Quadros de estresse e ansiedade têm o potencial de desencadear ou agravar problemas tanto nos dentes como nos tecidos e demais estruturas bucais, que podem inclusive interferir na saúde sistêmica.
O estresse afeta diretamente a saúde. Um dos principais impactos é na saúde bucal, uma vez que o estresse e a ansiedade podem desencadear transtornos como o bruxismo, marcado por uma sobrecarga muscular. Dores intensas, dentes desgastados e até fraturas dentais são os sintomas mais comuns da condição.
Qual o significado espiritual de problemas nos dentes?
Os problemas com cáries significam que nós nos sentimos inseguros, duvidosos, confusos para se posicionar diante de uma situação. Aqui, vivemos em função dos outros e não respeitamos nossas próprias escolhas.
As pessoas que sofrem de estresse ou que estão passando por um período de ansiedade geralmente percebem que seus dentes, mandíbula e gengivas sofrem de diferentes doenças. O estresse e a dor de dente geralmente andam de mãos dadas, aumentando com o tempo se o problema não for resolvido.
Ansiedade pode levar a quadros de bruxismo, com desgaste dos dentes e necessidade de tratamento ortodôntico. A ansiedade é um problema cada vez mais comum nos tempos modernos, especialmente com os desafios impostos pela pandemia, e pode se manifestar de diversas formas no corpo.
Um "REMÉDIO" que SERVE pra quase TODOS os PROBLEMAS na sua BOCA!
O que significa aflição nos dentes?
A sensibilidade dentária, também conhecida como hipersensibilidade dentinária, é uma dor que sentimos nos dentes quando eles entram em contato com algum alimento e bebida quente, gelada, doce ou ácida demais.
A ansiedade odontológica é um problema comum que pode afetar pessoas de todas as idades e está diretamente relacionada ao medo e ao estresse causado pelo ambiente odontológico.
"Dente é uma parte estrutural do corpo. Quando ele cai, por exemplo, é como se você estivesse quebrando um ciclo", explica. Sinal de bom presságio, representa o nascimento de alguém ou de novas situações na vida. Pode indicar calmaria, união familiar e sabedoria nas falas.
Em geral esse hábito começa durante o sono (bruxismo), podendo estender-se também ao período em que a pessoa está acordada (briquismo). O bruxismo e o briquismo estão relacionados ao estresse em 100% dos casos. Segundo os dentistas, todos os pacientes com sintomas de bruxismo têm a tensão emocional aumentada.
A saúde bucal pode ser afetada de diversas maneiras diante de quadros prolongados de ansiedade, sendo a inflamação gengival, gengivite, uma das infecções que mais comumente surgem nestes casos.
🍃 O dente central superior direito, numerado como 11, representa o PAI ou a função paterna, por sua vez, o dente 21, seu equivalente centralizado ao lado esquerdo da boca representa MÃE ou função materna.
A influência espiritual nas pessoas, por sua vez, pode ser identificada através da mudança repentina de humor. Então, uma pessoa que estava calma pode, de repente, ficar agressiva, explosiva ou triste por motivos pequenos. Dores de cabeça repentinas e mal estar também podem indicar um sinal do mundo espiritual.
A boca funciona como um órgão de manutenção não só da saúde fisiológica como também psíquica do indivíduo. Os dentes vão se posicionando na boca de acordo com a forma como a pessoa vai sendo construída, processo em que aspectos genéticos, epigenéticos e culturais exercem influência direta no desenvolvimento do ser.
Bruxismo: A depressão muitas vezes está associada ao bruxismo, que é o ranger ou apertar dos dentes. Esse hábito pode causar desgaste nos dentes, dores na mandíbula e até mesmo problemas na articulação temporomandibular (ATM);
Boca seca. O estresse é um dos principais fatores que provocam a xerostomia, conhecida popularmente por “boca seca”, pois ele diminui a produção de saliva. O ressecamento da boca pode dificultar a mastigação, a fala e ainda contribuir para o desenvolvimento de cáries, mau hálito e gengivite.
Marco Verlangieri – O bruxismo de vigília (diurno) acontece quando a pessoa está desperto e é mais associado à ansiedade, estresse, alguns medicamentos ou condições de saúde. O bruxismo do sono (noturno) é um distúrbio associado ao movimento do sono e é associado à baixa qualidade do mesmo.
Os dentes na mandíbula superior refletem suas habilidades de tomada de decisão e os da parte inferior estão relacionados à sua responsabilidade. O lado esquerdo está ligado às questões pessoais, e o direito com questões sociais.
A manifestação da dor de dentes relacionada com o estresse ocorre normalmente quando o nível de envolvimento dos dentes é elevado. Por esta razão, é importante visitar regularmente o dentista, a fim de detectar a tempo os sintomas antes que estes se tornem graves.
Os dentes do siso são os últimos molares que nascem em nossa arcada dentária, ocupando os lados de cada maxilar. Eles receberam esse nome porque costumam nascer entre os 16 e os 21 anos (idade do juízo — siso, em latim).
Veja a relação: ✅ Incisivos estão relacionados ao Rim, Bexiga, Órgãos Sexuais, Região Urogenital; ✅ Caninos estão relacionados ao Fígado, Vesícula Biliar, Olhos, Glândula Hipófise; ✅ Pré molares estão relacionados ao Pulmão, Intestino Grosso e Timo, Sistema arterial venoso;
A gengivite e a periodontite tem sido associadas ao estresse e a fatores psicológicos. A presença do estresse desencadeia a produção de substâncias importantes, como o cortisol e as catecolaminas (epinefrina e norepinefrina), que levam ao aumento da resposta inflamatória e à redução da defesa imunológica do organismo.
Quais são os principais medos que as pessoas têm ao ir ao dentista?
Não é incomum alguns pacientes demonstrarem medo ao ir ao dentista – mas o que você pode não saber, é que esse medo se manifesta de duas formas bem diferentes: ansiedade odontológica x odontofobia.
O que causa a sensibilidade nos dentes? Quando o esmalte dos dentes se desgasta ou ocorre retração gengival, ambos podem expor a parte interna e macia do dente, chamada dentina. Essa dentina abriga milhares de canais microscópicos que correm em direção ao centro do dente, onde estão os nervos1.
Associado a estresse e ansiedade, Bruxismo atinge 30% da população mundial e deve ser tratado com atenção. Hábito ranger, apertar e bater os dentes pode causar disfunções de articulação temporomandibular, comprometendo a mastigação e a fala.