Um conde muito rico tinha um coração tão grande quanto o castelo onde vivia e permitia aos frades franciscanos que ali pernoitassem. Um deles foi Santo António, que certa noite recebeu das mãos de Nossa Senhora o bebé menino Jesus, e o embalou no colo.
A imagem de Santo António é, como se sabe, representada com o Menino Jesus ao colo pela grande cumplicidade e companheirismo entre os dois. Conta a lenda que, em Mação, ia o Santo buscar lenha do outro lado do Tejo, a pedido de sua mãe, quando verificou, na volta, que barco e barqueiro tinham desaparecido.
Nossa Senhora do Rosário e o Menino. A imagem está de pé, segurando no braço esquerdo e apoiado sobre a mão, o Menino Jesus. O braço direito está dobrado e voltado para frente , levemente para o lado, com a mão semi-fechada, como se estivesse segurando algo.
Por que SANTO ANTÔNIO é representado com o MENINO JESUS NO COLO? Fatos CURIOSOS na vida dos SANTOS
Qual santo carrega uma criança no ombro?
A figura mais frequente de São Cristóvão é representada por um gigante barbudo, que carrega o Menino Jesus nos ombros, ajudando-o a atravessar um rio; o Menino segura o mundo nas pontas dos dedos, como se brincasse com uma bola.
Muitas pessoas perguntam o por quê Santo Antônio traz em seus braços o Menino Jesus. Em muitas imagens, Antônio traz o menino em cima do Livro Sagrado; em outras, traz o Livro de lado e o Menino no colo.
Santo Antônio está em pé, 3/4 à esquerda, meio corpo, sustentando no seu braço direito o Menino Jesus que está sentado com cabeça e corpo ligeiramente voltados para a direita.
Qual o significado da criança no colo de Santo Antônio?
Sabia que Santo António tanto pode ser representado com o menino ao colo do lado direito como do lado esquerdo. Segundo a tradição, quando o santo tem o menino do lado direito está representado como casamenteiro e quanto tem o menino do lado esquerdo como milagreiro.
O cordão na Imagem de Santo Antônio representa seus votos perpétuos. O cordão faz parte do hábito franciscano. É um cinto de corda que contém três nós. Estes nós simbolizam os votos de obediência, pobreza e castidade, que todo religioso franciscano faz quando faz os votos perpétuos.
Santo Antônio é frequentemente representado com um lírio, símbolo de pureza e castidade, e com o Menino Jesus, que, segundo a tradição, apareceu em seus braços acariciando-o. Além disso, ele era um grande pregador da Palavra de Deus, conhecido por sua eloquência e profundidade teológica.
Quem é o santo preto que está carregando um bebê no colo?
Em algumas cozinhas do Brasil, até mesmo em restaurantes estrelados, é possível encontrar a mesma imagem: de um santo, negro, carregando uma criança no colo. Trata-se de São Benedito, padroeiro dos cozinheiros, cuja festa litúrgica é celebrada em 5 de outubro.
Celebrada por católicos no dia 13 de dezembro, Santa Luzia é normalmente representada com uma imagem sacra bastante curiosa. Jovem bonita de bochechas coradas, carrega uma folha de palmeira — item comum no imaginário religioso, pois representaria a imortalidade — e uma bandeja dourada.
A imagem de uma Madona, de uma Nossa Senhora, carregando uma criança, lembra-nos que Deus foi criança em seu colo. Também sob o cuidado de São José, seu Santo padrasto, essa criança-Deus é tema nada aleatório nos Evangelhos.
De acordo com a tradição, Santo André sentiu-se indigno de ser crucificado como o seu Senhor. Desta forma, ele suplicou que a sua cruz fosse diferente. Ela é um símbolo da humildade e do sofrimento. Em heráldica, simboliza caudilho invicto em combate.
O Menino Jesus no colo de São Benedito tem dois significados: o primeiro, é uma referência à experiência sobrenatural que ele viveu várias vezes com Jesus em forma de criança. O segundo significado, é a forte ligação que o santo tinha com Deus.
Entre os muitos milagres de São Benedito, na cozinha, ficou famoso o milagre dos peixes. Os frades de todos os lugares tinham se reunido no convento de Santa Maria de Jesus para o Capítulo Provincial.
A representação de Nossa Senhora do Bom Parto Segurando o menino Jesus no colo tem alguns significados. Primeiro: ela O segura com o braço direito, simbolizando que Jesus quis precisar de uma mãe que o sustentasse e amparasse desde o nascimento até ä sua independência natural.