O desafio é enorme, porque a seleção norte-americana conta com os astros da NBA, como LeBron James, Stephen Curry e Kevin Durant. No entanto, os brasileiros costumam dar trabalho no duelo: o Brasil é o país que mais venceu os Estados Unidos no basquete masculino na história, com 14 vitórias.
No total, o Brasil já venceu os EUA em 14 oportunidades, enquanto os norte-americanos levaram a melhor sobre os brasileiros em 70 jogos. Todos os jogos vencidos pelo Brasil foram contra seleções norte-americanas formadas majoritariamente por atletas que não disputavam a NBA.
Qual foi a melhor Seleção de basquete dos Estados Unidos?
O Dream Team original tinha nomes como Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird. A equipe conquistou o ouro sem perder nenhuma. Desde então, a expressão "Dream Team" é usada para se referir às seleções de basquete dos EUA, especialmente em competições internacionais.
Lionel Messi marcou seu 29º gol pela Argentina em Eliminatórias da Copa do Mundo, igualando o recorde de Luis Suárez. Não é surpresa para ninguém que os Estados Unidos são os maiores campeões da história da competição. Com cinco conquistas, a seleção venceu as edições de 1954, 1986, 1994, 2010 e 2014.
Jogos Pan-Americanos de Basquete (1987) - Brasil x EUA
Qual país mais ganhou dos Estados Unidos no basquete?
🇧🇷 O Brasil é a seleção que mais venceu os Estados Unidos no basquete masculino na HISTÓRIA, já contando com 14 vitórias! A história da Seleção Brasileira é GIGANTE!
Paulo - Pan-Americano: Basquete vence fácil os EUA na decisão - 09/08/99. A seleção brasileira de basquete masculino ganhou ontem a medalha de ouro no Pan-Americano ao derrotar a seleção dos EUA por 95 a 78.
A última derrota, porém, é recente. Em 2020, na fase de grupos, o Dream Team dos EUA perdeu para a França por 83 a 76. Ainda assim, os Estados Unidos se recuperaram na competição e conquistaram o ouro, com direito a revanche contra os franceses na decisão e vitória por 87 a 82.
Os Estados Unidos venceram a França, por 98 a 87, na final do basquete masculino das Olimpíadas de Paris 2024 neste sábado (10). Com o favoritismo confirmado, a seleção norte-americana conquistou a 17ª medalha de ouro da sua história nos Jogos Olímpicos.
Contudo, um dos grandes feitos de Oscar e companhia aconteceu nos Jogos Pan-Americanos de 1987, em Indianápolis, nos Estados Unidos. O Brasil encarou os donos da casa na decisão do basquete masculino e chocou o mundo ao se sagrar campeão, com 46 pontos do Mão Santa na final.
Desde então, os americanos venceram quatro Olimpíadas- 2004, 2012, 2016 e 2021, enquanto a China foi primeira no quadro geral uma vez, em 2008, quando foi país sede.
Quem já venceu o 'Dream Team' do basquete dos EUA na história? A Argentina venceu os EUA na fase de grupos por 87 a 80. A Iugoslávia derrotou os EUA nas quartas de final por 81 a 78. A Espanha também derrotou os EUA na fase de classificação para o 5º lugar por 81 a 75.
Qual o único jogador a marcar mais de 100 pontos em uma só partida?
No dia 2 de março de 1962, na cidade de Hershey, na Pensilvânia, Wilt Chamberlain estabeleceu o recorde de pontuação em um único jogo da NBA ao somar 100 pontos na vitória do Philadelphia Warriors por 169 a 147 contra o New York Knicks.
O Dream Team 1 venceu todos os adversários por mais de 100 pontos, com uma margem de vitória média de 43,75 por partida. Por outro lado, o elenco de 2024 é mais vitorioso na NBA do que o antecessor.
Desde a criação, em 1992, com o lendário elenco comandado por Michael Jordan e Magic Johnson, o Dream Team perdeu apenas quatro vezes nas Olimpíadas. A última derrota, porém, é recente.
A seleção brasileira sofreu a segunda derrota no torneio de basquete masculino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Depois do revés na estreia para a França, vice-campeã olímpica, o Brasil perdeu para a Alemanha, a atual campeã mundial, por 86 a 73 em jogo do Grupo B, no Estádio Pierre Mauroy, nesta terça-feira (30).
O Pan-Americano de 1987, em Indianápolis, com o título do grupo liderado por Oscar e Marcel em cima dos EUA na final, é visto como o ponto de partida para os norte-americanos, até então representados apenas por equipes formadas por universitários, decidirem levar os "profissionais" nas principais competições ...
No retrospecto entre as seleções em jogos oficiais, os EUA estão em vantagem. Em 31 jogos, as norte-americanas somam 24 vitórias, com o Brasil com apenas três vitórias, além dos quatro empates.
A Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) divulgou recentemente o mais novo ranking mundial das seleções de basquete, e os Estados Unidos mantêm sua posição dominante no topo da lista, com 838,8 pontos.
O desafio é enorme, porque a seleção norte-americana conta com os astros da NBA, como LeBron James, Stephen Curry e Kevin Durant. No entanto, os brasileiros costumam dar trabalho no duelo: o Brasil é o país que mais venceu os Estados Unidos no basquete masculino na história, com 14 vitórias.