Sabe aquela tecla com o logotipo do Windows, que fica entre o Ctrl e o Alt? Pois ela serve para bem mais do que simplesmente abrir o Menu Iniciar ao ser pressionada. Ela é uma ferramenta importante para navegar com mais agilidade pelo sistema operacional.
A tecla "Tab" está sempre presente em teclados físicos, representada por duas setas apontando para esquerda e direita. No padrão QWERTY, fica localizada ao lado esquerdo da tecla "Q" e acima do botão de Caps Lock.
Esta é a do porquê o atalho Alt + F4 é utilizado para fechar programas no Windows, ao invés da combinação Alt + Q, primeira letra da palavra “quit” que em inglês significa “sair”.
De modo geral, a tecla Caps Lock (às vezes conhecido como Shift Lock, Fixa ou “Trava Maiúsculas” em tradução livre), é usada para manter ativado ou desativado o modo de caixa alta do teclado, fazendo com que as letras fiquem todas maiúsculas, sem ter que necessariamente deixar pressionada a tecla Shift o tempo inteiro.
Com exceção de teclados muito pequenos, como os de notebooks, por exemplo, a maioria dos equipamentos possui duas dessas teclas, ambas com a mesma função. Agora, respondendo à pergunta inicial, encontramos o Shift acima das teclas “Ctrl”, do lado esquerdo e direito, sempre nas laterais inferiores do teclado “QWERTY”.
Ela está localizada na parte superior do teclado e é identificada por um número ou uma letra, geralmente de F1 a F12. Essas teclas são programáveis e possuem funções específicas que podem variar de acordo com o sistema operacional, o programa em uso ou as configurações personalizadas do usuário.
Em um gerenciador de arquivos ou alguns outros aplicativos de manipulação de sistema de arquivos, a tecla serve como um comando genérico para eliminar arquivos e pastas.
F5: Essa tecla é amplamente conhecida por sua função de atualizar a página. Ao pressionar F5 em um navegador da web, você pode recarregar a página atual e obter as informações mais recentes.
Para desfazer a entrada de dados mais recente, pressione CTRL+Z. e selecione as ações que você deseja desfazer. Todas as ações de digitação selecionadas são revertidas. No entanto, as ações que você pode desfazer começarão com a ação mais recente e você só poderá desfazer as ações na ordem em que elas ocorreram.
CTRL+R é o atalho que mais vai economizar seu tempo no terminal (reverse-i-search) Aprenda qual é o atalho que permite buscar rapidamente entre os últimos comandos executados do terminal.
Para que o navegador seja forçado a realizar uma busca nos dados mais recentes, utilize a combinação CTRL + f5. Esse atalho fará com que os dados armazenados na memória sejam substituídos por aqueles armazenados no servidor, ou seja, os mais atuais. A página então será recarregada com a versão mais nova da página web.
CTRL+L Localiza texto, formatação e itens especiais. ALT+CTRL+Y Repete a localização (depois de fechada a janela Localizar e Substituir). CTRL+U Substitui texto, uma formatação específica e itens especiais.
Pressione Caps Lock uma vez para digitar todas as letras maiúsculas. Pressione Caps Lock novamente para desativar essa função. O teclado pode ter uma luz que indica se Caps Lock está ativada.
Em alguns programas, a função de um comando padrão e de um comando alternativo pode ser igual (por exemplo, F1 normalmente exibe a Ajuda para a janela ativa e, em alguns teclados, o comando alternativo para F1 também é a Ajuda).