O piso acetinado, por sua vez, trata-se de um tipo que tem um acabamento e aparência opostos ao polido, apresentando um brilho mais sutil e, além disso, sua superfície não é brilhante e tão lisa.
Os porcelanatos polidos recebem um polimento e acabam sendo mais brilhantes. Já os porcelanatos esmaltados brilhantes não recebiam esse polimento, até que a indústria lançou o porcelanato esmaltado polido. Além de receber uma camada de proteção de esmalte na peça, ela recebe o polimento e fica com um brilho intenso.
O porcelanato brilhante é uma versão do revestimento de cerâmica que apresenta uma superfície mais brilhosa. Refletindo uma maior quantidade de luz, é perfeito para ambientes iluminados, já que assim, confere um efeito espelhado no chão e faz com que os móveis do espaço sejam mais valorizados. Da mesma forma, o.
1. Polido: tem uma superfície lisa e brilhante, refletindo luz, ideal para ambientes internos, mas escorregadio quando molhado. 2. Acetinado: possui uma textura suave e menos brilho, com aparência fosca, sendo menos escorregadio e resistente a riscos.
Acabamento Fosco: Ideal para ambientes como salas e quartos, pois oferece um toque mais aconchegante e esconde imperfeições. É ótimo para áreas com pouca iluminação. Acabamento Brilhante: Perfeito para cozinhas e banheiros, pois é mais fácil de limpar e resistente à umidade.
Qual é o melhor porcelanato? Entenda tudo! - Larissa Reis Arquitetura
Qual cor de piso mostra menos sujeira?
Pisos mais escuros tendem a esconder melhor a sujeira, enquanto os claros podem evidenciar manchas. Além disso, a textura do piso pode influenciar na retenção de sujeira e poeira. Assim, entender essas nuances é vital na hora de decidir qual piso aparenta menos sujeira.
Pisos. O porcelanato fosco é uma ótima opção para revestir pisos, pois sua textura suave e discreta é capaz de proporcionar um acabamento elegante e sofisticado. Além disso, sua superfície não reflete a luz, o que o torna menos escorregadio e mais seguro para áreas de circulação.
Enquanto a menor reflexão de luz é uma vantagem estética do piso acetinado, também pode resultar em um ambiente com menos brilho e luminosidade. Isso pode ser uma desvantagem para aqueles que preferem um espaço mais iluminado e vibrante.
No porcelanato acetinado também é comum encontrar um brilho leve e discreto, mas reduzido em comparação aos outros pisos de porcelanato citados acima. A principal diferença nesse tipo de acabamento em comparação aos outros é o toque suave, quase que aveludado.
A aplicação de cera é uma etapa importante para obter o brilho desejado no piso. A cera ajuda a proteger a superfície, além de criar uma camada brilhante e duradoura. Antes de aplicar a cera, certifique-se de que o piso esteja limpo e seco.
Além disso, existe a distinção entre o porcelanato polido e o brilhante, sendo que o primeiro é resultado de um processo de polimento da placa, enquanto o segundo é obtido através da aplicação de um esmalte após o acabamento do material.
O verniz é ideal para dar brilho e luminosidade ao piso. A cera também tem a função de dar mais brilho ao piso, sendo aplicada no final da limpeza. Por fim, temos o selador, que evita que substâncias gordurosas grudem no piso, deixando-o limpo por mais tempo.
As desvantagens do piso polido de porcelanato são: Superfície escorregadia; Mais facilidade de adquirir manchas; Não é indicado para áreas com maior circulação de pessoas.
Os porcelanatos acetinados encontram-se entre os revestimentos mais fáceis de serem higienizados. As peças ficam limpas com o uso de uma vassoura de fio macio e um pano úmido. Além disso, não mancham e, por esse motivo, exigem apenas alguns cuidados básicos. Todo o processo de limpeza é bem simples.
1. Bege para projetos elegantes. O piso bege é recomendado para projetos mais sofisticados e elegantes, já que combina melhor com móveis contemporâneos e de madeira. Sua cor neutra ajuda também na versatilidade, possibilitando inúmeras combinações em diferentes ambientes.
brilho — o porcelanato polido é conhecido pelo seu alto brilho, refletindo elementos do ambiente e transmitindo sofisticação ao espaço, enquanto o acetinado tem acabamento fosco, proporcionando uma estética mais leve e natural. facilidade para limpeza — ambos são muito práticos para limpar.
Além de ter um acabamento suave, que proporciona uma superfície confortável ao toque, ele é mais aderente, sendo o piso ideal para áreas molhadas, como banheiros e cozinhas. Por fim, o porcelanato acetinado é altamente resistente a riscos, manchas, impactos e umidade.
Um verdadeiro clássico da azulejaria, o acabamento brilhante também possui brilho, mas nesse caso, ao invés do polimento, o responsável é um esmalte especial adicionado na superfície nas peças.
Revestimentos polidos, com os poros mais fechados, tem cor mais acentuada do que o que tenham os poros mais abertos (todo esmalte também). É exatamente por isso que o porcelanato com manchas esbranquiçadas acontece. O efeito "quando molha desaparece" se dá por esta razão.
O porcelanato acetinado possui um acabamento com menos brilho, e por isso, tem aparência acetinada. Esse modelo é menos cansativo aos olhos, por possuir menos brilho e deixa o ambiente mais aconchegante. É o piso ideal para salas e quartos.
No entanto, o porcelanato polido tende a ser mais suscetível a riscos e manchas, devido à sua superfície lisa e brilhante. Já o porcelanato acetinado, com sua textura mais fosca, é mais resistente a marcas e arranhões visíveis.
Qual a diferença do piso acetinado para o piso brilhante?
Os porcelanatos com acabamento acetinado são produzidos por meio de um processo de escovação, resultando em peças com pouca ou nenhuma característica brilhante. Com isso, a percepção ao toque revela uma superfície macia, com textura suave e agradável, gerando uma atmosfera de conforto nos espaços.
Ou seja, esse tipo de porcelanato reflete a luz, criando uma sensação de maior amplitude no ambiente. No entanto, sua superfície pode ser escorregadia, o que o torna menos adequado para áreas molhadas.