Não existe um remédio para gripe felina específico, porque o tratamento é sintomático, isto é, foca na regressão dos sintomas. Portanto, são utilizados antibióticos, antipiréticos (para febre), estimulantes de apetite e antivirais. Também é possível realizar lavagens nasais, inalação e colírio para a conjuntivite.
Antibióticos de amplo espectro para prevenir ou tratar infecções bacterianas secundárias (pode não ser necessário em casos de infecção viral sem infecções secundárias)
Anti-inflamatórios para reduzir a inflamação e o desconforto.
Não existe um remédio específico para a rinotraqueíte felina, dessa forma, o tratamento deve ser feito para controlar os sintomas e, por isso, varia em cada caso. Podem ser utilizados soros, antibióticos, colírios, pomadas, suplementos vitamínicos e uma alimentação apropriada.
Descongestionantes: Em casos de congestão nasal, o veterinário pode recomendar o uso de descongestionantes nasais para aliviar o desconforto respiratório do gato. Expectorantes: Em casos de tosse persistente, o veterinário pode prescrever expectorantes para ajudar o gato a eliminar o muco acumulado e aliviar a tosse.
Mucomucil® Xarope é um mucolítico, indicado para animais que apresentem doenças respiratórias caracterizadas pela presença de secreções mucoides e mucopurulentas (catarro), tais como broncopneumonia, bronquites (aguda, subaguda e crônica), atelectasia por obstrução mucosa, entre outras.
Se a origem comprovada for alérgica, provavelmente seu gato usará um anti-histamínico ou anti-inflamatório; mas se for infecciosa, um antibiótico será provavelmente a opção do veterinário. Vale lembrar que não se recomenda medicar seu bichano sem antes consultar o veterinário.
Ofereça água fresca: a gripe felina causa desidratação de forma muito rápida, por isso é muito importante manter seu gato hidratado. Proporcione calor: é fundamental proporcionar calor nesse momento, seja com um cobertor ou temperatura ambiente.
Você sabia que existe xarope para tosse para cães e gatos tbm? Sim! O Xarope Tussedan da nossa parceira Biofarm Química e Farmacêutica atua nas infecções das vias respiratórias e na asma brônquica dos animais domésticos.
Espirros, tosse, febre, falta de apetite, dificuldade para deglutir e corrimento ocular e/ou nasal são os principais sintomas da rinotraqueite. Esses sintomas podem se estender de 1 a 3 semanas ou mais na dependência dos agentes causadores envolvidos e da gravidade da doença.
O que fazer ao observar o gato espirrando? A primeira coisa a se fazer ao observar espirros no gato, é levá-lo o mais rápido possível ao médico veterinário. Por ser um sinal clínico que pode ser indício de muitas doenças, não tente resolver nada em casa, pois pode piorar o quadro.
Um gato gripado apresenta sintomas como febre, espirros constantes, falta de apetite, olhos lacrimejando, coriza, dificuldade para respirar, lesões no interior da boca e até conjuntivite. O comportamento felino também muda, pois ele tende a ficar mais recluso e sem vontade de brincar, por exemplo.
Sim, a dipirona pode ser dada para os gatinhos. Ela auxilia em casos de febre e de dores leves a moderadas, que podem afetar sistema digestivo e urinário e a musculatura, por exemplo.
Em alguns casos, o veterinário pode prescrever remédio para gato com nariz entupido, e realizar lavagens com soro fisiológico também pode ser indicado.
Para tratar o problema, podem ser receitados remédios como antibiótico para rinotraqueíte felina, antitérmicos, antivirais, inalação, lavagem nasal e até mesmo colírio, em casos de conjuntivite. Também é recomendado realizar a limpeza dos olhos do pet com soro fisiológico, nesse caso.
O Agemoxi CL 50mg é um antimicrobiano para cães e gatos adultos e seniores é desenvolvido pelo laboratório Agener União Saúde Animal. Tendo a amoxicilina como princípio ativo, ele é eficaz no tratamento de infecções causadas por bactérias, fungos, vírus e protozoários.
O animal com pneumonia apresenta cansaço, tosse, perda de peso, secreção nasal e respiração ofegante. Os sintomas podem ser muito parecidos com os da rinotraqueíte, mas em geral são mais intensos e perigosos. Por isso, é importante prestar atenção em qualquer mudança de comportamento do seu animal.
Não existe um remédio para gripe felina específico, porque o tratamento é sintomático, isto é, foca na regressão dos sintomas. Portanto, são utilizados antibióticos, antipiréticos (para febre), estimulantes de apetite e antivirais. Também é possível realizar lavagens nasais, inalação e colírio para a conjuntivite.
Qual remédio de humano pode dar para gato gripado?
A resposta mais simples é: nenhum medicamento é adequado para os animais sem que seja prescrito por um médico ou médica veterinária qualificado. Normalmente, em situações de emergência, os tutores e tutoras acabam oferecendo remédios humanos aos peludos, como forma de alcançar uma melhoria o mais rápido possível.
Como a gripe humana, uma vez que o vírus danificou o delicado revestimento do nariz e das vias aéreas, infecções bacterianas podem entrar e causar complicações, como pneumonia. Portanto, é importante que você entre em contato com um veterinário se suspeitar que seu gato está gripado.
O tratamento da gripe envolve suporte, como manter o gato hidratado, fornecer uma dieta adequada, e em casos mais graves, medicação para aliviar os sintomas e tratar complicações. A maioria dos gatos se recuperam do problema com os cuidados adequados e sem desenvolver sequelas graves.
O que fazer quando o gato está espirrando sem parar?
Em casos em que seu gato tem espirrado e/ ou apresentado secreções no nariz é aconselhável que os pais e mães de pet busquem um atendimento médico-veterinário para descobrirem a causa dos espirros. A descoberta da causa original será determinante para o correto tratamento do seu bichano.
Segundo informações do fabricante, o prednisona para cães e gatos é administrado por via oral. A dosagem é de 1 a 2 mg por kg a cada 12-24 horas. O tempo de uso é de três a cinco dias ou de acordo com as orientações do veterinário.