O município de Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, registrou a sensação térmica de 52,1 graus na terça-feira (21). A informação é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
Qual é o país que tem a temperatura mais alta do mundo?
Qual é o lugar habitado mais quente do mundo? De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, o lugar habitado com as temperaturas mais altas do mundo é o Death Valley, em português, Vale da Morte, localizado na Califórnia, Estados Unidos.
Vale da Morte, localizado na Califórnia, Estados Unidos. Nesse território, podem ser registradas temperaturas máximas de 56,7 °C, conforme medido em 10 de julho de 1913, em um local chamado Furnace Creek Ranch.
Espanha: temperatura à superfície do solo ultrapassou os 60 graus Celsius. Imagem do programa Copérnico mostra que, nalgumas áreas da Estremadura, a temperatura à superfície do solo ultrapassou 60 graus Celsius na terça-feira.
De 1922 a 2012, a maior temperatura registrada segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM) foi de 57,8 ºC, em 13 de setembro de 1922 em 'Aziziya, Líbia.
Localizado na região sudeste do Irã, na Ásia, o Deserto de Lut é considerado o lugar mais quente da Terra atualmente e já registrou temperaturas superiores aos 70 ºC.
Segundo o órgão, a estação de Guaratiba, na zona oeste, registrou sensação térmica de 60,1ºC às 10h20 de hoje. Grande parte do Brasil está em alerta vermelho para o calor.
A cidade do Rio de Janeiro registrou sensação térmica de 58,5°C na manhã desta terça-feira (14), a maior desde o início da medição por parte do Sistema Alerta Rio, em 2014. A medição foi realizada às 9h15 na Estação de Guaratiba, zona oeste da cidade.
Locais no país registraram temperaturas acima dos 45 ºC no sábado (1º. jun), último dia das eleições gerais. Pelo menos 58 pessoas morreram na Índia por causa da intensa onda de calor que atinge o país, conforme relatórios oficiais.
Qual a temperatura mais alta que o ser humano suporta?
Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos. Na verdade, o suor é o grande responsável por suportarmos altas temperaturas.
O recorde mundial de temperatura pertence ao Vale da Morte, nos Estados Unidos, onde as taxas chegaram a 56,7°C em 1913. Outras cidades conhecidas pelo calor intenso incluem: Cidade do Kuwait (Kuwait): 54°C.
O motivo da desqualificação foi, principalmente, devido à instrumentação inadequada. Agora, de acordo com o Guinness World Records, a temperatura mais alta registrada é de 56,7 °C, registrada no Death Valley, na Califórnia, em 1913.
Com temperatura média de 28.83°C, Mali ocupa o topo na lista dos países mais quentes do mundo. Localizado entre a fronteira com o deserto do Saara e a região Sahel, Mali é bastante exposto ao Sol, e possui baixos índices de chuva.
O Parque Nacional do Vale da Morte, na Califórnia, Estados Unidos, bateu o recorde de mês mais quente já registrado em julho, com uma média diária de 42,5ºC. A marca mais alta anteriormente era de 42,3ºC, alcançada em 2018.
O lugar mais frio do mundo fica na região da Antártida Oriental, também chamada de Antártida Maior, uma das duas principais regiões do continente antártico.
RIO 60 GRAUS 🥵 A cidade do Rio de Janeiro registrou o recorde de sensação térmica neste sábado, 16, quando a estação Guaratiba marcou 60,1º C às 10h20. O dado é o maior já registrado pelo sistema Alerta Rio, da prefeitura, que agrega dados dessa natureza desde 2014.
Mato Grosso: Cuiabá é a cidade mais afetada, com previsão de temperaturas de até 45ºC. A capital do estado enfrentará vários dias consecutivos de calor extremo, com máximas de 42ºC a 44ºC, o que pode provocar recordes históricos.