No entanto, os brasileiros costumam dar trabalho no duelo: o Brasil é o país que mais venceu os Estados Unidos no basquete masculino na história, com 14 vitórias. O último triunfo do Brasil sobre os EUA foi em 2023, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de basquete.
Qual país mais ganhou dos Estados Unidos no basquete?
🇧🇷 O Brasil é a seleção que mais venceu os Estados Unidos no basquete masculino na HISTÓRIA, já contando com 14 vitórias! A história da Seleção Brasileira é GIGANTE!
No total, o Brasil já venceu os EUA em 14 oportunidades, enquanto os norte-americanos levaram a melhor sobre os brasileiros em 70 jogos. Todos os jogos vencidos pelo Brasil foram contra seleções norte-americanas formadas majoritariamente por atletas que não disputavam a NBA.
Lionel Messi marcou seu 29º gol pela Argentina em Eliminatórias da Copa do Mundo, igualando o recorde de Luis Suárez. Não é surpresa para ninguém que os Estados Unidos são os maiores campeões da história da competição. Com cinco conquistas, a seleção venceu as edições de 1954, 1986, 1994, 2010 e 2014.
Qual foi a melhor seleção de basquete dos Estados Unidos?
O Dream Team original tinha nomes como Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird. A equipe conquistou o ouro sem perder nenhuma. Desde então, a expressão "Dream Team" é usada para se referir às seleções de basquete dos EUA, especialmente em competições internacionais.
A última derrota, porém, é recente. Em 2020, na fase de grupos, o Dream Team dos EUA perdeu para a França por 83 a 76. Ainda assim, os Estados Unidos se recuperaram na competição e conquistaram o ouro, com direito a revanche contra os franceses na decisão e vitória por 87 a 82.
O desafio é enorme, porque a seleção norte-americana conta com os astros da NBA, como LeBron James, Stephen Curry e Kevin Durant. No entanto, os brasileiros costumam dar trabalho no duelo: o Brasil é o país que mais venceu os Estados Unidos no basquete masculino na história, com 14 vitórias.
A Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) divulgou recentemente o mais novo ranking mundial das seleções de basquete, e os Estados Unidos mantêm sua posição dominante no topo da lista, com 838,8 pontos.
Este é o quinto ouro consecutivo dos Estados Unidos no basquete masculino dos Jogos Olímpicos. Recordista, Durant esteve em quatro. Os americanos chegam a 17 títulos em 21 edições do torneio. Já a França fica com sua quarta prata, a segunda consecutiva, após Tóquio 2020.
Contudo, um dos grandes feitos de Oscar e companhia aconteceu nos Jogos Pan-Americanos de 1987, em Indianápolis, nos Estados Unidos. O Brasil encarou os donos da casa na decisão do basquete masculino e chocou o mundo ao se sagrar campeão, com 46 pontos do Mão Santa na final.
Desde então, os americanos venceram quatro Olimpíadas- 2004, 2012, 2016 e 2021, enquanto a China foi primeira no quadro geral uma vez, em 2008, quando foi país sede.
Quem já venceu o 'Dream Team' do basquete dos EUA na história? A Argentina venceu os EUA na fase de grupos por 87 a 80. A Iugoslávia derrotou os EUA nas quartas de final por 81 a 78. A Espanha também derrotou os EUA na fase de classificação para o 5º lugar por 81 a 75.
Qual o único jogador a marcar mais de 100 pontos em uma só partida?
No dia 2 de março de 1962, na cidade de Hershey, na Pensilvânia, Wilt Chamberlain estabeleceu o recorde de pontuação em um único jogo da NBA ao somar 100 pontos na vitória do Philadelphia Warriors por 169 a 147 contra o New York Knicks.
Acho que quanto mais você fala sobre isso e quanto mais você reconhece, mais isso aumenta o senso de urgência no momento, agora”, acrescentou. Curry, de 36 anos, levou o Golden State Warriors a quatro títulos da NBA.
O Boston Celtics reassumiu a liderança da lista de times com mais títulos na história da NBA. Nesta segunda-feira (17), a franquia venceu a liga norte-americana de basquete pela 18ª vez e deixou para trás o rival Los Angeles Lakers, dono de 17 taças.
Quem é melhor no basquete masculino, França ou Alemanha?
A Alemanha mostrou suas credenciais como campeã do mundo no Grupo B do basquete masculino nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Os alemães fecharam a fase de classificação com 100% de aproveitamento, e vencendo a anfitriã França no último jogo.
Vale lembrar que Oscar é o maior cestinha da história das Olimpíadas, sendo o único jogador a ter mais de mil pontos, com exatos 1.093. Além do brasileiro, outros dois jogadores possuem o recorde. O primeiro a conseguir a marca foi o canadense Karl Tilleman nos Jogos de Seul, em 1988.
É a terceira vez que a equipe conquista o título em Pan-Americanos: a primeira vitória foi em Cali (Colômbia), em 1971, e a segunda, em Indianápolis (EUA), em 1987, com a vitória na final sobre o time da casa -um dos momentos altos da história do basquete brasileiro.
O Dream Team 1 venceu todos os adversários por mais de 100 pontos, com uma margem de vitória média de 43,75 por partida. Por outro lado, o elenco de 2024 é mais vitorioso na NBA do que o antecessor.
O Dream Team foi a seleção de basquetebol dos Estados Unidos que foi campeã da Olimpíada de Barcelona em 1992. Esse time era formado por grandes astros da NBA e foi campeão invicto sem perder nenhum tempo. Durante todo o torneio ganhou as partidas com uma diferença de, no mínimo, 32 pontos.