Banana: faz o espírito se sentir amigável. Em cachos, é indicada para ser compartilhada em grupos maiores, reunião de amigos, confraternização. De sabor muito sutil, consolida laços de respeito e confiança.
Exu: é um Orixá que aceita tudo que a boca come, inclusive as frutas, mas ele tem predileção pelo caju, maçã e até pela cana de açúcar, que apesar de não ser uma fruta, ela é usada no culto a Exu, no intuito de amenizar situações adversas.
No seu altar ou local onde costuma fazer orações, acender velas, ofereça para Oxóssi uma vela verde, um copo de cerveja e algumas frutas, como bananas, mamão, uva verde ou maçã.
Na Umbanda, hoje é considerado o Dia de Omulu, conhecido também como Obaluayê, ou seja, São Lázaro, santo protetor dos signos de Virgem e Capricórnio! Para celebrar, trago a vocês uma simpatia para ajudar na cura das pessoas: leve até a porta de um cemitério, local onde Omulu. trabalha, uma fruta do conde.
Alguns dos alimentos ofertados são frutas como maçã, pêra, melão e melancia. Além de manjar, peixe no milho branco, mungunzá, arroz branco, canjica, calda de pêssego ou ameixa. Elas são consideradas funfun, que em iorubá seria "comidas brancas".
Cores: Azulão (ou lilás). Sincretismo: Sant'Ana (avó de Jesus). Comemoração: dia 26 de julho. Comidas para oferenda: Pirão de peixe, paçoca de amendoim, sarapatel, frutas, aberum (milho torrado e pilado), feijão preto com purê de batata doce e mungunzá (canjica).
A banana é uma fruta que traz diversos benefícios para a saúde, como fornecer energia para o corpo, reduzir a pressão arterial, evitar cãibras musculares e favorecer o aumento da serotonina, combatendo a depressão e melhorando o humor.
“A banana é muito rica em carboidrato e principalmente a frutose, que é uma excelente fonte de energia para o músculo esquelético durante a prática de exercícios físicos”.
Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).
Esse tipo de oferenda é feito para pedir algo na vida como prosperidade ✨, dinheiro 💰 , amor 🧡 , proteção 📿, saúde 🍀, bênçãos ou como agradecimento 🙏🏻 por algo desejado ter se realizado. 🥑🍌🍏🍑 As frutas usadas para agradar a Oxum são: abacate, banana, graviola, laranja-lima, maçã verde, melão, pera, pêssego e uva.
É o orixá da caça; foi um caçador de elefantes, animal associado à realeza e aos antepassados. Na culinária, os elementos de Oxóssi são frutas, legumes e carnes, podendo estar presentes em sobremesas naturais e pratos que levem carne como ingrediente principal.
Suas oferendas são, 3 espigas de milho cozidas, abacaxi, laranja, maracujá, melão, mamão. Velas verdes, cerveja Preta ou branca, flores do campo, tudo depositado em bosques e matas, pode ser feito em casa ou no terreiro.
Sua quizila geral é a mentira. Obá representa o lado esquerdo preeminente feminino, ligada as Iyamís, ostenta seu poder apontando com a mão esquerda em riste na direção de sua orelha esquerda e com a mão direita empunha como num coice sua espada, dança esplêndidamente.
Cada orixá tem suas preferências e repulsas _desobedecê-las significa tornar-se suscetível a sanções. Um filho-de-santo deve seguir as prescrições da dieta de seu orixá. Um filho de Oxalá, pai de todos os orixás, não come azeite-de-dendê. O de Exu, malicioso e ambíguo, detesta óleo-de-coco.
A senhora das águas e da vida se alegra com velas brancas, azuis ou rosas, champagne, calda de ameixa ou pêssego, manjar, arroz-doce, melão e rosas brancas, sempre colocados à beira-mar.