“Tanto a transpiração quanto a temperatura corporal podem atrair ou inibir a chegada dos insetos na pele. Algumas substâncias expelidas na transpiração, como ácido lático , ácido úrico e amônia são atrativas para os mosquitos”, explica a dermatologista Simone Neri.
Suor e temperatura corporal: substâncias expelidas durante a transpiração, tais como ácido lático, ácido úrico e amônia, são atrativas para os mosquitos. Além disso, o aumento da temperatura corporal durante exercícios físicos também pode atrair mais pernilongos.
Além disso, análises químicas do ar nas lojas revelaram as substâncias causadoras de odor que atraem ou não os mosquitos. Os mosquitos foram mais atraídos pelos ácidos carboxílicos do ar, incluindo o ácido butírico, um composto encontrado em queijos “fedorentos” como Limburger.
Mosquito gosta, por exemplo, do suor do corpo humano. Pesquisas mostraram que Aedes tem uma atração toda especial por cores escuras. Nem todo mundo sabe, mas o mosquito transmissor do vírus zika tem algumas preferências.
Seja ao ar livre ou dentro de casa, existem inúmeros motivos que condicionam a atração do mosquito por determinadas pessoas, desde o consumo de álcool até a gestação. A maioria está relacionada a um fator: os odores expelidos pela pele.
“Tanto a transpiração quanto a temperatura corporal podem atrair ou inibir a chegada dos insetos na pele. Algumas substâncias expelidas na transpiração, como ácido lático , ácido úrico e amônia são atrativas para os mosquitos”, explica a dermatologista Simone Neri.
Por que algumas pessoas são mais picadas por mosquitos do que outras?
Existem outros sinais físico-químicos que condicionam a atração do mosquito por determinadas pessoas, particularmente o calor, o vapor d'água, a umidade, sinais visuais e, o mais importante, os odores exalados pela pele.
As pessoas que tem sangue do tipo O, positivo ou negativo, chamam mais a atenção dos bichinhos voadores do que os tipos A, B e AB. O A é o menos atraente entre eles. Ainda assim, o caso requer mais estudos científicos para que a tese seja validada na comunidade científica.
Em um artigo publicado recentemente no periódico Cell, pesquisadores da Universidade Rockefeller, em Nova York, nos Estados Unidos, descobriram que pessoas com níveis mais altos de compostos chamados ácidos carboxílicos em sua pele são mais propensos a serem “ímãs de mosquito”.
De acordo com a especialista, os poucos estudos que foram feitos em relação a perfumes mostraram que a fragrância afasta os insetos, porque eles confundem e camuflam o odor natural que o corpo humano exala.
O que significa quando um mosquito fica rodeando a gente?
Os mosquitos buscam dióxido de carbono (o que em parte explica por que eles são tão bons em nos encontrar), e quanto mais exalamos, mais dióxido de carbono enviamos para o ar, convidando os insetos para perto de nós.
Eles não gostam de certos odores e se afastam quando percebem a presença deles. Aliás, as opções de cheiros são diversas. Você só precisa escolher um deles. As essências que espantam os pernilongos são citronela, lavanda e eucalipto.
Utilizar bicarbonato de sódio dissolvido em água na região axilar e nas roupas que utilizamos neutraliza os ácidos carboxílicos produzidos pelas bactérias.
Uma nova pesquisa de cientistas dos Estados Unidos sugere que mosquitos escolhem as vítimas de suas picadas a partir de três fatores: cheiro, visão e, por último, calor. Biólogos gravaram os movimentos feitos por mosquitos famintos dentro de um túnel de vento.
Os mosquitos foram mais atraídos pelos ácidos carboxílicos do ar, incluindo o ácido butírico, um composto encontrado em queijos “fedidos” como Limburger. Esses ácidos carboxílicos são produzidos por bactérias na pele humana e geralmente não são perceptíveis para nós.
Os mosquitos de banheiro são atraídos por matéria orgânica em ralos e encanamentos, como células mortas da pele e gordura. Eles se reproduzem mais no verão. Prevenir infestações é crucial nesse período. Siga as instruções dos produtos para uma limpeza eficaz e segura.
O calor do corpo e o dióxido de carbono que liberamos quando respiramos também atraem pernilongos para os humanos. Os cientistas ainda não sabem por que os ácidos carboxílicos parecem atrair os pernilongos com tanta força, disse Vosshall.
MITO. Inicialmente o mosquito apresentava uma preferência pelo sangue tipo O, devido ao mosquito ser de origem Indiana e neste país, este tipo sanguíneo predominava. Com a dispersão do mosquito pelo mundo a sua predileção pelo tipo O não permaneceu porque ele se adaptou aos tipos sanguíneos disponíveis.
Se o inseto acabar pousando em alguma pessoa, pode ficar tranquilo, pois significa uma vida longa. E se ele entrar em sua residência por livre e espontânea vontade, prepare-se, pois virá fartura e prosperidade para sua vida. Entretanto, nem sempre dar de cara com a Esperança é sinal de algo positivo.
Cheiro é o que espanta. Alguns odores funcionam como repelentes de insetos e você pode usá-los a seu favor se não quiser receber essas visitas indesejadas. Citronela é o mais conhecido deles, mas também pó de café, manjericão, capim-santo, limão e cravo funcionam superbem.
O sangue O Negativo é conhecido como universal, pode ser transfundido em qualquer pessoa. Mas apenas 9% dos brasileiros possuem esse tipo de sanguíneo. É muito utilizado pelos hospitais pois é o sangue que salva em situações de emergência. O tipo O positivo é o sangue mais utilizado no Brasil.
A princípio, os pesquisadores acreditavam que o uso de perfumes doces, como o Bombshell, iria atrair os mosquitos. “Existe literatura afirmando que cheiros frutados e florais atraem mosquitos”, declarou uma das pesquisadoras do estudo, Stacy Rodriguez.
Considerando, claro, que ele não morra esmagado por mãos humanas. Corre por aí a ideia de que esses insetos vivem apenas um dia, mas não é verdade. Para a tristeza de alguns, eles duram bem mais que isso. O tempo de vida de um pernilongo — nome genérico de mosquitos do gênero Culex — é de 30 dias, em média.
O que é bom para parar de coçar picada de pernilongo?
Para atenuar a coceira, deve-se lavar a área da picada com água e sabão. Se a coceira for muito incômoda, aplicar algum gel pós-picada (sob orientação médica) tende a refrescar e diminuir esse sinal. Jamais deve ser aplicado álcool ou vinagre no local da picada. Esses produtos costumam causar irritação na pele.