Nas últimas cenas da novela, Raquel será perseguida por César (Henri Pagnoncelli) pela estrada. A vilã perderá o controle do carro e cairá em uma ribanceira. O veículo explode com a tensão do impacto, causando a morte da filha de Isaura (Laura Cardoso).
Perseguida pelo advogado César (Henri Pagnocelli), Raquel perde o controle do carro e acaba caindo numa ribanceira e morre em uma explosão repleta de efeitos especiais. Apesar de impactante, a morte de Raquel no remake de 1993, foi completamente diferente da versão original exibida em 1973.
César persegue Raquel na estrada. Ela tenta desviar várias vezes, mas o facínora segue atrás dele. Em um certo momento, dá uma fechada no carro da inimiga, que cai em uma ribanceira. O automóvel então pega fogo e explode com a gêmea má dentro.
Ao saber da verdade, Ruth vai atrás de Marcos e conta que tudo não passou de uma armação de Raquel para separá-los. Os dois finalmente conseguem se entender e, apaixonados, terminam a novela juntos.
Raquel morreu em parto no caminho da casa de Jacó. A parteira lhe fala no meio do nascimento que a criança é um menino, saindo-lhe o espírito; Raquel olhou e o chamou de Benoni, porque morreu, mas seu pai chamou-lhe de Benjamim. E foi enterrada por Jacó na estrada para Efrata, próxima a Belém (Cisjordânia).
Em sua última cena na novela, Tonho da Lua aparece montado no Atrevido e sendo saudado pelos moradores de Pontal d'Areia. Ele vai embora da cidade junto com os artistas do circo. Enquanto isso, Alzira encontra uma escultura do amado na praia e sofre com a partida de seu grande amor.
A novela gira de ponta-cabeça quando um acidente marítimo "mata" Raquel. Ruth então se aproveita da semelhança física da irmã e assume seu lugar para ficar com Marcos.
Na original, Raquel é assassinada com um tiro disparado por César (Rolando Boldrin). A motivação foi a mesma: a vilã ter revelado a Zé Luís (Umberto Magnani), que César engravidou Ruth no passado e a abandonou grávida.
A ex-peoa foi expulsa por agredir Jhenny Miranda, mas ganhou uma oportunidade como funcionária da emissora. Ela deixou o reality show em 2023 e, neste ano, estreou como apresentadora de A Grande Conquista 2.
Assim, Raquel morreu e foi sepultada na beira do caminho de Efrata, que agora se chama Belém. Jacó pôs sobre a sepultura uma pedra como pilar, e ela marca o lugar da sepultura até hoje.
Ela é encontrada por Isaura (Laura Cardoso), que passa a dar cobertura para a filha longe de todos. A verdade só vem à tona no capítulo 103 da versão original da novela, quando Raquel finalmente reaparece. As cenas devem ir ao ar no fim de outubro na reprise da trama na Globo.
Qual o final de Ruth? Após o acidente de barco das gêmeas Ruth e Raquel (Gloria Pires), somente Ruth aparece saindo do mar, dando a entender que Raquel morreu. As duas decidem dar uma volta de barco, mas elas acabam enfrentando uma tempestade e caindo no mar após uma forte onda.
Em 1973, Raquel é assassinada com um tiro disparado por César (Rolando Boldrin). O mau-caráter se vinga depois que a vilã revela ao irmão dele, Zé Luís (Umberto Magnani), que César engravidou Ruth no passado e a abandonou grávida. No acerto de contas, a malvada desdenha da situação e é morta pelo algoz.
Raquel (Gloria Pires) foi quem atirou em Wanderlei, só que, antes dela, Vilma (Denise Milfont) acertou um golpe na cabeça do amante após ser rejeitada por ele. A fim de incriminar Marcos (Guilherme Fontes), Raquel pegou a arma do ex-marido no cofre da família Assunção.
Donato é preso novamente e, desta vez, não escapa mais da cadeia. Ele termina a novela Mulheres de Areia atrás das grades, respondendo pela morte do pai dos enteados e também pelo incêndio dos barcos, após as digitais do vilão serem encontradas no galão de querosene que usou para cometer o crime.
Na reta final, Donato chega a escapar da prisão e até sequestra Tito (Eduardo Moscovis). Só que a polícia consegue capturar novamente o criminoso, que vai para a prisão e não sai mais. Além do rapto do rival, ele é preso pela morte do pai de Tonho e por incendiar os barcos dos pescadores.
A vilã perderá o controle do carro e cairá em uma ribanceira. O veículo explode com a tensão do impacto, causando a morte da filha de Isaura (Laura Cardoso). Inclusive, é a matriarca a responsável por contar para Ruth que foi Raquel quem armou um plano para separá-la de Marcos.
Raquel (Gloria Pires) terá um final nada feliz em Mulheres de Areia (Globo). No fim da trama, a gêmea má é perseguida na estrada por César (Henri Pagnocelli), que a fecha em uma rodovia, fazendo-a perder o controle do veículo. A vilã cai de uma ribanceira e morre.
O pequeno Reginho (Fabrício Bittar) morre nos próximos capítulos de Mulheres de Areia. A tragédia envolvendo o menino muda os rumos da novela, em reprise na faixa Edição Especial, nas tardes da Globo. Reginho vai morrer por causa de uma hepatite hemorrágica, contraída no mar poluído de Pontal d'Areia.