Na Umbanda, Iroko é conhecido como o senhor do tempo e da sabedoria, sendo reverenciado como um guardião ancestral que conecta o passado e o presente. É um Orixá muito respeitado e poderoso, que é frequentemente associado a árvores gigantes e majestosas, simbolizando sua presença imponente e protetora.
Tempo assume, em nossa Casa, o senhorio do chão em conjunto com Xangô. Na tradição Nagô, por vezes encontramos a relação de Tempo-Iroco como irmão de Xangô4. Essa relação nos serve para compreender a função conjunta assumida por essas duas Forças na guarda do chão de nossa Casa.
Iroco ou Irocô (em iorubá: Iroko) é um orixá do candomblé Queto. No Brasil, é associado à árvore conhecida como gameleira (Ficus insipida), enquanto que, na África, é associado à árvore Milicia excelsa. Corresponde ao vodum Locô no candomblé jeje e ao inquice Tempo no candomblé banto.
ORIXÁ TEMPO! | TEOLOGIA DE UMBANDA | Paulo Ludogero
Qual é a oferenda para orixá do tempo?
Ajabó ou caruru-branco
Prato à base de quiabo e mel. É uma comida de Iroko, o orixá do tempo, mas também pode ser oferecida a Xangô, Airá ou qualquer outro orixá como pedido de misericórdia.
Iroko é um dos Orixás mais antigos nas tradições religiosas de matriz africana, sendo cultuado no candomblé do Brasil pela nação Ketu. É ele quem rege o tempo, representando a ancestralidade dos que vivem no presente sob o signo dos que vieram antes.
CORES: Marrom, verde e branco que simbolizam sensatez e atraem reconhecimento. CARACTERÍSTICAS DO ORIXÁ: Por ser o senhor da Igi mímọ́ Òrìṣà (da árvore sagrada dos orixás), Ìrókò tem o poder de controlar o tempo de permanência dos seres humanos aqui no ayé (terra).
Orixá Oyá-Tempo também conhecida como Mãe Logunan, Orixá que atua na vibração divina do Trono Feminino da Fé. Faz par com Pai Oxalá. Sendo um trono Cósmico, ela atua em nossas vidas quando necessário. Guardiã da Fé e da religiosidade, ela reordena o caos religioso, realinha os desequilíbrios na Fé.
No jogo de búzios, Ìrókò comunica-se por meio do Odù Éjìlàṣẹbọrà. Quando o lado positivo desse Odù se manifesta, ele anuncia fortuna e reconhecimento social; em sua face negativa, ele alerta contra perdas e influências negativas.
Ìrókò é o Òrìsà que mora na árvore gameleria branca, dotado de grande generosidade e responsabilidade. Usa o ókó (lança) e o ìko (palha-da-costa). Seu número é o 12 (odù Èjìlá Seborà). Sua saudação é "Ìrókò iná iso èro!" (Acalme-se fogo!).
Nanã é cultuada como orixá da chuva, das águas paradas, mangue, pântano, terra molhada, lama e considerada a mãe dos orixás Omolu, Iroco, Ossaim, Oxumarê e Ewá. Nanã é chamada carinhosamente de "Avó", por ser usualmente imaginada como uma anciã.
Na Umbanda, Iroko é conhecido como o senhor do tempo e da sabedoria, sendo reverenciado como um guardião ancestral que conecta o passado e o presente. É um Orixá muito respeitado e poderoso, que é frequentemente associado a árvores gigantes e majestosas, simbolizando sua presença imponente e protetora.
Ìrókò mora em uma árvore com o mesmo nome. Esta árvore faz a ligação do Òrun (céu) com o Àiyé(terra) e controla o Ẹ̀mí ìgbà (tempo de vida dos seres humanos). Carrega o òkò nlá (grande lança).
Ao contrário da maioria dos orixás, este não costuma “baixar” nas festas de santo. É reverenciado por meio de oferendas à árvore que o representa. Os animais a ele consagrados são a tartaruga e o papagaio. Iroko é um Orixá pouco cultuado tanto no Brasil como em Portugal, e os seus filhos também são muito raros.
Eparrei Oyá” é uma saudação à Iansã, orixá dos raios e dos ventos. A expressão é composta por “epá”, que é uma saudação similar a “salve”, e “hey”, que denota surpresa.