pela soldagem de três peças de metal chanfrado para formar os flanges e a alma. As vigas de flange larga e as vigas I padrão são idênticas, mas variam em forma.
O grafeno é um material bidimensional feito de átomos de carbono dispostos em uma estrutura hexagonal. É o material mais forte já conhecido, com uma resistência à tração 200 vezes maior que a do aço.
Viga I. As vigas em formato I são ideais para construções pois reduzem o peso da estrutura, então podemos encontrar esse formato de viga em lajes, coberturas, na construção de portões e grades, esquadrias, na indústria metalúrgica, amplamente indicadas para trabalhos em serralherias.
Construída na posição horizontal, a viga é uma estrutura utilizada para dar sustentação à laje e distribuir o peso da cobertura para as colunas, garantindo assim a estruturação da construção como um todo.
Isso porque a viga de aço é mais resistente, propriedade mais importante da estrutura, além de ter excelente durabilidade. Além disso, as vigas de aço são mais sustentáveis do que outras opções, como a madeira, por exemplo, cuja extração é bastante danosa ao meio ambiente.
Tanto a viga baldrame quanto a sapata são fundamentais para a fundação. A principal diferença entre elas são que as vigas baldrames precisam de fundações independentes para o apoio. Já as sapatas já fazem o papel da fundação em si.
Viga I: Geralmente mais pesada devido à presença de duas abas. Requer mais material para sua fabricação. Viga U: Tende a ser mais leve e utiliza menos material devido à ausência de uma das abas.
O que é Viga I? A Viga I é um tipo de Viga W, ou seja, é uma variação da Viga W, para que haja um melhor encaixe entre as peças, tornando o acabamento mais bonito e preciso.
A viga H é uma peça estrutural fundamental em construções de edifícios, responsáveis por suportar o peso das lajes, paredes, telhados e outros elementos estruturais. Sua resistência e capacidade de distribuir cargas são essenciais para a estabilidade e segurança dessas estruturas.
O Perfil W Abas Paralelas – Perfil (W) H – HP é uma solução estrutural inovadora na construção civil, destacando-se pela sua alta resistência, precisão e leveza. Este perfil é ideal para projetos que exigem suporte estrutural robusto, desde edifícios residenciais e comerciais até grandes estruturas industriais.
O perfil metálico tipo W é assim denominado por conta da palavra “Wide Shape”, ou seja: Forma larga. O perfil metálico tipo W é por vezes confundido com o perfil em forma de I, porém a diferenciação de ambos se dá pela observação das abas. Os perfis em W têm abas mais largas que os perfis em forma de I.
O tubo de aço quadrado é também usado em diferentes situações na indústria, consideravelmente mais que os redondos. São mais duros, resistem melhor a impactos e fadiga, durando muito mais do que os modelos de tubos redondos.
Aço galvanizado é o material que mais vem sendo utilizado na fabricação de produtos com o perfil de aço para telhado, isso porque, suas propriedades apresentam maior durabilidade quando passam pelo processo de galvanização.