Além de ser o local do raciocínio e da inteligência, o cérebro é o centro de controle de todo o corpo. O cérebro coordena as habilidades de mover-se, tocar, cheirar, provar, ouvir e ver.
O cérebro é responsável por produzir os pensamentos intelectuais mais complexos e também controla os movimentos do corpo. Ele é dividido em hemisférios esquerdo e direito, que são conectados por uma haste de fibras nervosas (o corpo caloso), completa o MedlinePlus.
Os dois lados de nosso cérebro têm suas peculiaridades, mas muitos realmente as confundem. O lado esquerdo é analítico, ligado ao raciocínio lógico e tem um grande potencial para resolução de problemas, já o direito, mais sensorial, ligado ao lado emocional, é o lado mais artístico e intuitivo.
O córtex pré-frontal, onde fica a maior parte dos neurônios, forma áreas de associação que integram informações novas com outras preexistentes, emocionais e cognitivas. Com a chegada de estímulos externos ou internos, os neurônios são recrutados em uma espécie de "assembleia".
O córtex pré-frontal é responsável por muitas atividades: lembrança, tomada de decisões, planejamento e cognição social [1]. Ele nos ajuda a nos colocarmos na situação de outra pessoa, ou seja, essa parte do cérebro se torna ativa quando imaginamos como outra pessoa se sente ou pensa.
SENADOR MARCOS DO VAL ENTREGA MORAES E DEPOIS DESAPARECE, DEIXA CARTA E VÍDEO SOBRE TRUMP ELON MUSK
Em qual parte do cérebro ficam os pensamentos?
Ele tem início no córtex cerebral. Fisicamente, o pensamento não é algo tangível, assim como as emoções. Mas o pensamento possui uma base física, que é a rede neural. Ela nada mais é do que um grupo de células cerebrais, os neurônios, que se comunicam, passam informação entre si por sinapses elétricas ou químicas.
Qual a parte do cérebro responsável pelo raciocínio?
É o centro de controle do cérebro. O lobo frontal intervém no planejamento, raciocínio, resolução de problemas, julgamento e controle de impulsos, além de regular os sentimentos, como a empatia, a generosidade e o comportamento.
Cérebro. As funções do cérebro são tão admiráveis quanto misteriosas, dependendo de bilhões de células nervosas e da comunicação interna entre elas. É nele que pensamentos, crenças, recordações, comportamentos e humores se formam.
Essa porção é conhecida como córtex cerebral e recebe os impulsos provenientes de vários locais para que sejam processados. Existem regiões do córtex especializadas em interpretar sensações, sons, odores, desenvolver pensamentos, guardar lembranças e controlar movimentos, por exemplo.
A consciência reside em áreas posteriores do cérebro que compartilhamos com os mamíferos em geral. Outra descoberta recente é que as áreas envolvidas na consciência —a zona quente posterior— não são as que recebem os sinais diretos dos olhos e dos demais sentidos.
São do lado esquerdo as faculdades mentais responsáveis por elaborar um raciocínio de forma clara, assim como as que ajudam a recordar uma sequência de acontecimentos.
Um estudo realizado pela Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, concluiu que as habilidades cognitivas do cérebro e as conexões neurais começam a sofrer uma queda a partir dos 25 anos de idade. A pesquisa mediu as habilidades cognitivas de 2 mil pessoas de várias faixas etárias.
Pessoas criativas e intuitivas utilizam mais o lado direito do cérebro, aquelas lógicas e analíticas usam mais o lado esquerdo. Isso, porém, não precisa ser determinante, pois você pode treinar o cérebro para se beneficiar melhor dos dois hemisférios em sua forma de pensar.
A voz na nossa cabeça é o que chamamos de pensamento interno, algo que faz parte de todos nós. É como se estivéssemos conversando com nós mesmos, refletindo ou imaginando. Já alucinações auditivas são diferentes: elas parecem reais, como se viessem de fora, e geralmente não sentimos que temos controle sobre elas.
Pensar é um ato importante, é tudo que trazemos à existência através da atividade intelectual. Por esse motivo, pode-se dizer que o pensamento é um produto da mente, que pode surgir mediante atividades racionais ou por abstrações da imaginação.
Sim, é possível sim. Isso pode ocorrer em vários estados mentais, incluindo pela indução por exemplo com meditação. Alguns benefícios incluem melhor capacidade de foco e concentração, alívio da ansiedade, etc.
Os hemisférios cerebrais são simétricos. O esquerdo controla o pensamento lógico, as habilidades comunicativas e o lado direito do corpo. Já o direito responde pelo pensamento simbólico, pela criatividade e pelo lado esquerdo do corpo.
Os pensamentos intrusivos e persistentes, especialmente quando surgem inesperadamente e causam desconforto, podem ser um sintoma de várias condições, como ansiedade, transtornos obsessivo-compulsivos (TOC) ou até mesmo dificuldades relacionadas ao estresse ou depressão.
Nos vertebrados o cérebro localiza-se na cabeça protegido pelo crânio, próximo aos aparatos sensoriais primários: visão, audição, equilíbrio, tato, paladar e olfato. Num senso estrito, cérebro é o conjunto das estruturas nervosas derivadas do prosencéfalo (diencéfalo e telencéfalo).
Depois contou que, na aldeia, ninguém se cumprimenta com beijos e abraços, mas só com uma saudação simples como xibat, olhando nos olhos, porque, como dizem os ancestrais, "o olho é a única parte do corpo que não mente".
Também é possível ver que, no geral, todas as emoções básicas ativam sensações na parte superior do corpo, onde estão os órgãos vitais. E principalmente na cabeça.
Lobo frontal: relacionado com trabalho criativo, raciocínio, personalidade, tomada de decisões, movimentação dos músculos esqueléticos, entre outras funções. Lobo temporal: atua, principalmente, na comunicação, relacionando-se com a audição e compreensão da linguagem.
A localização da consciência humana é um mistério milenar. Mas uma nova teoria científica indica onde ela está. Para o professor Johnjoe McFadden, da Universidade de Surrey, na Inglaterra, acredita que a consciência esteja na energia eletromagnética gerada pelos impulsos elétricos que ocorrem entre os neurônios.
Qual é o primeiro órgão mais importante do corpo humano?
O coração é o primeiro órgão a ser formado no período embrionário e todos os eventos seguintes na vida do organismo dependem da habilidade deste órgão de equivaler o seu rendimento com a demanda do organismo por oxigênio e nutrientes.