Qual tipo de gordura é queimada primeiro no processo de emagrecimento?
O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento. Quando você come menos calorias do que queima, você perde primeiro a gordura visceral.
Geralmente, a gordura se vai na ordem inversa do acúmulo. Isso significa que a última área onde você ganhou gordura será provavelmente a primeira de onde ela será perdida.
"Quando alguém perde 10 kg de gordura, 8,4 kg são exalados como CO2. Os pulmões são, portanto, o principal órgão excretor da perda de peso", dizem os especialistas no artigo, ponderando que uma porcentagem menor de gordura é eliminada por outas formas como, por exemplo, ureia e suor.
Em geral, parece que a utilização de combustível durante o exercício segue uma seqüência, na qual a oxidação acontece na seguinte ordem: glicogênio muscular, glicose sanguínea e ácidos graxos.
Como Seu Corpo QUEIMA Energia e Emagrece | Quais calorias são usadas primeiro?
Qual é o tipo de gordura mais difícil de perder?
A subcutânea é a camada mais profunda da pele e seu principal efeito é inestético, como os culotes. Apesar de não causar tantos prejuízos à saúde, esse é o tipo de gordura localizada mais difícil de perder devido ao metabolismo que demora a responder aos estímulos do organismo.
Gordura visceral é a gordura que se acumula na barriga, dentro da cavidade abdominal, próximo a alguns órgãos, como fígado, pâncreas, intestino e estômago, e está associada com maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, principalmente infarto e aterosclerose.
Caso haja perda de peso e redução predominante na circunferência abdominal significa que está ocorrendo uma perda adequada de gordura. Caso haja perda de peso sem mudança no valor da circunferência, provavelmente deve estar ocorrendo maior perda de massa magra do que gordura, o que é ruim.
Isso sugere que a gordura subcutânea não é o problema, e sim a gordura visceral, responsável pelos danos metabólicos da obesidade. A boa notícia é que a gordura mais perigosa é a mais fácil de perder. Ao que parece, nosso corpo prefere eliminar primeiro a gordura visceral, que é a vilã.
O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento. Quando você come menos calorias do que queima, você perde primeiro a gordura visceral.
Durante muito tempo acreditou-se que a gordura corporal era eliminada principalmente através da urina. Mas uma pesquisa realizada em 2014 pela equipe da UNSW Science, de Sydney, na Austrália, mostrou que, na verdade, era pequena a porcentagem de gordura eliminada pela urina.
Normalmente, a primeira parte do corpo a mostrar sinais de emagrecimento varia de pessoa para pessoa, dependendo de fatores genéticos, hormonais e de distribuição de gordura. Para alguns, a perda inicial de peso pode ser notada na face e no pescoço, enquanto para outros pode ser na região abdominal.
Como saber se estou perdendo gordura e ganhando músculo?
O melhor meio para medir a perda de gordura é o teste de bioimpedância, que avalia exatamente a percentagem de gordura e massa muscular em cada parte do corpo. A endocrinologista Camila Miguel, do Saúde Digital do Grupo Fleury, explica que o emagrecimento levará o corpo a funcionar com mais eficiência como um todo.
Ao contrário do que é o senso comum, a maior parte da gordura queimada é eliminada pelos pulmões. Mas, que fique claro, o pulmão é apenas a via de excreção.
Em geral, parece que a utilização de combustível durante o exercício segue uma seqüência, na qual a oxidação acontece na seguinte ordem: glicogênio muscular, glicose sanguínea e ácidos graxos.
O que acontece com a gordura quando emagrecemos? Apesar de por muito tempo os profissionais da saúde acreditarem que ela saía do corpo pelo xixi, um estudo mostrou que, apesar de uma pequena porcentagem dela realmente ser expelida pela urina, sua maior parte é eliminada pela respiração.
O motivo para a maior dificuldade em queimá-las é bem simples, como explica a médica: “A gordura subcutânea (localizada) está associada a uma taxa metabólica mais lenta, o que faz com que seja mais resistente, demorando mais para responder às nossas tentativas de eliminá-la”.
Mesmo sem uma fita métrica, você pode perceber uma redução nas medidas do corpo ao notar que suas roupas estão mais folgadas. Isso é um sinal claro de que está perdendo gordura, principalmente na região abdominal, que costuma ser uma das áreas onde esse fenômeno acontece com mais força.
“A perda de peso saudável costuma girar em torno de 1,5 – 2 kg por mês. Então, com determinação para seguir as práticas da nutrição e treinar, é possível perder cinco quilos em três meses. Existem pessoas, porém, que cometem a maluquice de passar um dia sem comer e chegam a perder os cinco quilos em um mês.