Para ambientes internos secos como tetos e paredes em salas e quartos, a tinta látex PVA é a escolha ideal. Já para áreas externas, cozinhas, banheiros e locais que precisam de limpeza frequente, a tinta acrílica é mais adequada devido à sua alta resistência à umidade e durabilidade.
A diferença entre tinta acrílica e látex, que justifica esse valor superior, é a resina que está presente em maior quantidade na acrílica, o que acaba trazendo mais resistência e durabilidade à pintura.
Qual a diferença entre tinta acrílica e tinta látex?
Tinta látex: a base de Acetato de Polivinila (PVA), não é lavável, solúvel em água, ideal para ambientes internos, apresenta menor brilho e impermeabilidade. Tinta acrílica: a base de resina acrílica, lavável e solúvel em água, ideal para ambientes externos e internos, apresenta maior brilho e impermeabilidade.
Aceita menos pigmento e perde o brilho de forma mais rápida; Tem menos poder de cobertura (em comparação com as alquídicas); Por norma é menos elástica (embora existam aditivos que contornem essa situação).
Qual a diferença entre a tinta acrílica e a látex?
A tinta acrílica é solúvel em água e seca rapidamente. A diferença entre a acrílica e a tinta látex PVA está em sua fórmula, que contém resinas acrílicas. Elas proporcionam ao produto uma alta impermeabilidade, sendo assim o produto ideal para ambientes externos que estão expostos a intempéries, como a chuva.
TINTA LATEX OU ACRÍLICA, QUAL A DIFERENÇA, QUAL USAR VEM VOU TE MOSTRAR
Quais são as desvantagens da tinta látex?
Látex PVA
Sua resina não permite a variação de brilho, por isso há apenas o acabamento fosco. Suas principais vantagens são a secagem rápida e o cheiro discreto após a pintura. Já entre as desvantagens, destacamos a pouca resistência ao sol e à água.
Já a tinta em látex é fácil de aplicar, seca muito rapidamente, tem boa durabilidade, embora não seja tão resistente à umidade. Além do mais, é uma opção mais econômica. Não é uma tinta lavável, portanto, o correto é usar apenas um pano úmido na hora da limpeza.
A tinta acrílica é uma tinta sintética, solúvel em água e de secagem rápida que pode ser aplicada em camadas mais finas ou mais grossas na parede. Sua versatilidade permite o uso em áreas externas ou internas e em diversos tipos de superfícies, como gesso, tijolo, concreto, reboco com cal, cerâmica porosa e cimentados.
Cada tipo de tinta é indicado para uma situação específica. Segundo a profissional, na parte interna da casa, a melhor escolha é o látex ou acrílico. Já na parte externa, o recomendado é trabalhar apenas com o acrílico. “Nas salas e nos quartos, podemos usar a tinta acrílica.
Aplicações específicas. Para ambientes internos secos como tetos e paredes em salas e quartos, a tinta látex PVA é a escolha ideal. Já para áreas externas, cozinhas, banheiros e locais que precisam de limpeza frequente, a tinta acrílica é mais adequada devido à sua alta resistência à umidade e durabilidade.
Suvinil. A marca Suvinil é uma fabricante de tintas decorativas da Basf, empresa que foi eleita a mais sustentável do Brasil pelo Guia Exame de Sustentabilidade de 2019. ...
Luxens. A marca Luxens de tintas é exclusiva da Leroy Merlin. ...
Qual a diferença entre tinta látex PVA e acrílica?
🤔 A tinta látex PVA é a opção mais econômica, ideal para áreas internas que não precisam de tanta resistência, como tetos e paredes de quartos. Já a tinta acrílica é resistente à água e à umidade, ótima para áreas que precisam de mais durabilidade, como cozinhas e banheiros.
Se você quer ter a possibilidade de lavar a sua parede e manter a pintura perfeita e sem nenhuma mancha, precisa escolher uma tinta acrílica de acabamento acetinado ou brilhante, pois, após a secagem, estas formarão uma película resistente que aceitará esse tipo de limpeza mais pesada sem problemas.
O polímero conhecido como PVA é um polímero de adição, pois se dá pela “soma” sucessiva de vários monômeros do acetato de vinila; daí o seu nome: poliacetato de vinila.
Tinta PU. Podemos dizer que a PU é um verniz pigmentado. Não vem pronta para o uso, sendo necessário a utilização de catalisador (endurecedor) para secar a tinta. É uma tinta lisa, ou seja, ocorre uma limitação das cores.
Nos ambientes internos é ideal para pintar áreas que são molhadas ou que demandam limpeza com frequência, como banheiro, lavabo e cozinha. Além disso, a tinta acrílica é mais durável, pois se expande e contrai sem rachar, mantém o brilho por mais tempo, deixa a parede respirar, evita bolhas e seca muito rápido.
Pode ser usada para pintar qualquer tema: paisagens, florais, figuras humanas, animais... Eu, particularmente, gosto de usar tinta acrílica somente para fazer pinturas abstratas, pois é um tema que não tem muitos detalhes.
Sua grande vantagem é o tipo de acabamento, enquanto a tinta látex possui apenas o acabamento fosco, a tinta acrilica possui acabamento fosco, acetinado e semi-brilho.
Apesar de ser um material de acabamentos, a tinta é um produto muito querido e com o poder de mudar humores, transformar rotinas e gerar muito bem estar. E a tinta acrílica é uma das queridinhas no mercado, por dar a possibilidade de aplicação tanto em paredes externas quanto internas.
A longevidade, porém, depende da armazenagem correta e da conservação da embalagem. A Folha apurou que a durabilidade pode dobrar em relação ao prazo de validade que, em média, é de três anos, para tintas à base de solvente, e de dois anos, para a versão látex, à base de água.
Essa tinta é chamada de acrílica por apresentar resina acrílica em sua composição. Essa resina, quando seca, cria uma película que protege a tinta contra sujeira e líquidos. Por não deixar a sujeira grudar, e poder ser molhada, a tinta acrílica é lavável.
SUVINIL CRIATIVA, A TINTA QUE NAO PRECISA DILUIR 😉 Para quem se transforma todo dia, a Suvinil Criativa traz a praticidade e as cores que combinam com você. Já vem pronta pra pintar e não precisa diluir, tem baixo respingamento e garante sua parede seca em 6h. .
Tinta acrílica para vidro: esse tipo de tinta em vidro é à base de tinta acrílica, mas é diferente da tinta acrílica, que não adere diretamente à superfície suave do vidro.