“Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem”. – A Primeira Palavra (Perdão) “Chegados que foram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, como também os ladrões, um à direita e outro à esquerda. E Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem”.
Pai Bondoso, ensina-me a amar, aceitar, viver e abraçar minha cruz com paciência, alegria e perseverança, imitando o exemplo de Teu filho muito amado. Jesus, Filho de Deus Vivo, eu Te entrego meus cinco sentidos e Te peço que venhas viver em mim e restaures Tua imagem Divina dentro de mim.
Antes de partir Ele fez a oração derradeira Àquele que tudo pode, e essa oração foi por nós. Deixando todo o resto de lado Ele implorou: “Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus (Jo 17,9).
Qual é a oração ao nosso senhor Jesus Cristo crucificado?
"Deus, todo poderoso, que sofreste a morte sobre a madeira sagrada, por todos os nossos pecados, sede comigo Santa Cruz de Jesus Cristo, compadecei-vos de nós, Santa Cruz de Jesus Cristo, compadecei-vos de mim, Santa Cruz de Jesus Cristo, sede a minha esperança.
Uma das mais importantes orações da Tradição Oriental é a “Oração de Jesus”. Não é longa ou complicada, mas simplesmente: “Senhor, Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador”. Alguns a tornam ainda mais curta: “Senhor, Jesus Cristo, tem piedade de mim.”
Também conhecida como Oratio Dominica ou Oração do Senhor, a Pai Nosso é uma oração de fé que uniu o mundo. A Oração do Senhor é a única oração que Jesus ensinou a seus discípulos (Mt 6:9-13; Lc 11:2-4).
Jesus, mesmo sendo perseguido, orou por Seus perseguidores. Ao lado da disposição de Jesus em perdoar aqueles que O crucificaram, está o fato de que eles não sabiam o que estavam fazendo (Lucas 23:34). Os pecadores que O levaram à cruz não compreendiam plenamente a gravidade de suas ações.
De fato, a única oração que Jesus ensinou para nós foi o Pai Nosso e é esta oração que deverá produzir um profundo relacionamento nosso com Deus e com os irmãos”. O Evangelho é de São Mateus: “Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 'Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos.
Procure o Evangelho de São João, capítulo 17. Ele descreve a oração mais longa que Jesus fez, pedindo a Deus Pai por seus discípulos, por você e por mim. E isso porque suas palavras transcendem o tempo, chegando até nós.
Ó Deus, Vós que Vos dignastes derramar sobre o bem-aventurado confessor, o Patriarca, o espírito de todos os justos, concedei a nós, Vossos servos e servas, a graça de nos revestirmos desse mesmo espírito, para que possamos, com o Vosso auxílio, fielmente cumprir o que temos prometido. Por Jesus Cristo nosso Senhor.
Santa Cruz de Jesus Cristo, livrai-me dos incidentes corporais e temporais. Santa Cruz de Jesus Cristo, eu vos adoro para sempre. Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei com que os espíritos malignos e invisíveis se afastem de mim, conduzindo-me Jesus à vida eterna. Amém.
IHU On-Line - Diante da morte de Jesus, os evangelhos de Mateus (Mt, 27, 46) e Marcos (Mc, 15, 34) apontam a frase “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?”. Já em Lucas (Lc, 23, 46), o grito de Jesus antes da morte é: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”.
Minha oração é que todos eles sejam um, como nós somos um, como tu estás em mim, Pai, e eu estou em ti. Que eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. “Eu dei a eles a glória que tu me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu estou neles e tu estás em mim.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
Faça-se a Tua vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. E perdoa-nos nossas dívidas assim como temos perdoado aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois Teu é o reino, o poder e a glória para sempre.
Pai Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, vem a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos deixei cair em tentação mas livrai-nos do mal. Amém.
Ele começou dizendo: “Pai nosso, que estás no céu…” Jesus louvou o Pai Celestial e pediu-Lhe ajuda. No final da oração, disse “amém”. Depois, Jesus disse a Seus discípulos que orassem ao Pai em Seu nome.
Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus pai, Vós que tirais os pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.
venha a nós o Teu reino; Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dai hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal.
Ele orava assim: — Pai, meu Pai, tu podes fazer todas as coisas! Afasta de mim este cálice de sofrimento. Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres.