Basicamente, encontramos na bíblia 3 elementos ligados à consagração, ou a nossa dedicação a Deus: Separação: está ligada à santificação. Os utensílios do Templo bem como os sacerdotes eram ungidos e consagrados a Deus e declarados santos (Êx 30:29-30).
Confiar e consagrar a vida a Deus em 2022– Salmo 37.3-5. O Salmo 37, fala da confiança no Senhor. Esta confiança tem como consequência a felicidade e a ajuda de Deus. Mas é uma confiança que envolve entrega da tua vida nas mãos do Senhor.
Levítico 27:28 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) “Contudo, qualquer coisa totalmente dedicada ao SENHOR, seja uma pessoa, um animal ou uma propriedade familiar, jamais será vendida ou comprada de volta. Tudo que é assim consagrado é santíssimo e pertence ao SENHOR.
Jesus mostrou que uma vida consagrada é uma vida de serviço. Horas antes do início da agonia de Sua Expiação, o Senhor humildemente lavou os pés de Seus discípulos, dizendo-lhes: “Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
O princípio da consagração é: “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31). Esse versículo é o eco do provérbio de hoje no Novo Testamento.
A consagração nos leva além da obrigação; nos move do limite da obrigação para a espontaneidade; nos tira do lugar da obediência para um lugar de sacrifício, oferecendo a Deus algo que nos custa. Saímos do conforto, do mediano, do comum para uma “anormalidade” espiritual.
31 De sorte que, quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 32 Portai-vos de modo que não sejais causa de tropeço nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.
As ordens foram clara: não se misturem, muito cuidado. Todos o que não obedeceram se deram muito mal. Somos separados em nossa geração para sermos de Cristo. Sacerdócio real: sacerdotes do Reino de Cristo.
1 Ato, efeito ou ritual de consagrar(-se) ou tornar sagrado; sagração. 2 Entrega ou dedicação a Deus, ou a quaisquer outras divindades (pão, vinho, serviço, vida etc.); dedicação, devotamento, sagração.
Começa com a primeira palavra da narração da instituição e termina com a elevação do cálice e sua adoração pelo povo, uma vez que o n. 151 da IGMR diz que as palavras Mistério da fé e a aclamação do povo Anunciamos Senhor, a vossa morte..., vêm a seguir à consagração. Se vêm a seguir é porque a consagração já terminou.
5 Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento de ambos por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. 6 Digo isso, porém, por permissão e não por mandamento.
28 Todavia, nenhuma coisa consagrada, que alguém consagrar ao Senhor de tudo o que tem, de homem, ou de animal, ou do campo da sua possessão, se venderá nem resgatará; toda coisa consagrada será uma coisa santíssima ao Senhor. 29 Toda coisa consagrada que for consagrada do homem, não será resgatada; certamente morrerá.
7 Porque, como imagina no seu coração, assim ele é. Come e bebe; te diz ele, porém o seu coração não está contigo. 8 Vomitarias o bocado que comeste, e perderias as tuas suaves palavras. 9 Não fales aos ouvidos do tolo, porque desprezará a sabedoria das tuas palavras.
22 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; 24 Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
1Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: 2há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; 3tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; 4tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de ...
15 E à casa do Senhor trouxe as coisas consagradas por seu pai, e as coisas que ele mesmo consagrara; prata, ouro e vasos. 18 E trouxe, à casa de Deus, as coisas consagradas por seu pai, e as coisas que ele mesmo tinha consagrado: prata, ouro e vasos.
O que é a consagração religiosa? Dentro das possibilidades de vivenciar uma vocação, existe a Consagração Religiosa. Ela consiste em um estilo de vida mais intenso e profundo de viver o nosso batismo enquanto filhos de Deus. Ela se dá a partir de um chamado de Deus e uma resposta pessoal para a vocação religiosa.
24 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé será vosso; desde o deserto, e desde o Líbano, desde o rio, o Rio Eufrates, até o mar ocidental, será o vosso termo. 25 Ninguém resistirá diante de vós; o Senhor vosso Deus porá sobre toda a terra que pisardes o vosso terror e o vosso temor, como já vos disse.
Na Bíblia, consagração significa dedicar algo ou alguém a Deus. Quando uma pessoa ou alguma coisa é consagrada, fica dedicado para o louvor e o trabalho de Deus. Todo crente deve consagrar sua vida a Deus. A consagração é um ato importante, que marca uma mudança na vida de uma pessoa ou no uso de qualquer coisa.
“Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, ele é tudo o que sempre preciso.” Salmos 73:26. Uma semana iluminada, produtiva e abençoada pra gente. Love love love, Lu.