Dentre os Caboclos que Oxossi governa estão: Caboclo Cobra Coral, Caboclo Treme Terra e Cabocla Jurema ( Imagem acima ). Sua Saudação no Candomblé é "Oke Aro!" e na Umbanda "Okê Oxossi!".
A Cabocla Jurema se forma da irradiação positiva de Oxóssi, guardião da irradiação do conhecimento e da paralela, negativa, de Iemanjá, guardiã da irradiação da geração. Nessas irradiações temos Orixás guardiões passivos e ativos que atuam no lado positivo e negativo das energias irradiadas.
Cabocla Jurema é uma falange espiritual cultuada em religiões de matriz africana, como umbanda e o candomblé de caboclo — em sincretismo com rituais de ramificações religiosas, como o animismo dos povos indígenas do Brasil, sobretudo no catimbó, onde estão ramificados os rituais de pajelança e no toré.
Jurema se apaixonou por um caboclo chamado Huascar, de uma tribo inimiga chamada Filhos do Sol, que fora preso numa batalha. Os dias se passaram e o amor aumentava, pois o pior de amar não é amar sozinho e sim amar sem retorno, pois exige do amado, uma ação em prol do amor.
A jurema é uma bebida artesanal feita a partir do vinho moscatel, no qual se adicionam mel de abelha, cravo, canela, e a entrecasca da jurema-branca (Mimosa hostilis Benth), espécie botânica nativa. Esta bebida é servida em cuia ou meia-cabaça, com toda a cerimônia necessária para marcar o sentido religioso do caboclo.
O Catimbó-Jurema é um culto híbrido, nascido dos contatos ocorridos entre as espiritualidades indígena, européia e africana, contatos esses que se deram em solo brasileiro, a partir do século XVI, com o advento da colonização.
A Cabocla Jurema é enfatizada em suas atividades de caçadora, de grande importância no desenvolvimento mediúnico, no próprio desenrolar das sessões auxiliando no processo de incorporação, na etapa do descarrego direcionando os espíritos inferiores ou sofredores e exímia conhecedora do poder das ervas.
29 de maio. 🍃 Salve a Cabocla Jurema! 🏹 De acordo com uma história indígena, a Cabocla Jurema, quando humana, foi abandonada por sua mãe, aos pés de uma árvore denominada jurema, quando tinha apenas sete meses de vida, mas foi resgatada pelo Caboclo Tupinambá, por quem foi criada.
"Salve Cabocla Jurema, Rainha das Matas, Filha de Tupinambá. Venho a vós com muita fé e devoção, antes de tudo para lhe agradecer a todas as bênçãos que tenho em minha vida e a sua sempre evidente presença e proteção, mas hoje, minha companheira, preciso de sua força e de sua bravura para algo especial e urgente.
Ogum Rompe-Mato⚔️🛡️ Ogum Rompe-Mato é o líder dos guardiões dentro das matas e Caboclos de Ogum. É um protetor das matas e florestas. O nome Rompe-Mato é bem conhecido dentro da Umbanda, praticamente acompanha-a desde seu surgimento. Inclusive faz aparições em outros cultos como a Jurema e o Catimbó.
Exu e Pomba-gira são entidades que trabalham na abertura do culto à Jurema, justamente por serem responsáveis por abrir o campo enérgico para bons fluídos durante toda a gira.
Além de ser uma grande líder entre os caboclos, Jurema também se manifesta em diversas casas espirituais como uma guia de cura, trazendo a força das ervas e dos encantos da floresta para aqueles que necessitam. Seu trabalho é de equilíbrio, justiça e abertura de caminhos. Saravá! Salve a Jurema Sagrada!
A Cabocla Jurema é considerada a rainha das matas e é muito conhecida por sua beleza. É filha mais velha do caboclo Tupinambá e irmã de Jupira e Jandira. Assim como a Cabocla Jurema, suas irmãs também possuíam poderes por serem entidades de luz, o que as tornavam muito respeitadas e bem vistas entre todos.
Alcança-se em imagens, mas em realidade não se captura. Está além da imaginação: Ela vem de longe, de longe sem imaginar. No capacete três penas, no braço uma cobra coral. Ela é Jurema, cabocla primeira, rainha do meu jacutá.
NOMES DE CABOCLOS DE PENAS: Caboclo Pena-Branca, Caboclo Tupinambá, Cabocla Jurema, Caboclo 7 Flexas, Caboclo Juremeiro, Cabocla Jandira, etc. DATA FESTIVA: 20 de janeiro ou dia de obrigações do médium ou o dia em da confirmação do ponto riscado. BEBIDAS: vinho moscatel, vinho rascante ou seco, água-de-coco, etc…
Em meio a sua estadia, Martim descobre que Iracema detém o segredo de jurema (uma fruta com a qual se faziam rituais muito sagrados), e que por isso ela deveria manter sua virgindade. Porém, ele passa a se apaixonar cada vez mais pela índia.
Jurema é um nome que abrange um extenso campo semântico. Como planta ou bebida de uso tradicional entre grupos indígenas e religiões situadas no Nordeste do Brasil também representa uma diversidade muito significativa em sua composição ou nas formas de preparo.
Composição: Boldo, camomila, cidreira, colônia, erva-doce, jasmim, sálvia. Peso de cada produto: 25g; Banho na Força da Jurema - Conheça o poder dessa poderosa combinação de ervas ancestrais que irão proporcionar uma experiência de purificação, renovação e abertura de caminhos.
Na Umbanda, na grande maioria dos terreiros, a Cabocla Jurema é invocada em rituais para cura e proteção. Muitos umbandistas entendem que ela tem poder para curar doenças físicas e emocionais, bem como proteger as pessoas de violência e mal.