Os ventiladores de teto com maior número de rotações por minuto, são os mais potentes e podem consumir mais energia. Por isso fique atento a classificação energética e veja se o produto escolhido tem nota A e o selo Procel (que indica se o produto economiza energia).
A melhor forma de escolher um ventilador de teto eficiente é encontrar um modelo de categoria A ou B no selo Procel. Falando da velocidade, ventiladores de teto costumam variar entre 2 e 4 opções, de vento suave a mais forte. E a rotação do ventilador de teto vai impactar na quantidade de vento e no barulho.
Um dos modelos mais potentes do mercado é o ventilador De Teto Tron Azzam Led 4 Pás, ideal para ambientes maiores, como a sala, que precisam de um equipamento com mais pás para proporcionar uma ventilação mais forte.
Os modelos de até 40 cm são mais indicados para ambientes menores, já que refrescam de forma mais concentrada, não expandindo o ar para os lados. Já outras opções de 40 cm para cima têm maior alcance de vento, por isso são melhores alternativas para ambientes maiores.
OS 5 MELHORES VENTILADOR DE TETO EM 2023! // Tem com Controle, Silencioso e Outros
O que refresca mais ventilador para cima ou para baixo?
E para manter a temperatura agradável, pode optar por um ventilador de parede e que fique posicionado em uma altura que faça o vento subir. Ou então pode até ser no chão, direcionando de baixo para cima. Assim você irá aproveitar mais o frescor.
Os ventiladores de teto com maior número de rotações por minuto, são os mais potentes e podem consumir mais energia. Por isso fique atento a classificação energética e veja se o produto escolhido tem nota A e o selo Procel (que indica se o produto economiza energia).
A vazão é calculada em metros cúbicos por segundo (m³/s), e uma boa medida base na hora de comprar um ventilador de teto é considerar que cada 20 m² de ambiente necessitam, em média, de uma vazão de 2 m³/s. Ou seja, em uma área de 40 m², por exemplo, um ventilador com vazão de ar de 4 m³/s é suficiente.
Nesse sentido, vale ressaltar que o número de pás (de 2 a 6) nada influencia na eficácia do ventilador. O que você realmente deve prestar atenção é na inclinação das pás (geralmente entre 6º e 18º), pois é isso que vai interferir na potência do aparelho.
Até por isso, ventiladores de 2 ou 3 pás são mais adequados para ambientes menores. Enquanto isso, ventiladores com quatro, cinco ou seis pás podem conseguir espalhar o vento por uma área maior.”
No geral, os aparelhos com maior número de rotações por minuto têm motores mais potentes e, por sua vez, costumam consumir mais energia elétrica. A potência comum de um ventilador de mesa é de 70 a 130W, já o ventilador de teto costuma ter motor em torno de 120 a 150 W de potência.
O número de pás do aparelho também influencia no desempenho: quanto maior o número, maior a capacidade de espalhar o vento. Mais que isso, no entanto, é preciso checar o ângulo de inclinação das pás, uma vez que ele determina a quantidade de ar movida, ou seja, de ventilação promovida.
Qual melhor ventilador de teto 3 ou 4 pás? Para ambientes menores, ventiladores com menos pás podem ser suficientes, enquanto para áreas maiores, modelos com mais pás, como o ventilador 8 pás, podem oferecer uma melhor distribuição de ar.
Em suma, um exaustor empresarial ou residencial apresenta mais vantagens do que um ventilador e não se limita a refrescar o ambiente. Assim ele se torna mais relevante em locais onde há grande concentração de impurezas, como fábricas, banheiros e cozinhas.
Ambientes de até dez metros quadrados precisam de ventiladores com capacidade de movimentar até 1,7 metros cúbicos de ar por segundo. Os cômodos de até vinte e cinco metros quadrados devem receber ventiladores com vazão entre 1,7 m³/s e 3m³/s.
A função do exaustor é deslocar esse ar quente para fora do ambiente. É claro que a eficácia do exaustor vai depender também da temperatura que está fora do local, pois ele troca o ar que está dentro do cômodo pelo ar que está do lado de fora.
Quando um ventilador de teto diminui sua velocidade gradativamente é porque pode estar acontecendo duas coisas, ou o capacitor está fraco ou o motor está estragado ou cansado.
Qual é a melhor marca de ventilador de teto com controle remoto?
A Ventisol é a marca que mais marcou presença nessa lista de melhor ventilador de teto com controle remoto, e o modelo Sunny é mais um bom representante da marca. Essa opção de três pás possui design mais moderno, com o globo amplo com suporte para duas lâmpadas.
Um ar-condicionado possuir a tecnologia Inverter significa que ele vem equipado com um dispositivo eletrônico que ajusta a velocidade do compressor conforme as mudanças de temperatura do ambiente. Isso faz com que o compressor fique sempre em funcionamento e leve menos tempo para atingir a temperatura desejada, tá?
Ventilador de parede: esse modelo produz uma ventilação mais longa, atingindo até 50 metros quadrados. Sua utilização pode ser residencial ou comercial. A instalação dos ventiladores de parede também é muito simples e os modelos se enquadram em diversos tipos de ambientes.
A potência de um ventilador tende a variar de acordo com uma série de fatores, como o número de pás, sua inclinação e o número de torções por minuto (RPM) de que toda a unidade é capaz. Quem prefere vento mais forte, o ideal é optar por modelos que atinjam um indicador de RPM maior.